Transição de carreira PJ para CLT

Capa para artigo de Ana Brum sobre transição de carreira
Clique Aqui e saiba mais

Quando nos damos conta que entramos na fase adulta, a primeira coisa que devemos ter em mente é que tudo pode acontecer em um pequeno intervalo de tempo. 

Esse ano tive uma grande reviravolta na minha jornada como empreendedora. Eu saí de um momento totalmente independente em relação aos meus serviços para voltar a minha atenção a um novo contexto e um novo rumo. Muito diferente do que estava habituada. 

Lembro de quando era mais nova, ao assistir comerciais de grandes marcas me emocionava. Eu sonhava que um dia conseguiria atingir muitas pessoas através das marcas. E comecei a construir o meu próprio terreno com base em tudo o que acreditava, construí o meu próprio negócio e espalhei a palavra da Anti, e durante toda essa jornada, nesse meio tempo, eu entendi a paixão que está dentro de mim quando se trata do mundo da comunicação. 

A Anti me permitiu conhecer pessoas incríveis e ter uma troca muito grande com outros grandes profissionais. Foram cerca de 2 mil conexões com profissionais criativos através de mentorias, palestras, consultorias, projetos e o conteúdo da Anti. Pessoas que se conectaram com a minha realidade. Eu aprendi muito mais do que ensinei.

Mudança de rota

Mas os ventos mudaram a rota, resolvi me aventurar, depois de 5 anos atuando como profissional independente, trabalhando como PJ, eu participei de um processo seletivo e vim atuar como Sênior em consultoria de marca da FutureBrand SP. Foram 45 dias de mixed feelings, onde estive imersa em dúvida, incerteza, inseguranças, mas que estão me levando cada vez mais perto daquilo que sonhei. 

Por dentro um verdadeiro caos, medos, aquele pensamento de como seria, já que a Future é em São Paulo e eu estava em BH. Passei 4 meses fazendo ponte aérea entre um e outro, sem residência fixa e sem uma rotina, e isso estava mexendo muito comigo. E como ficaria a Anti, os projetos que eu estava envolvida, os meus mentorandos. Além de todos os fatores profissionais, ainda tinha o maior determinador na minha vida, que é a maternidade. Ser mãe e ao mesmo tempo querer construir e lutar por uma carreira, ainda é um contexto extremamente delicado que exige um pouco mais de mim. 

Nós, humanos, temos consciência de que nada dura pra sempre. A vida é uma metamorfose, o tempo todo o universo vai te propor coisas novas, e é preciso ser adaptável no mercado. 

Quando nós estamos fora dos eixos, passando por grandes mudanças isso impacta diretamente na nossa entrega.

Deixei de fazer meu próprio horário, e agora tenho um limite de horas para trabalhar. Não preciso mais ficar desesperada porque chegou dia 10 e eu tenho que pagar os boletos e o cliente ainda não pagou, e agora tem um dia no mês que eu sei exatamente o quanto vai entrar. Foram mudanças drásticas que impactaram a minha forma de trabalho. Trabalhar como PJ é muito bom por toda a liberdade, mas ser CLT também tem suas vantagens. 

Fazer essa migração foi um processo um pouco doloroso, por ter a sensação de estar perdendo a liberdade, mas nós precisamos ser flexíveis em todos os cenários. Quando eu falo sobre se adaptar, estou falando sobre estar aberto quando ver que é preciso aprender algo novo. É ter um maior controle emocional quando você não sabe para onde está indo, mas tem certeza da direção. É se conhecer e saber a hora de abandonar o barco para poder construir mais um capítulo de uma história inteira. 

Eu acreditei que talvez estivesse traindo tudo o que eu construí em 5 anos de trabalho. Passei muito tempo em uma guerra interna comigo mesma. Mas tem tantas coisas que simplesmente não tem explicação e que acontecem. Mudanças que não podem ser previstas. O mundo pode se deslocar e desabar, mas ter a noção de quem eu sou, e no que eu acredito foi determinante para que eu conseguisse me colocar de volta nos eixos e retomar a minha rotina de trabalho.

E o futuro?

Os profissionais do futuro precisam ter a habilidade da autogestão e do autoconhecimento. Saber quais são os fatores que te deixam mais abalado e os que te fortalecem é o que pode te ajudar quando tudo parecer estar uma bagunça completa. Ter objetivos, metas, saber o que faz seu olho brilhar, é algo que pode servir de apoio quando tudo parece estar desmoronando. E saber que você precisa descansar também é algo que pode mudar a forma como você lida com trabalho. 

Essa mudança de PJ para CLT foi complexa, mas foi algo que me fez rever as minhas prioridades, foi algo que me tirou da minha zona de conforto em busca de algo no qual eu sempre acreditei: impactar pessoas através de grandes marcas. E poder me conectar e trabalhar com essas marcas, onde eu tive e tenho a oportunidade de me envolver com projetos globais, foi algo que a Ana de 10 anos atrás sonhou. Saber reconhecer todo o meu processo e entender que as coisas levam tempo para acontecer e se estabilizar é algo necessário.

As mudanças vão estar acontecendo a todo momento e por isso eu acredito que seja de extrema importância aprender a lidar com todas elas através dessas skills:

  1. Autogestão
  2. Autoconhecimento
  3. Adaptabilidade
  4. Inteligência emocional

O mercado de trabalho pode mudar e evoluir, mas essas são skills que precisamos desenvolver em qualquer cenário. É o que vai nos ajudar em todos os momentos, desde transição de carreira até relacionamento com clientes, ou até mesmo em busca de um novo emprego. 

Esteja aberto a mudanças e novas experiências virão.

LEIA MAIS:

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários