Quantas vezes você confundiu inspiração com cópia?
Inspiração é quando, por exemplo, você gosta de um estilo e adapta aquilo a você.
Cópia, é desconsiderar de onde você veio, como você se relaciona, suas preferências, os lugares que você frequenta e etc. apenas reproduzindo fielmente aquele estilo.
Se você costuma fazer isso eu tenho uma notícia: o que ficava tão bem no outro, não vai ficar tão bem em você porque você deixou de lado todas essas variáveis.
E no mundo dos negócios também é assim.
As variáveis para se observar são diferentes, mas copiar, não vai fazer você se destacar.
Afinal, com o mercado cada vez mais competitivo e complexo, e as empresas precisam adotar estratégias eficientes para sair do comum.
Mas, muitas vezes, elas acabam caindo na tentação de copiar aquilo que já é sucesso em outros lugares sem levar em consideração o contexto em que elas foram desenvolvidas.
Sendo que este é o ponto fundamental.
Porque o contexto é responsável por:
- Influenciar as motivações das pessoas;
- A jornada de compra dos clientes;
- As dificuldades enfrentadas pelos consumidores;
- Entre outros fatores.
É por isso que as empresas devem analisar cuidadosamente todo o cenário no qual estão inseridas antes de definirem suas estratégias.
Crtl+c e Ctrl+v não vão funcionar
Ao copiar estratégias de outras empresas, sem levar em consideração o contexto em que foram desenvolvidas, você corre o risco de fracassar.
Porque cada empresa possui as suas particularidades e o que funciona em um determinado ambiente, podem não funcionar em outro.
Com isso em mente, saiba que para definir uma boa estratégia, o primeiro passo é observar e entender bem tudo aquilo que cerca uma marca.
Você precisa considerar diversos fatores, como o ciclo de vendas, as motivações dos clientes, a origem dos consumidores, e muito mais.
Porque, de novo, cada empresa possui uma realidade diferente e o que para uma pode ser muito importante, para outras pode não ter significado nenhum.
Isso não quer dizer que você deve deixar as referências de lado!
É claro que é possível beber de fontes e usar referências. elas são importantíssimas no processo de criação de estratégias.
Mas é fundamental que as empresas façam muitas perguntas para entender o cenário no qual estão inseridas e definir o que funciona em cada situação.
Recentemente, por exemplo, planejamos dois festivais semelhantes, mas a estratégia utilizada em um deles, não pode simplesmente ser copiada e colada para o outro evento.
Mesmo que ambos sejam eventos grandes e consolidados, as particularidades de cada um exigem abordagens diferentes.
Saiba que até mesmo as características do local onde o evento será realizado podem influenciar na forma como ele é planejado e executado.
As metodologias e as melhores práticas são apenas meios para atingir um objetivo
Elas podem ser adaptadas e aplicadas em diferentes situações, mas sempre levando em consideração as particularidades do contexto em que serão utilizadas.
No fim do dia, o sucesso de um projeto depende não apenas das técnicas e metodologias utilizadas, mas também do entendimento de onde em que ele será executado.
Por isso, é importante dedicar tempo e recursos para entender o seu cenário primeiro, e depois adaptar as melhores práticas de acordo com as particularidades da situação.
LEIA MAIS:
Relacionamento tem a ver com se relacionar. Por que a gente esquece disso?
Conectar, inovar e transformar. Por que promover eventos é mais que só fazer eventos?