Se tiver que escolher, escolha a qualidade

Capa para artigo de Francisco Zanetti sobre qualidade
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Infelizmente, o mercado da Comunicação não é o melhor exemplo de segmento em que podemos desenvolver projetos com um escopo bem definido, com um prazo de execução razoável e com investimentos adequados. Principalmente em campanhas de marcas emergentes, que é o caso da grande maioria dos projetos que gerenciamos. 

Atrelado a isso, sempre surge a dúvida: o que deixarei de fazer para poder vender esse projeto, para poder encaixar no prazo, ou para encaixar todo escopo necessário? E aí são geradas versões de orçamentos e cronogramas que quase acabam com as letras do alfabeto de tantas opções, que quase nem se entende mais qual é qual.

A resposta na grande maioria das vezes não é tão simples, e exige as habilidades de negociação, persuasão, demonstração de geração de valor, e, principalmente, entendimento de que a solução apresentada ao cliente faz realmente diferença nos números do seu negócio, tornando o projeto ou a solução mais atrativas.

A única coisa que, no meu ponto de vista, é inegociável e indispensável, é a QUALIDADE!

É preciso ter qualidade

Você já deve ter ouvido a expressão popular “a pressa passa, e a m**** fica”. Ou seja, daqui meses ou anos, ninguém vai lembrar que tivemos que atrasar um cronograma, que tivemos que negociar valores, ou ajustar escopo. Mas o produto ou serviço do projeto certamente estará vivo na cabeça dos clientes e usuários, dependendo da importância do projeto.

Dessa forma, é extremamente importante buscarmos um caminho que entregue a identidade da sua empresa, os seus valores, e os seus diferenciais. Pode ter certeza que valorizar a velocidade e a capacidade de adaptação vai te trazer resultados rápidos em pequeno prazo, mas o que vai fazer você mudar de patamar dentro dos clientes, além de tudo isso, é a qualidade de tudo que você entrega!

Gosto muito dessa expressão, pois ela tangibiliza a venda de um projeto e a entrega dele ao final, pós publicação, veiculação, impressão ou divulgação. Produzimos para gerar felicidade nos clientes dos nossos clientes. Mais do que para vendermos mais, mas para gerarmos boas experiências entre marcas e consumidores. Queremos e devemos surpreender! E claro, a realidade da entrega precisa sempre ir além!

Para tal, sempre:

  1. Venda projetos que tenham o DNA da sua empresa e os objetivos do seu negócio. A paixão pelo que você entrega atalha muitas das soluções necessárias para manter a qualidade em alto nível!
  2. Invista na melhoria contínua dos seus processos de trabalho. Não é para gerar “burrocracia”, mas para aumentar a eficiência, que garante que todo planejado, ainda que quase não planejado, dado a velocidade necessária, saia conforme previsto.
  3. Sempre que sair do previsto, entenda os aprendizados, coloque-os em prática, mas nunca deixe de priorizar o cliente e a entrega em primeiro lugar!

E você? Tem conseguido valorizar a qualidade dos seus produtos e serviços? Muitas vezes um “não” que exalta a qualidade pode ser um grande “sim” ali na frente.

Até a próxima!

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