Criar conteúdo para o digital já não é mais uma opção. O mundo já está na internet e se você decidir ficar de fora, ficará por completo, independentemente da sua área de atuação! A questão toda é este momento de adaptação, quem ainda não migrou para o digital, acaba se perdendo com o surgimento de um aplicativo diferente por dia, ferramentas, atalhos inovadores, ideias revolucionárias, e nós precisamos acompanhar este ritmo frenético, quase que obrigatoriamente! Por uma questão talvez de falta de tempo, falta de informação/entendimento, a produção de conteúdo para o digital sofre cada vez mais. O que vemos com muita frequência é uma cópia do impresso que nos é transpassado em sites e blogues.
“Ah, mas pelo menos eu estou fazendo!”
Sim, você está e está fazendo errado, que tal planejar e começar a acertar?
Você já parou para observar pessoas na internet? Os usuários buscam proximidade, pode parecer absurdo mas uma rede que utilizamos para interagir com pessoas à distância nos trouxe uma necessidade muito grande por proximidade, por uma comunicação que nos proporcionasse uma aproximação e um relacionamento de confiança com as marcas e empresas que sempre estiveram distante, nos comerciais. A internet nos nos trouxesse um sentimento de representatividade.
Não adianta querer levar para o digital, o mesmo conteúdo que você leva para o real. São momentos diferentes, são “pessoas diferentes”. Você pode colocar uma receita de bolo no jornal impresso e uma receita de bolo no seu site, o conteúdo será diferente, acredite! Esta sem dúvidas é a maior barreira de quem trabalha com digital, ou deseja começar. Ver a diferença entre estes dois mundos, é um desafio diário.
Agora que você já se convenceu (eu espero) de que estes conteúdos não podem ser os mesmos, comece a observar o que as pessoas gostam, o que elas dizem, o que elas pesquisam na internet. Veja que são comportamentos diferentes, a internet nos molda de uma forma que jamais agiríamos no dia a dia. Pessoas compartilham suas rotinas com outros usuários que nunca viram na vida, vídeos de 10 segundos recebem 6 bilhões de visualizações diárias e você ainda não se adaptou para este universo incrível.
Calma, respira! Sempre é tempo de começar, mas comece sempre pelo planejamento. Observe o mundo ao seu redor por alguns dias e esqueça o formato de trabalho que você utilizou há 5, 10, 13 anos atrás. Tudo aquilo já passou e você precisa evoluir (isto não significa ignorar os seus ensinamentos passados), mas sim, aceitar que as coisas evoluem e você precisa se adaptar para as novas ideias que chegam a cada dia.
Eu te desafio a começar a visualizar o digital como um universo novo, diferente e que deve ser explorado. Ele te apresentará diversas ideias criativas, estratégias que você não tinha imaginado e muito relacionamento com quem mais interessa: o seu público!
Dê o primeiro passo, comece a observar os sites, o posicionamento, a linguagem dos seus concorrentes, veja como as grandes empresas se posicionam em um ambiente aparentemente jovem e tenha uma surpresa: o digital comporta desde os jovens até as vovós em busca de conteúdo de qualidade. Por isto, não há quem possa ficar de fora, adapte-se!




