Projetos, pra que te quero?

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Independente da sua área de atuação, além das demandas do dia a dia, sempre acabamos participando de algum projeto, seja ele interno ou até mesmo com parceiros.

Por isso, eu sempre levo em consideração algumas etapas antes de iniciar um projeto por aqui: objetivos, prazos e verba.

Vamos falar sobre cada um deles?

Quais são os objetivos deste projeto?

Entender o que a empresa espera estrategicamente com cada projeto vai nos direcionar, não somente com ações, mas também nos fará saber quanta energia precisamos direcionar para esse projeto em relação aos demais.

É aqui que começamos a aprofundar: um projeto com objetivo de vendas ou branding terá pesos diferentes, certo? Mas conseguimos fazer com que ambos tenham impacto dentro dos processos já existentes na empresa.

Por isso, é importante não ignorar a etapa dos objetivos, para que tenhamos uma visão macro do projeto logo no começo.

Qual prazo tenho para finalizar esse projeto?

Quais impactos teremos caso ele atrase? Se conseguirmos antecipar a entrega, teremos resultados em outros projetos da empresa?

Com essas informações, conseguimos ter uma noção maior sobre a importância do projeto e como ele impacta os demais desafios que a empresa tem. Criar um cronograma realista é essencial para os próximos passos de um projeto, mas é vital entender os impactos dessa entrega.

Entender os objetivos e o real escopo do projeto nos ajuda a montar um cronograma com entregas e pensar em etapas que sejam executáveis, com prazos reais e possíveis.

Finalizar os projetos dentro do prazo é um desafio, mas é tão importante quanto colocar o projeto de pé. Afinal, de nada adianta entregar tudo três meses depois, tendo que refazer estratégias e alinhamentos por falta de organização e cumprimento dos prazos.

Qual verba temos disponível para realizar o projeto?

Em cada projeto, precisamos entender quais serão os recursos disponíveis, verificar se trabalharemos com time interno ou freelas, se há verba para contratar fornecedores e, assim, já direcionar uma estratégia que não precise ser 100% recalculada por conta do orçamento.

Ah, nem sempre a verba está relacionada a pessoas, viu?

Podemos considerar ferramentas que ajudam na entrega do projeto ou até mesmo verba para mídia e brindes, por exemplo. Ter um orçamento bem alinhado evita surpresas no fechamento e nos resultados do projeto.

Não esqueça de registrar os aprendizados que o time gerou ao longo do projeto.

Tanto os acertos quanto os erros contam. É importante que tenhamos um histórico do que funcionou e do que não funcionou para os próximos projetos. Pense no crescimento do time: as novas pessoas precisam ter uma forma prática de se atualizar sobre como a empresa conduz os projetos e suas análises.

E você, como organiza os projetos no seu trabalho?

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Cíntia Carvalho
Cintia Carvalho é publicitária de formação, com 9 anos de experiência em marketing digital. Há 6 anos faz parte do time do Share, uma das maiores plataformas de educação para o mercado de comunicação do país, onde atualmente é CMO liderando o time de Marketing. Já realizou a cobertura de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e marketing como Web Summit, DMEXCO e Viva Tech.
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