É fato que, pra divulgar uma marca ou serviço precisamos investir em publicidade. Nos últimos tempos, essa tal publicidade abriu seu leque para mais “opções”, digamos assim. Podemos considerar que nestas tais “opções” os influenciadores se encaixam. Mas, quem são eles? Como eles podem ajudar a sua marca? Onde encontrá-los? Se você também está com essas dúvidas, cola nesse post que é sucesso!
#1 Influenciadores podem ser seus próprios seguidores
Simples, não? Pois é, os seus fãs são uma ótima saída pra encontrar influenciadores, pois eles já conhecem a sua marca/serviço e acreditam no seu trabalho, então será super autêntico contar com ele.
#2 As famosas hashtags
A finalidade das hashtags é a de todos verem o que você publicou de acordo com a palavra usada, e isso para quem está procurando influenciadores é ótimo, pois mesmo que eles nem conheçam seu produto/empresa, eles já estão interessados nele.
Esse público é mais propenso a estar interessado nessa parceria. Contudo, precisamos estar atentos a uma dica valiosa no uso dessas hashtags: sempre refinar ao máximo as palavras usadas, por exemplo: #food e #healthyfood. Se o seu público for de comida saudável, então é muito mais eficaz usar a segunda hashtag, isso irá segmentar muito mais o público interessado.
Feito isso, é a hora de colar no “pai” Google e ver o que eles nos tem a apresentar, e ai tanto faz Twitter ou Instagram, o importante é procurar direitinho e encontrar influenciadores. Nessa imagem abaixo, a gente pode ver que esta pessoa seria uma boa candidata, pois em um post ela conseguiu mais de 1.900 likes, o que é um número bem expressivo.
Uma forma de trabalhar em parceria com essa pessoa, seria enviando brindes dos seus produtos para que ela teste, invente receitas e compartilhe na sua página na rede social as impressões positivas com aquele produto.
#3 Vizinhança amiga
Se você tem um comércio local com serviços em uma área geográfica específica, uma boa alternativa é procurar blogueiros pela região mesmo,pois no atual momento que vivemos, eles estão por toda parte e por se concentrarem em uma pequena região, o poder de influência deles é muito positivo.
#4 Ferramentas úteis de pesquisa
Uma ferramenta útil é o BuzzSumo, que permite procurar influenciadores usando palavras-chave específicas. Nos resultados da pesquisa, você consegue visualizar as estatísticas de cada influenciador e o número de seguidores dão uma ideia do alcance do influenciador.
O Twitter, Klear e o Ninja Outreach também são muito utilizados para fazer esse levantamento de dados.
O maior benefício de trabalhar em parceria com esses influenciadores é que você vai gastar muito menos com eles do que com algum outro meio de publicidade. É fato que cada pessoa terá seu valor por post, mas ainda assim eles se tornam uma oportunidade vantajosa para pequenas empresas e startups.