O que é Naming e como ele pode impactar a sua marca?

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O nome é a primeira palavra da história que vamos contar.

A partir do pensamento estratégico de marcas, Naming é o processo de criação, ideação, validação e consolidação de um nome para representar uma empresa, marca, serviços, projetos, unidades de negócio, produtos e até mesmo pessoas. Por ser o primeiro contato e impressão com as outras pessoas e possíveis clientes, é de extrema importância que seja um processo realizado de forma intencional a fim de transmitir a mensagem desejada, diminuindo os ruídos na comunicação para o público direcionado.

Através do nome também se dá o processo de diferenciação, em que pode ser destacado o que a marca ou serviço oferece logo de início, assim como incentivar a lembrança e aspectos associativos para uma percepção desejada. O Naming caracteriza a criação do primeiro contato, ou seja, a porta de entrada que faz com que as pessoas criem as suas primeiras percepções sobre como será a experiência com a marca.

Para obter um nome de alta representatividade e segurança, é de extrema importância que sejam considerados alguns aspectos:

  • Ter compreensão e base estratégica

Antes de apresentar e criar opções de nomes, é necessária a analise e investigação da essência e personalidade da marca ou projeto para que os nomes gerados sejam coerentes com o conteúdo a ser oferecido.

  • Cenário de concorrência

Ao elaborar um projeto de Naming e levantar possibilidades de nomes, é necessário considerar todo o contexto de concorrência no qual a marca se insere, e analisamos o cenário para que diminua o risco de intercorrências no desenvolvimento e evolução da marca.

  • Criatividade

O processo de geração de ideias precisa ser conduzido de forma consciente, intencional, e analítica. Em um “toró de ideias”, ou brainstorm, identificamos territórios a serem desbravados e linhas de raciocínio que podem nos levar a lugares assertivos e inovadores.

  • Considerar a usabilidade e disponibilidade para registro

Nas etapas finais, a validação é essencial: o quão aplicável o nome pode ser no dia a dia e contexto da marca para um bom uso? A maior parte dos nomes gerados caem justamente aqui, reduzindo significativa o pool de ideias, por isso, parafraseando Robert Myerson: gere qualidade pela quantidade.

Alguns itens de Validação Preliminar de Usabilidade são:

  1. Fonética, Pronúncia e Sonoridade
  2. Facilidade de soletrar e escrever
  3. Abertura para Internacionalização
  4. Adaptação ao mercado competitivo
  5. Chaos Check – verificamos o significado do nome em outras línguas e se é considerado alguma expressão que pode ser mal interpretada
  6. Disponibilidade no mercado
  7. Disponibilidade no INPI – preliminar
  8. Disponibilidade de domínio para sites
  9. Disponibilidade de username nas principais redes sociais

Após a finalização do projeto de Naming com nossa equipe, é importante o auxílio e suporte no processo de registro regal do nome.

Mas… Precisa de tudo isso?

Aqui n’O Cérebro, priorizamos a individualidade de cada projeto de forma personalizada para atender a necessidade de cada contexto de marca. A falta de um nome condizente com a marca e sua essência pode gerar inúmeros ruídos e implicações não só na comunicação como também no rendimento e gestão da empresa ou negócio.

Implicações como dificuldade no momento de diferenciação da marca, gerando percepções negativas ou distorcidas sobre o que a marca oferece e representa, além de poder trazer problemas legais pela violação de direitos autorais.

Na parte da comunicação, é importante que pensemos sobre as dificuldades de pronúncia que causam impactos na linguagem da marca, em como ela é percebida e assim, geram problemas de posicionamento, além da desvalorização da marca. Também consideramos os impactos financeiros, uma vez que um nome inadequado infere à uma concorrência desleal e a possíveis perdas do cliente final.

E um nome assertivo, o que faz pela minha empresa?

Uma boa escolha de nome, gera maior identificação e conexão com o público facilitando a fixação da marca e de seu posicionamento para as pessoas. Um nome ideal é aquele que atinge o objetivo da estratégia de marca junto com todas as outras ações de comunicação e expressão, para isso te ajudamos a construir esse processo de forma sólida, criativa e segura.

Aprenda com quem faz:

Curso: WordPlay – O Jeito d’O Cérebro de Fazer Naming

Um curso em co-criação O Cérebro + Share

Professoras: Pip Seger e Heloísa Nagaya

Você já deve ter passado pelo desafio de nomear um produto, projeto ou uma marca. Esta etapa tão importante da construção de algo, é complexa e deve ser feita com cuidado (afinal, não queremos nos arrepender depois do batismo).

Quer aprender as etapas de planejamento, construção e criação de naming? Para desenvolver projetos impactantes, com uma metodologia e dinâmica real para você colocar em prática? Quer descobrir como funciona o desenvolvimento e a geração de nomes? Passando pelo processo de validação, como: sonoridade, cacofonia, escrita e todos os atributos necessários para um bom nome.

Se você gosta do assunto ou deseja aprender mais sobre o tema para colocar em prática, o novo curso do Clube Share em parceria com O Cérebro, é perfeito para você! Vamos aprender juntos, sobre o universo do naming e a construção deste trabalho tão importante para as marcas e complexo para quem faz.

Esse artigo foi construído a quatro mãos!

Maria Júlia Marques e Pip Seger.

Maju Marques é Estrategista de Marcas com base em Psicologia n’O Cérebro, Graduada em Psicologia, modelo, ex. professora de Ballet e uma grandecíssima transdisciplinar. Conheça mais o trabalho dela em ocerebro.co/team

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Pip Seger
Fundadora, Head de Concept e Direção de Arte na agência ‘O Cérebro’, de Branding e Naming com base em 4 pilares teórico-metodológicos: Neurociência, Psicologia, Antropologia e Semiótica. 
Mestre em Psicologia Social na USP, Especialista em Branding pela IE. Business School de Madrid e Designer Gráfico formada pela Belas Artes. Professora e Palestrante. Co-host do Podcast O Neurônio.
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