Um recado para meu pior cliente

Capa para artigo de Patrick Paes sobre agências de marketing
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Em agências de marketing, existem muitos tipos de clientes. Cada um deles possui um nível de entendimento sobre o trabalho que será oferecido, e isso influencia na forma com a qual ele vai se relacionar com você e com o time de atendimento. 

Mas não existe um padrão. 

Ou seja, não é porque o cliente entende tudo sobre marketing que ele vai entender a necessidade de seguir os processos e respeitá-los, para chegar nos resultados esperados. Ou que ele vai colaborar fornecendo o conteúdo que você precisa para usar nas suas estratégias.

Um exemplo bem claro disso está na Paes, agência de marketing digital na qual sou CEO. Lá, por muito tempo, deixamos de lado a divulgação de coisas incríveis que fazem parte do processo de crescimento da agência, porque não tínhamos tempo. 

Mas para os outros clientes, tínhamos. Então, o que faltava não era tempo, mas sim organizar as nossas demandas como prioridade. 

E este é meu grande ponto aqui: 

Você precisa se priorizar (ou priorizar o seu negócio)

Todo empreendedor tem um grande desafio que é manter seu negócio em pé e a todo vapor. E não existe fórmula mágica para a sua empresa se dar bem, mas se há algo que a gente sabe que não pode ser deixado de lado é o cuidado com as suas coisas. 

Porque se você não for o cara “chato” que cobra que as coisas sejam feitas, ninguém fará por você. Afinal, é o seu negócio no jogo. Você precisa se assumir também como um cliente. 

Recalculando a rota

Em 2022, quando paramos para olhar o planejamento de 2023, percebemos que a Paes precisava e merecia de mais atenção. Não foi fácil para gente admitir isso, nem tampouco falar – esse assunto virou tema de um post no nosso insta, clique aqui para conferir. 

Tivemos dúvidas sobre divulgar essa falha para todo mundo. Afinal de contas, é uma falha não é? Mas a gente precisa falar sobre ela, e alertar o mercado para não errar onde a gente errou. Porque agora, ainda dá tempo de redesenhar nossa estratégia, otimizar nosso conteúdo num todo e deixar dessa vez que os dados que sempre usamos contem nossa história.

Por isso, hoje eu resolvi trazer esse tema. Porque você ainda pode recalcular a sua rota, repensar o seu planejamento e fazer o seu jogo virar. 

Lembre-se sempre, você é seu melhor case

Quando você busca por uma agência de marketing, você não vai confiar em quem não cuida do próprio site, ou não administra de forma coerente as redes sociais. 

E se você não tem um negócio e está pensando “não, este texto não é pra mim”, volte para o início e leia de novo, pensando em você. 

Porque independente da área na qual você trabalhe: você precisa se vender. 

Esqueça a vergonha, o medo de parecer prepotente, de ser exibido. 

Você precisa falar, se não, os outros não vão saber. E se eles não souberem dos seus feitos, o que te diferencia dos outros tantos que existem no mercado?

Na Paes a gente tem muita história para contar

Além de trabalhar com marcas de peso, a gente fez muita gente grande ficar maior ainda. Mas trabalhar quietinho, sem falar sobre isso, não nos ajudou a crescer como marca. 

Os clientes, vem. Afinal, eles conhecem a gente pelo que o mercado fala. Mas quem não tem acesso a essa conversa, como vai saber?

Lá no nosso site, temos alguns materiais ricos onde contamos os nossos trabalhos mais marcantes. Para conferir, clique aqui

Mas a gente não pode parar de contar, porque não tem tempo. O tempo, a gente cria. 

Por isso, é importante se organizar e planejar 

Pense no que você precisa contar para os outros, naquilo que vai agregar valor ao seu serviço. Pode ser aqueles elogios que você recebeu de um cliente, uma virada de chave naquele negócio que estava quase falindo. 

Se você ainda não tem grandes cases, pense nas coisas que já fez durante a faculdade, ou nas opiniões que você pode compartilhar com o mundo. O negócio é que, numa construção de marca, seja pessoal ou de um negócio, você precisa aparecer para ser lembrado. 

Não confunda aparecer a qualquer custo. Mas com uma estratégia bem feita, dá certo. 

É isso que estamos fazendo na Paes em 2023. E se você quiser acompanhar de perto, siga a gente no instagram, linkedin e facebook.

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