Caros leitores aqui do Share,
Hoje quero pedir licença para vocês, porque vou fugir um pouquinho dos temas que falo normalmente por aqui. Vou falar sobre uma das minhas paixões: o futebol. Claro que a chegada da Copa do Mundo me permitiria que fizesse isso, mas tenho muito mais para contar do que falar sobre a Copa em si.
Talvez muitos de vocês não saibam (ou pelo menos, quase todos), que tenho uma história muito próxima com futebol. Primeiro, porque como disse na introdução, sou apaixonado pelo esporte desde criança, sempre ia aos jogos e torcia loucamente pelo meu time do coração. E em segundo, porque desde pequeno tinha o sonho de trabalhar com futebol – e este sonho se concretizou ao longo da minha carreira.
O futebol…
Fazendo uma rápida retrospectiva, em meados do ano de 2010, iniciei os meus primeiros trabalhos com o esporte ao realizar eventos de fim de ano. Era basicamente um jogo entre atletas lá na minha cidade natal no Rio Grande do Sul. A partir de 2014, novas oportunidades foram surgindo (também no ramo de RP) para trabalhar com alguns jogadores, ex-jogadores, treinadores e atletas, cuidando da imagem e reputação deles.
Em 2016 montei um projeto sobre futebol chinês – isso mesmo que você leu –, chamado “China Brasil Futebol”, que trouxe uma experiência vasta e muito conhecimento de uma nova forma de trabalhar com o ramo. Totalmente diferente do que conhecia e muito inovadora. Estive também na Copa da Rússia em 2018, acompanhando um dos jogadores para quem trabalhava e acompanhava a carreira, o zagueiro Pedro Geromel.
E por fim, além disso tudo, ainda hoje existe uma relação muito pessoal também. O meu cunhado, Léo Ortiz, é atleta profissional zagueiro no Red Bull Bragantino, e a minha esposa atua como manager da carreira dele. Então acho que deu pra entender como todo esse mundo está presente na minha vida desde lá atrás até atualmente.
… e a música
Outra paixão que eu carrego comigo é a música. Já trabalhei com muitos artistas, porque sempre gostei muito (onde também cuidava da imagem deles). E por acaso, em 2018, foi em um show de uma banda em que eu era RP, o Atitude 67, e tive a oportunidade de conhecer o CEO de uma dupla icônica bem conhecida pelo país: os palhaços Patati Patatá.
Acabei me tornando amigo do Igor Farias, e em um almoço, ele me contou toda a história por trás da dupla do mundo infantil. E eu fiquei simplesmente apaixonado pela história. E aí, pensei comigo: “Por que o país do futebol não tem um desenho de futebol?”. Na verdade, não tinha muita explicação para a minha reflexão. A gente tem desenhos com palhaços, animais, super heróis, mas de futebol, nenhum.
Corta para o ano de 2022
Depois de passar 4 anos desdobrando a minha ideia, fruto dessa reflexão, planejando, desenhando, escrevendo e criando os personagens, finalmente a hora chegou. Pude juntar minhas duas paixões – o futebol e a música – em um projeto único no Brasil.
No próximo sábado, dia 19 de novembro, eu lanço o meu desenho: A Turma da Bola.
A Turma é o primeiro desenho infantil focado totalmente no futebol. Conta com 5 personagens: o Gogo Goleiro, um nerd estudioso que joga na defesa do time; a Dede Defesa, a zagueira capitã do time que joga demais; O Pepedalada, com a sua carinha de bom moço marrentinho, joga muito e tem um coração enorme; o nosso camisa 9, centroavante da alegria, o Bugol; e por fim, a nossa craque do time e camisa 10, a mais habilidosa de toda turma da bola, a Caca Caneta.
Contei toda essa história para vocês, porque criar a Turma da Bola foi uma experiência muito especial para mim. Não somente por ser o resultado de ambas as minhas paixões, mas principalmente porque já faz 2 anos que eu sou o pai da Nina, e a minha filha é uma menina apaixonada por futebol, que vai no estádio com a gente, torce muito na arquibancada e não quer perder um jogo em casa.
Fico muito feliz de ver uma menina tão apaixonada por futebol desde cedo, e tenho certeza que muitas crianças também têm essa paixão, apenas até hoje não tiveram ainda uma turminha para entrar nessa alegria com elas. Mas agora, elas terão o seu próprio time para torcer muito: A Turma da Bola.
PS: se quiser acompanhar o lançamento, é só seguir lá no insta @aturmadabolaoficial.
LEIA MAIS: