Você já deve ter ouvido falar sobre comunidades digitais e provavelmente participa de alguma com a qual se identifica e acompanha ativamente. Mas, você realmente entende o que é uma comunidade? Começando pelo básico: uma comunidade nada mais é do que diversas pessoas que pertencem a um mesmo grupo e compartilham desejos e ideias em comum.
Hoje, vamos apresentar as comunidades de marca: que é quando um grupo gira em torno de interesses compartilhados em uma empresa ou produto com os seus compradores.
É através de comunidades engajadas que as marcas possuem a real oportunidade de ouvir e interagir com os seus consumidores. Além de maior envolvimento e melhor retenção de clientes, essa iniciativa aumenta a credibilidade da marca, o que facilita a venda e aumenta sua exposição.
Separamos alguns exemplos incríveis e inspiradores de comunidades de marcas on-line que você precisa conhecer!
Nubank

A Comunidade do Nubank é um espaço onde as pessoas conversam, tiram dúvidas, oferecem sugestões e críticas sobre o banco. São várias categorias disponíveis (conta pj, cartão de crédito, etc) e com gestores de comunidade que acompanham as discussões.
Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, essa comunidade oferece bons dados de mercado para a marca e promove a cocriação. Em 2021, a Nubank estava no top 1 das marcas mais queridas pelo Brasil.
Sallve

Marca digital de beleza, a Sallve cria produtos e conteúdos para a pele. No site são realizadas as colabs, que são pesquisas e conversas com consumidores antes de produzir algum produto.
A marca também possui uma rede de influenciadores diversos para co-criar através de feedbacks e sugestões. O principal ponto de contato com a audiência é através do Instagram, e no site estão disponíveis várias formas de relacionamento.
Dobra

“Queria ver uma estampa de ______ na Dobra”. se identificou com essa frase? Pois é, a Dobra conta com uma comunidade incrível onde você pode dar suas sugestões de estampas ou fazer pedidos de estampas já existentes em outros formatos.
Mas, mais do que isso, a Comunidade dos Fãs de Carteirinha da Dobra é espaço pra galera trocar ideia e ajudar a construir a Dobra, desde criação de novos produtos e sugestão de estampas, até aleatoriedades e jogos.
Operação Real Time Rock in Rio

O Rock in Rio 2022 foi um sucesso tanto nas atrações dentro do Parque Olímpico quanto nas redes sociais. É muito disso se deu por conta do trabalho liderado pela Artplan Now, o braço da Artplan focado em gerar conversas em real time, com monitoramento de dados, gerando conteúdo em diversos formatos.
O projeto foi criado após a edição de 2017 do festival e, neste ano, foi a responsável por manter o assunto quente durante os 6 dias de festival, engajando toda a comunidade do evento.
Yahoo Respostas
Encerrado no dia 4 de maio de 2021, o Yahoo Respostas foi uma comunidade de compartilhamento de conhecimento por 16 anos. A plataforma esteve em seu auge nos anos 2000 e se popularizou principalmente pelas perguntas aleatórias e engraçadas, apesar de também oferecer muitas informações úteis e respostas de provas (pensa que eu não sei? rs)
O serviço foi descontinuado devido à baixa popularidade (já que os hábitos e comportamentos das pessoas mudaram) e o Yahoo afirmou que ia concentrar os recursos da comunidade para produtos que atendam melhor os usuários.
Chegou até aqui? Então deixa eu te contar uma coisa:
O nosso evento ALÔ COMUNIDADE está chegando!
Vem aprender tudo sobre comunidades digitais o dia todo com quem entende:
Vivian Borges – Especialista em Influência na Sallve
Augusto Massena – Co-fundador da Dobra
Luiz Telles – Diretor do time responsável pelo trabalho de cobertura real time do Rock in Rio
Kleber Nunes – Community Analyst do Nubank
Gustavo Braitt – Coordenador de Conteúdo e Engajamento Sr na Remix
Líderes de Comunidade do Clube Share: Guilherme Alf, Ana Brum, Amanda Takassiki, Gabriela Barbosa e Gabriel Bontempo.