Como os dados podem ajudar na hora do planejamento? Você já parou para pensar se a marca da sua empresa tem um propósito? Sabe como o digital pode ajudar a fazer milagres com a verba do seu cliente? Essas são apenas algumas reflexões que o Share ajudou a despertar na mente do público mineiro que acompanhou o evento no dia 27/08, em Belo Horizonte, na faculdade Ibmec.
Na abertura, o idealizador do projeto, Rafael Martins, destacou que o evento já contou com a participação de mais de 7 mil pessoas, desde a sua criação em 2013.
Agatha Kim, Gabi Terra, Walter Motta Jr, Ana Laura Mello, Pedro Gravena, Alê Prado e Leonardo Lanna integraram o time de palestrantes que animou a galera compartilhando dicas e experiências de mercado.
O uso dos dados nos trabalhos realizados pelas agências, o propósito de uma marca e a busca incessante pela inovação fizeram parte da temática de grande parte das palestras.
Vale destacar que a TOMS Shoes, uma marca que conheci neste ano por meio do livro “Comece algo que faça a diferença”, de autoria do Blake Mycoskie, foi apresentada como um case muito bacana na palestra da diretora de planejamento da Garage IM, Gabi Terra, sobre propósito de marca. Como ela disse durante o evento, “hoje precisamos de mais verdade”, e nada melhor do que exemplificar isso para o público mostrando uma empresa criada com o objetivo de doar um par de sapatos para crianças que necessitam para cada par de sapatos vendidos a um cliente.
Além disso, a Gabi Terra forneceu três dicas bem legais para o propósito de uma marca obter sucesso: deixar que ele seja expressado, sofrer constante comprovação e que ele seja algo premium.
Em relação a revolução que vivemos atualmente pela busca da inovação, o head de inovação e digital da Y&R, Pedro Gravena, fez o público refletir um pouco sobre o social, tendo em vista a grande interferência da internet na nossa vida. Segundo ele, “o social não é sobre Facebook, mas é sobre como você se conecta com a sua audiência e saber que tem o poder de fazer as pessoas se juntarem”. Inclusive, ele apresentou o case do blog Not Impossible Now, criado com objetivo de mobilizar pessoas para resolver problemas reais. Um resultado muito bacana que o responsável pelo projeto gerou foi criar protótipos de braços para pessoas mutiladas na África. Isso exemplifica bem a ideia de inovação apresentada durante a palestra dele: “inovação é encontrar soluções inesperadas para um problema óbvio”.
O case “Olá, quer tc?”, foi um outro exemplo bem legal apresentado pelo diretor de criação da agência Africa, Alê Prado. A campanha tem como base 30 conversas fails que circulou por 30 dias baseadas em “fatos reais” e que foram feitas para funcionar no feed do Facebook. Isso nos faz lembrar como o digital também pode ajudar muito em relação a verba que um cliente tem para investir em uma campanha.
Para fechar com chave de ouro o Share, em BH, Leonardo Lanna, autor do site Sensacionalista, garantiu a diversão do público ao mostrar os hits publicados por eles e esclareceu como usam do humor para criticar questões relevantes da sociedade.

Gostou do que rolou no Share, em BH? Então, prepare-se! A próxima parada do evento será em Porto Alegre, nos dias 02 e 03/09 e promete ser muito especial! Corre lá no site e garanta a sua presença!






