Geração Baby Boomer, X, Y ou Z: você sabe o que significa?

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Os Boomers não sabem usar direito as redes sociais e se comunicam através de caps lock, os millennials são cringes e a geração Z está fazendo dancinhas no TikTok. Provavelmente você já ouviu algum comentário desse na internet e trata-se de estereótipos das gerações. Cada geração tem seus próprios hábitos e comportamentos, influenciados por seus contextos históricos, culturais e tecnológicos.

Entender as características geracionais faz parte do trabalho do profissional de marketing, que precisa aprender cada vez mais sobre o comportamento do consumidor e acompanhar suas mudanças à medida que o tempo passa.

Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa Pew Reserach Center Michael Dimock, os grupos geracionais são ferramentas para analisar mudanças de visões ao longo do tempo. Visões essas que impactam no mercado de consumo, na indústria de entretenimento e toda a sociedade.

A gente explica sobre cada uma delas:

Geração Baby Boomer:

Os baby boomers (nascidos entre os anos 40 e 60) hoje têm entre 60 e 85 anos. Priorizam a estabilidade, especialmente na carreira, e no mercado de consumo concentram as principais tomadas de decisão ao redor do mundo.

Muitos hábitos foram mudados nos últimos anos. O ano de 2020 apresentou uma maior concentração de usuários da geração baby boomer por conta do isolamento social, que impulsionou a necessidade de inclusão digital e novos nichos de consumo.

RESUMO DA GERAÇÃO BOOMER:

  • Nascidos entre 1946 e 1964;
  • Vivenciaram a Guerra Fria, a chegada do homem na lua e o surgimento do rock;
  • Valorizam a segurança financeira e estabilidade no emprego;
  • Preferem marcas consagradas e tradicionais em relação a novidades e inovações;
  • São mais propensos a comprar produtos e serviços de luxo e prestígio.

GERAÇÃO X

A geração X (nascidos entre 1965 e 1980), guardam muitas das características dos baby boomers, mas com a ideia de liberdade de serem o que quiserem. É uma geração mais individualista, que ilustra bem a publicidade da época. O destaque é no interesse em assistir televisão aberta mais do que as outras gerações, além de notícias e TV online.

RESUMO DA GERAÇÃO X:

  • Nascidos entre os anos 65 e 80;
  • Viveram a era da tecnologia, a ascensão do capitalismo e o surgimento do grunge;
  • Se comportam de forma independente e desconfiada de instituições e autoridades;
  • Valorizam a flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Preferem marcas que demonstrem autenticidade e que não sigam padrões tradicionais;
  • São mais propensos a fazer compras online e usar dispositivos móveis para pesquisar produtos e serviços.

GERAÇÃO Y

Conhecidos como millennials (nascidos entre 1980 e 1996), eles foram os últimos a conhecer o mundo sem internet! Foi um grupo que viu o início das mudanças da globalização e a internet nascer. São muito mais flexíveis às mudanças que as gerações anteriores e bastante questionadores. Seu consumo digital ocorre em diferentes tipos de mídia, incluindo vídeo online, TV online e aberta.

Muita gente que nasceu depois de 1996 e que teoricamente não é millennial acaba se sentindo no “limbo” por não se identificar com a geração Z. Por conta disso, o Think With Google sugeriu uma divisão desse grupo: Old Millennials e Young Millenials.

RESUMO DA GERAÇÃO MILLENNIAL:

  • Nascidos entre 1981 e 1996;
  • Viveram a era inicial da internet, a queda do Muro de Berlim e o surgimento do hip hop;
  • São multitarefas, conectados e engajados em causas sociais;
  • Valorizam a diversidade, a criatividade e a inovação;
  • Preferem marcas que tenham propósito e valores alinhados com suas próprias crenças;
  • São mais propensos a fazer compras online, usar redes sociais para obter informações e compartilhar suas opiniões.

GERAÇÃO Z

A GenZ (nascidos entre 1995 e 2010) a cada dia chama mais atenção no marketing e publicidade! É uma geração que mostra que os millennials estão envelhecendo e que nasceram em um mundo conectado. Para os “nativos digitais”, que são multitarefas e absorvem uma grande quantidade de informações, não existe divisão entre online e offline.

Mais da metade deste grupo está consumindo mais conteúdo de vídeo on-line do que antes do isolamento social.

RESUMO DA GERAÇÃO Z:

  • Nascidos a partir de 1997;
  • Viveram a era da internet das coisas, do terrorismo global e do surgimento do trap;
  • São conhecidos por serem nativos digitais, adaptáveis e resilientes;
  • Valorizam a diversidade, a sustentabilidade e a autenticidade;
  • Preferem marcas que sejam responsáveis socialmente e que demonstrem transparência em suas práticas;
  • São mais propensos a fazer compras online, usar redes sociais e plataformas de mídia digital para obter informações e se expressar.

GERAÇÃO ALPHA

A geração Alpha (nascidos a partir de 2010) é a mais recente geração a ser definida. Ou seja: eles ainda não fazem parte do mercado de consumo! Você conhece as restrições de publicidade infantil? A exposição de estímulos tão cedo já faz parte do debate familiar e da internet.

Como a Geração Alpha ainda é muito nova, essas características podem ser moldadas e transformadas à medida que essa geração cresce e se desenvolve em um mundo em constante mudança.

No entanto, é possível deduzir algumas tendências com base nas últimas décadas, por exemplo:

  • São nativos digitais, tendo nascido em uma era em que a tecnologia já estava presente em suas vidas desde o início;
  • Têm acesso a uma grande quantidade de informações e recursos online, o que pode resultar em habilidades multitarefas e capacidade de lidar com mudanças e desafios rapidamente;
  • Podem valorizar a diversidade e a inclusão, crescentemente expostos a ideias e culturas diferentes por meio da internet e redes sociais;
  • Estão crescentemente conscientes sobre questões sociais e ambientais, tendo crescido em uma época de maior atenção às mudanças climáticas e às desigualdades sociais;
  • Podem ser mais propensos a ter um comportamento empreendedor, influenciados pela cultura das startups e do empreendedorismo digital.

Há algumas divergências na forma como as gerações são divididas, todavia, a mais aceita atualmente é a que separa a população mais recente nos 5 grupos conforme explicamos acima.

E você, em qual geração se encaixa?

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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