“O que ele faz? Por onde começar? Eu devo usar?”
Primeiramente, calma. Vamos por partes. O Google Analytics não é uma ferramenta nova, nada disso. A ferramenta é disponibilizada pelo Google, de forma gratuita. O Google Analytics tem como simples objetivo: te ajudar a analisar e entender o comportamento das pessoas no seu site.
O GA funciona a partir da instalação dele em um site, só assim ele poderá ter acesso aos números e dados importantes pra gente. Então, você já sabe que o primeiro passo é: instalar o Google Analytics no seu site.
“Ah, mas o meu site já dá trabalho. Por que eu devo arrumar mais uma ferramenta pra monitorar?”
Primeiro você deve entender que o GA foi criado para te ajudar e facilitar a vida de quem tem um site. Através dele, vamos poder criar melhorias e até estratégias, de acordo com o comportamento das pessoas. Lembre-se que a tomada de decisão dos usuários, está diretamente ligada às suas ações de marketing. Por isso, se o seu site não vai bem, a sua estratégia de marketing, também não vai.
O Google Analytics não é a única ferramenta que faz esse tipo de análise, mas como ele é gratuito e bem amigável, é válido você levá-lo em consideração e como uma opção 🙂
Onde posso começar a usar?
O GA exige que você crie uma conta, claro. Lembre-se que dados super importantes do seu site estarão disponíveis nessa ferramenta, então é algo que merece ter segurança e cuidados no acesso.
Cada usuário Google, pode gerenciar até 100 contas de Google Analytics, o que facilita bastante se você é um freelancer, por exemplo 🙂
Quais métricas você pode analisar dentro do Google Analytics?
Vou listar aqui as métricas que você pode ver e analisar dentro da ferramenta. Veja como são dados valiosos e que contribuem com o seu trabalho e a sua estratégia. Dá uma olhada:
- Número de usuários
- Número de sessões
- Visualizações da página
- Página por sessão
- O tempo médio
- A taxa de rejeição
- Transações
- Receita
- Conclusões de meta
- Taxa de conversão
Muita coisa, né? Vale lembrar também, que muitos recursos do GA, dependem de como a ferramenta calcula as sessões.
Como acontece o processo da ferramenta?
- O usuário entra no site e visualiza uma página
- O código JavaScript é executado
- O rastreamento envia as informações para o servidor do Google Analytics
- Os dados são capturados e processados
- Estes mesmos dados são transformados nas informações do relatório do GA.
Além disso, o GA também apresenta algumas dimensões, como por exemplo: idioma, país, cidade, navegador, origem, entre outras informações.
Então, você pode ter determinada dimensão (Cidade: Porto Alegre), com determinada métrica (7.000 sessões), por exemplo.
Sessão X Hits X Visitantes
Vamos entender a diferença entre esses três termos? Eles podem ser facilmente confundidos.
- Sessão: uma sessão pode ser traduzida como um conjunto de hits (calma, você já vai entender).
- Hits: toda ação de um usuário dentro do site, começa com um hit. Se um visitante, entra no seu site e aquela página possui o código de acompanhamento instalado, um novo hit será recebido pelo seu Google Analytics. (Parece bem complexo, mas na prática dá pra entender melhor).
- Visitantes: agora sim, a definição mais simples. Todo e qualquer usuário que acessa o seu site. Um visitante pode acessar seu site diversas vezes, por isso é legal ficar de olho na diferença entre cada um desses três termos.
E os KPI’s?
KPI’s são as métricas que você vai acompanhar. Até porque, você certamente não tem motivos para acompanhar TODAS as métricas disponíveis. O KPI é de forma resumida, você escolher qual é o seu objetivo com o site e em cima disso, analisar se ele está sendo alcançado.
Para te ajudar nesse sentido, é legal você ter um plano de métricas 😉
“Ah, mas o meu objetivo é vender mais!”
Veja bem, o objetivo de todas as empresas é este, não? Conseguir clientes, vender, aumentar as vendas de determinado produto, enfim. Definir o objetivo macro, é bem legal, mas depois disso, você precisa ter objetivo mais específico. Esse sim, será o seu KPI, tá?

Bom, até agora você já sabe:
- Os motivos pelos quais o Google Analytics é importante
- Você precisa ter uma conta
- A sua conta pode gerenciar vários GA ao mesmo tempo
- Sessão X Visitantes X hits
- Você precisa ter um plano de métricas e KPI’s bem definidos
Continuando, vamos ver a diferença entre outros três termos que podem ser facilmente confundidos.
Canal X Origem X Mídia
Canal
Saber se onde um usuário veio até chegar no seu site é super importante. O Canal vai te indicar exatamente isso. Quais são os principais canais apontados no GA?
- Direct: o site é acessado diretamente do navegador;
- Organic Search: Google (ou outro mecanismo de busca)
- Social: Redes Sociais
- Email: Newsletters
- Referral: Sites externos com links para o seu domínio (uma ótima ideia para suas estratégias, lembre-se da possibilidade de outros sites mandarem os usuários para o seu).
- Paid Search: Links Patrocinados do Google Ads;
- Display: Rede de Display do Google Ads;
- Others: Quando não pertence a nenhum dos outros canais padrão.
Origem e mídia
São formas que a ferramenta encontra de agrupar os acessos e separá-los de forma mais organizada. Exemplos de origem e mídia:
- Facebook + referral
- Google + organic
- Instagram + organic
E por aí vai. As possibilidades serão inúmeras, de acordo com a sua estratégia para gerar tráfego. É legal você saber quais são as possibilidades de análise, para ver que a sua estratégia pode mudar e pode acompanhar o comportamento do usuário. De acordo com suas origens, páginas que mais acessa, horários e tudo mais.
Curtiu a ideia de usar a ferramenta? 😉
Aprenda muito sobre Google Analytics e aplique no seu site.
Corre aqui!




