Um resumo do que aconteceu no Viva Tech 2024

Clique Aqui e saiba mais

A 8ª edição do Viva Technology aconteceu em Paris entre os dias 22 e 25 de maio, recebendo mais de 165 mil visitantes de todo o mundo e servindo como um catalisador para o debate global sobre Inteligência Artificial e Sustentabilidade.

Acompanhar eventos como esse é essencial para profissionais de marketing e comunicação, pois nos permite identificar tendências emergentes, obter insights valiosos e fomentar a inovação, garantindo que nossas estratégias estejam sempre à frente no mercado.

O time do Share esteve presente no Viva Tech 2024, anotando todos os insights e observando as novidades e tendências para compartilhar em breve. Agora, fizemos um resumo de tudo que rolou durante esses quatro dias para vocês:

Países do mundo todo e palestrantes de alto nível

Mais de 120 países estiveram representados, com aproximadamente 40 pavilhões nacionais, incluindo Canadá, Taiwan, Brasil, Reino Unido e Alemanha. O Japão, país destaque do ano, também pôde mostrar o seu ecossistema tecnológico com a presença de uma delegação ministerial e de mais de 40 startups.

Entre os palestrantes principais, destacam-se Elon Musk (fundador, presidente e CEO da SpaceX, Tesla e X [anteriormente Twitter]), Bernard Arnault (CEO e presidente do conglomerado de luxo LVMH), Meredith Whittaker (presidente da Signal Foundation) e líderes de grandes empresas como Google, Microsoft, OpenAI e muito mais.

Além disso, membros do governo e instituições internacionais marcaram presença, como Fumio Kishida, Primeiro-Ministro do Japão; Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno na Comissão Europeia; Visconde Camrose, Subsecretário de Estado Parlamentar do Departamento de IA e Propriedade Intelectual do Reino Unido; Audrey Tang, Ministra de Assuntos Digitais de Taiwan; Bruno Le Maire, Ministro da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital da França; e Marina Ferrari, Secretária de Estado de Assuntos Digitais da França.

Reprodução: Viva Technology

Participantes icônicas como as irmãs e estrelas do tênis Serena e Venus Williams também marcaram presença para falar sobre tecnologia, negócios e diversidade.

Destaca-se a fala de Serena Williams:

“Queremos investir na diversidade. Acreditamos nas mulheres negras, nos homens negros, na diversidade de ideias. Ideias que são diferentes, que ajudam [a todos], não apenas a elite de 10% do mundo.”

Participação remota de Elon Musk no evento

A apresentação de Elon Musk aconteceu online, facilitada por Maurice Lévy, presidente do Conselho de Supervisão do Publicis Groupe, o terceiro maior grupo de publicidade e comunicação do mundo.

Com direito a uma queda na transmissão e uma piada sobre a eficiência da Starlink, Elon Musk falou sobre sua expectativa de explorar Marte e seu receio em relação à inteligência artificial. Para o bilionário, é preciso treinar e educar a IA como crianças.

Os participantes do Viva Tech tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente a Musk, e uma delas foi sobre o momento conturbado que a Tesla está passando – com demissões e queda na bolsa de valores -, mas a pergunta foi imediatamente interrompida com o argumento de que questões internas da empresa não seriam comentadas.

Por fim, Elon Musk compartilhou uma esperança e um medo. A esperança foi Marte, que, de acordo com ele, as pessoas poderão conhecer em até 10 anos ou menos. O medo foi sobre a inteligência artificial.

Inteligência Artificial era o tema central

Ainda sobre o assunto da inteligência artificial, esse foi o tema principal do evento em diversos aspectos e segmentos. Foram mais de 13.500 startups presentes, oferecendo soluções para áreas como finanças, varejo, processos, transporte e logística, agricultura, recursos humanos, segurança, saúde, arte e entretenimento.

A diversidade de aplicações da IA evidenciada no evento demonstra como essa tecnologia está transformando múltiplos setores. Startups de finanças apresentaram inovações em análises de risco e automação de serviços bancários. No varejo, soluções para melhorar a experiência do cliente e otimizar a gestão de estoques foram destaque. Em transporte e logística, a IA está revolucionando a cadeia de suprimentos e a gestão de frotas.

Na agricultura, tecnologias avançadas estão sendo utilizadas para monitorar e aumentar a produtividade das colheitas, enquanto em recursos humanos, ferramentas de IA estão facilitando a seleção e gestão de talentos. A segurança foi outro ponto crucial, com startups oferecendo soluções de monitoramento e resposta a ameaças a nível governamental.

O setor de saúde também se beneficiou das inovações apresentadas, com IA sendo utilizada para diagnósticos mais precisos, personalização de tratamentos e melhorias nos cuidados aos pacientes. Além disso, a inteligência artificial está expandindo as fronteiras da arte e entretenimento, com novas formas de criar, distribuir e interagir com conteúdo artístico.

O impacto da IA, discutido em várias palestras e painéis, reflete a crescente importância dessa tecnologia para o futuro dos negócios e da sociedade. A presença de líderes e especialistas no Viva Technology reforça a necessidade de uma abordagem ética e sustentável para o desenvolvimento e implementação da inteligência artificial.

De olho no futuro!

Estamos preparando um e-book exclusivo com tudo o que vimos no Viva Technology 2024, inscreva-se para receber em primeira mão!

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Vitória Santos
Cearense, Estrategista de Conteúdo e Especialista em Redes Sociais, Vitória atua no Share como responsável pelos conteúdos dos canais da marca e relacionamento com professores e membros da comunidade do Clube Share. 
1

Comentários