Em tempos onde tudo acontece o tempo todo e estamos cercados de informações, nossa atenção é bem disputada e nossa compreensão pode ter um pavio curto. É como se fôssemos metralhados a todo instante com conteúdos, notícias, ligações, mensagens, novidades e inúmeras trocas. Afinal, tudo é tão imediato – e porquê seria diferente com as nossas reações?!
Esses temas e algumas situações pessoais da minha vida fizeram com que eu parasse para refletir e me fizesse a seguinte pergunta: será que não podemos acolher mais? E se fizéssemos isso através da comunicação? Foi aí que surgiu um tema que hoje estudo muito, a Comunicação Acolhedora.
A Comunicação Acolhedora
A comunicação acolhedora entra em jogo quando paramos para analisar os cenários e seus porquês, antes de julgar. Precisamos racionalizar os motivos de estarmos sentindo o que estamos sentindo e manter a calma. Sei que falar é mais fácil do que fazer, mas o importante é continuar tentando colocar em prática todos os dias.
A Comunicação Acolhedora não é sobre o modo de falar, e sim uma maneira de se relacionar, conviver, fazer parte de algo maior que a sua opinião.
Eu acolho quando:
- Não reajo julgando
- Não reajo com grosseira
- Não ajo por impulso
- Desculpo
- Mudo de opinião ao aprender algo
- Ensino, compartilho
- Pratico a diversidade
- Sou vulnerável
- Sou quem eu sou e não o que faço
- Sou transparente em qualquer situação
- Estendo a mão em horas difíceis
- Compreendo a dor que não é minha
Comunicação Acolhedora é uma forma de se comunicar sempre recebendo ou sendo bem recebido. É sobre conversas verdadeiras.
Logo, precisamos nos comunicar de uma forma mais acolhedora, ou vamos seguir acelerando essa onda de stress. Vale parar, pensar e aí sim, agir! O impulso é o inimigo da coerência.
Sigo trabalhando para que o mundo seja um lugar mais acolhedor e tentando reagir de forma diferente.
LEIA MAIS:
A importância da Comunicação Assíncrona em tempos híbridos
10 habilidades fundamentais para alavancar sua carreira
A responsabilidade das marcas sobre os problemas da indústria de comunicação