O Marketing Político e como ele funciona

Clique Aqui e saiba mais

Pode parecer engraçado e estranho, mas política é cada vez mais parte do dia do brasileiros. Tamanha atenção e discussão sobre a administração do país pode te fazer perguntar se isso facilita ou dificulta o processo de comunicação de candidatos com eleitores.

É comum encontrar posts relacionados a Marketing Politico dizendo que o candidato é um produto e você é um cliente. E a ideia é bom por aí mesmo, sejam lá quais forem as consequências posteriores à votação. Porém, é importante deixar claro que as técnicas de marketing politico não se aplicam exclusivamente à políticos, mas como também à qualquer pessoa que almeje notoriedade pública ou em algo especifico.

man-person-suit-united-states-of-america

Em termos simples, o Marketing Politico é um conjunto de técnicas para posicionar um candidato (produto) frente aos seus eleitores (clientes) para que assim ele se torne conhecido e, durante a campanha eleitoral, preferido. Para isso, existem diversos subtópicos que valem menção.

Um deles é o contexto histórico, o Marketing Politico tem suas origens ao final da Segunda Guerra Mundial com o aumento de produções industriais quando a produção de bens deixa de problema em si e a rapidez de consumo passa a ser o foco. É chamada de era moderna a fase em que a politica passa a utilizar a propaganda como veiculo para ajudar candidatos a se relacionarem com seus eleitores. Foi nesse período turbulento que candidatos passaram a utilizar jornais, TV, rádios e revistas como forma de propagação de campanha. No Brasil, Júlio Prestes foi o primeiro candidato a utilizar o rádio e carregar uma música (Seu Julinho Vem) como parte de sua campanha eleitoral.

A estratégia de marketing politico começa com o levantamento e apuração de dados e informações sobre eleitores, sendo que essas informações podem (e devem) envolver necessidades do momento. A partir daí, o foco é conseguir notoriedade e aprovação. Esse processo se dá a partir da veiculação da campanha na TV, internet e outros meios com a mesma preocupação e orientação de qualquer outra estratégia de marketing, a fim de atingir o maior número de pessoas.

Ao contrário do que acontece com a figura do candidato, toda campanha tem um tema e esse tema tem que ser repetido inúmeras vezes. O candidato é apenas o porta-voz. Ou seja, o discurso temático geralmente é mais veiculado do que a figura do candidato e isso se deve ao fato de que uma vez que a imagem do candidato é muito veiculada, ela se torna cansativa, o que pode ser tão quanto ou pior que o anonimato.

Apesar do tema ser o mesmo, as formas de como ele é divulgado ou veiculado devem ser variadas. Caso contrário, pode cansar o público. Por isso, o tema deve passar por uma simplificação por meio de imagens, logos e slogans.

Jacques Seqüela, publicitário francês, definiu os princípios do marketing politico no livro “Voto é Marketing, o Resto é Politica”. Acompanhe:

1. Conheça o que pensa o eleitor, antes de partir para a sua conquista;

2. Não basta ter o perfil desejado pela população, é preciso associar sua imagem a ele antes dos adversários;

3. Procure maximizar os pontos favoráveis e minimizar as falhas, se possível convertendo-se em virtudes;

4. Procure antecipar o ciclo de ideias e aspirações que predominará no momento da eleição;

5. O eleitor sempre associará o candidato a continuidade ou mudança. Compatibilize sua imagem com a tendência predominante, respeitando os limites impostos por sua personalidade;

6. Concentre seu discurso na valorização e unidade do partido;

7. Redirecione forças para os segmentos que apresentam maior potencial de votos

É comum que você tenha ouvido falar de marketing eleitoral ao pesquisar ou discutir marketing politico. O Marketing Eleitoral nada mais é do que uma ação de curto prazo com foco no período eleitoral. Ele não deve ser dissociado do Marketing Politico porque ambos dividem o mesmo espaço, mas possuem proporções diferentes.

O universo de Marketing Politico é muito mais extenso do que esses tópicos abordados aqui no post. Existem uma série de publicações que permeiam esse tema, além do Confirma, o mais recente evento do Share que, visando ajudar a entender o assunto, a propagar e divulgar discussões sobre o mesmo é lançado na semana que vem com a proposta de ser um evento voltado somente a Marketing Politico.

Com certeza, essa conversa não acaba aqui.

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share é uma empresa de curadoria de aprendizagem que une comunicação, criatividade e tecnologia para desenvolver profissionais e empresas.
1

Comentários