Carlos é um profissional de marketing digital e sempre busca a tecnologia para resolver os seus problemas. Em abril de 2015, ele recebe pelo seu WhatsApp o vídeo de uma propaganda do banco Itaú produzida 100% pelos famosos emojis que ele e nós usamos diariamente em nossas mensagens no aplicativo. Vai me dizer que não se lembra desta propaganda?
http://www.youtube.com/watch?v=j5QOgCpwOU0
Aposto que não apenas se lembra, mas conhece pessoas que se tornaram clientes do Itaú depois dessa propaganda. Além de utilizar da comunicação integrada em sua campanha, o banco se aproximou do público ao optar por usar uma linha criativa que é atual e dialoga com as pessoas.
Nova linguagem
Hoje, os emojis são considerados pelas pessoas um novo tipo de alfabeto em suas conversas em aplicativos do celular ou via web. A rapidez com que tomaram conta dos meios de comunicação e o uso deles em propagandas, como no caso do Itaú, mostra que a publicidade apresenta uma preocupação em se comunicar com as pessoas por meio da linguagem que elas usam atualmente.
Fugindo dos clichês, como 0 uso das palavras venda ou promoção, a propaganda do Itaú nos mostra a preocupação em conversar com um público que tem novos hábitos e consequentemente uma nova linguagem para se comunicar.
Comunicação 1 x 1
Antigamente a comunicação funcionava no esquema 1 x N. O anunciante tinha o objetivo de falar para N consumidores. Hoje, isso mudou e as pessoas desejam exclusividade. A marca deve falar com ele, agir de acordo com o seu contexto e responder a sua mensagem.
Muitas marcas já se deram conta disso tudo, o Itaú como citado neste post é um exemplo, e saíram na frente para conquistar o seu espaço e os corações dos consumidores.
Para aqueles que pretendem investir na criação de boas histórias para as marcas no universo da propaganda, fica uma dica: nunca deixe de lado a honestidade e a verdade em seu trabalho por um benefício temporário. O público e a web estão aí e qualquer tipo de manipulação que você possa pensar em usar pode destruir carreiras e reputações das marcas. Invista seu tempo em transformar uma história boa em propaganda, assim todos saem ganhando!




