O seu texto pode ter um grande poder para ajudar o seu público a tomar uma decisão, mas antes de falarmos sobre as técnicas de produção de copy, é importante que você entenda o que é Copywriting e qual é o objetivo deste tipo de texto.
O que é Copywriting?
Copywriting é a estratégia de conteúdo focada no texto, utilizada para convencer e envolver o leitor. Isso significa que ao realizar o seu trabalho como copywriter, você deve produzir os seus textos pensando na estratégia e principalmente nos objetivos do seu texto. Para te ajudar, selecionamos as principais técnicas para copy, assim você já pode aplicar na sua rotina e buscar melhores resultados através dos seus textos!
“Então o copy é a redação publicitária?”
De uma forma mais resumida, o copy possui mais estratégias de atração, com uma forte chamada para uma ação, através de um CTA. Já a redação publicitária pode ser mais suave quando o quesito é a venda em si.
A escrita publicitária possui tanto valor quanto o copywriting, ambos são complementares mas possuem objetivos diferentes.

Técnicas para a copy perfeita!
- Entenda o objetivo do copy
Ali em cima já falamos que o foco principal do copy é a chamada para uma ação, o CTA é um dos pontos mais importantes do seu texto. É a partir dessa técnica que você garante que o seu leitor tomará alguma decisão ao ler o seu texto.
O Copywriter tem como missão educar e direcionar a sua persona para o produto ou serviço. Além disso, o profissional aproveita todas as oportunidades para mostrar como o produto ou o serviço é útil para a pessoa e o que ela deve fazer no momento: clicar, baixar, ler o material, e por aí vai.
- Conheça o seu público
Como falamos ali em cima, a função do copy é dar o direcionamento para o público. Sendo assim, a melhor maneira de produzir um copy estratégico é conhecendo o seu público. Se você ainda tem dúvidas sobre isso, a definição de uma persona pode ser o caminho ideal para começar o trabalho.
Quando você tiver uma persona bem definida, você saberá quais são os comportamentos mais comuns do seu público. Essas informações vão te ajudar a criar uma copy que faça sentido para o seu público.
- Dê mais importância para os seus títulos
O seu título pode ser o texto mais curtinho que você vai escrever hoje, mas pense bem, é o primeiro passo para uma pessoa decidir se vai dar atenção para o seu conteúdo ou não. Lembre-se também de que o título é um dos elementos principais para as ferramentas de busca.
Existem diversos tipos de títulos que você pode explorar:
- Apresentação do tema
- Números relevantes
- Uma pergunta sobre o tema
- Uma provocação para o seu público
Anota aí: o seu título precisa ser bem direto, entregar o que a pessoa realmente vai encontrar no seu conteúdo e se possível, ter em média 55 caracteres.
Um exercício bem legal para você aprimorar os seus títulos: escreva títulos diferentes para o mesmo conteúdo. A sua primeira ideia provavelmente não será a melhor!
- Não se esqueça dos verbos de ação!
Toda vez que você estiver produzindo um copy, lembre-se que o seu objetivo principal é direcionar o seu leitor para uma ação. Qual é essa ação? Como você pode sugerir que o seu leitor está perdendo uma oportunidade imperdível se ele não seguir a sua orientação?
Para que isso aconteça de uma forma simples e prática, você pode apostar nos verbos no imperativo. Eles podem ser aplicados no título e também no CTA.
Confira no exemplo abaixo:
- Título: Confira as técnicas para uma copy perfeita!
- CTA: Agora que você aprendeu a criar uma copy perfeita, baixe o nosso material gratuito!
- Conheça as objeções e antecipe-as
Um dos outros objetivos de um copy é a quebra de objeções. As objeções são as dúvidas ou problemas que o seu público possui e vê em relação ao seu produto ou serviço.
As objeções podem ser analisadas no momento da criação da sua persona e também junto ao seu atendimento ao cliente.
- O que as pessoas questionam sobre o seu produto?
- As pessoas não compram o seu produto, com qual argumento?
Essas objeções podem e devem ser respondidas no seu copy, de maneira estratégica. Assim você já antecipa uma resposta para um questionamento, sem dar tempo para a pessoa pensar sobre uma objeção enquanto lê o seu conteúdo.
- Copy precisa de persuasão!
A persuasão deve ser a alma do seu texto. Uma boa estratégia de copywriting possui elementos que trabalham a persuasão do público e ajudam no convencimento.
Como fazer isso? Anote as dicas abaixo!
- Reciprocidade: se você deseja que o seu público faça algo por você, entregue algo para ele;
- Autoridade: as pessoas possuem o hábito de respeitar e dar mais atenção para quem elas veem como “superiores”, mostre a sua autoridade no seu segmento para ter mais atenção;
- Prova social: nós somos influenciados e convencidos quando recebemos indicações e depoimentos de outros clientes. Busque estes depoimentos e avaliações do seu produto e serviço;
- Escassez: utilize gatilhos para que o seu público sinta que poderá perder algo de muito valor. Aumente o desejo das pessoas pelo seu serviço.
“Nossa, mas é muita coisa!!”
Sim, são vários detalhes importantes e que farão a diferença na hora de produzir a sua copy. Você pode fazer uma listinha e deixar próxima do seu computador e fazer o famoso checklist a cada copy, para ver se levou em consideração todas as dicas acima.
Sabe o que também pode te ajudar? O curso Copy, disponível no Clube Share! São 6h de conteúdo para você aprender a criar textos vendedores e envolventes para a sua audiência.

NÃO GOSTOU DO CONTEÚDO?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do clássico Feijão com Arroz!
Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Acesse e confira as edições anteriores: bit.ly/comerfeijao