Já pensou em receber, no dia do seu aniversário, um e-mail com um cupom de desconto daquela loja que você ama, até chegou a iniciar uma compra no site mas não finalizou e deixou o carrinho lá, há meses?
O fato de se sentir especial e não só mais um cliente, é origem de uma tática super importante, chamada Marketing de Relacionamento.
O Marketing de Relacionamento envolve táticas especiais para que os seus clientes se transformem em verdadeiros fãs da sua marca. Sabe aquelas pessoas que defendem os serviços de empresa, simplesmente por defenderem? São chamados os “advogados de marca”, os disseminadores, aquelas pessoas que insistem para que você compre determinado produto simplesmente porque a marca é legal!
Parece difícil, mas algumas práticas podem garantir que os seus clientes comecem a amar o seu trabalho e assim, tudo irá acontecer naturalmente.
Tá bom Fahen, mas eu não sei como conquistar meus clientes!
Ok, calma. Vamos pensar nas relações que criamos no dia a dia, como fazemos amigos? Vivendo momentos memoráveis, conversando, mantendo uma relação de confiança, certo? As marcas devem pensar da mesma forma!
O problema é básico: aprendemos a lidar com pessoas a partir do momento que nascemos e então, quando precisamos transformar o relacionamento entre marca X pessoas, não rola! Então, vamos à lista de dicas mágicas:
1) Esteja presente
Amigo que é amigo está sempre por perto, então, esteja presente da forma que puder (e-mails, redes sociais, site, blog, conteúdo de qualidade).
2) Lembre-se de datas especiais
Amigo que é amigo lembra o aniversário do outro, então, faça-se presente de maneira especial, separa um presentinho para o seu cliente no aniversário dele. Vai fazer toda a diferença!
3) Conheça o seu cliente
Amigo que é amigo sabe tudo sobre o outro, então, saiba qual é o time do coração, coisas que seu cliente gosta de fazer, filmes que ele assiste. Informações como estas, poderão lhe ajudar a transformar o seu atendimento em um serviço personalizado!
4) Ofereça mimos
Amigo que é amigo sempre lembra de dar um presentinho, então, sabe aquele cupom de desconto? O seu cliente irá adorar receber e ainda poderá colaborar para que ele troque de serviço (se você tiver serviços básicos e premium, por exemplo) e seja ainda mais fiel com a marca.
5) Pergunte
Amigo que é amigo pergunta se está tudo bem, então, faça pesquisas de satisfação, pesquisas de público, pesquisas de tendências. Esteja por dentro do que seu cliente pensa!
6) Traga novidades
Amigo que é amigo conta as novidades em primeira mão, então, convide seu cliente para testar o seu novo produto que ainda não está nas lojas, isto irá proporcionar a ele uma experiência exclusiva!
Deu pra entender o que é a essência do Marketing de Relacionamento? Se você não utiliza, pode acabar distante de quem compra com você. Lembre-se de que sempre existe, lá no fundo, uma chance desta pessoa indicar o seu produto ou voltar a realizar uma compra com você.
Não se esqueça que amigo que é amigo não enche a caixa de e-mail do outro, certo? Cuide para que o seu relacionamento não seja invasivo. Relacionamentos abusivos não fazem bem à saúde!
Marketing de Relacionamento não é nada mais do que você colocar mais carinho, personalização e amor no seu atendimento. Não tem como esta receita dar errado, tem?