Virei gestor, e agora? 5 lições de liderança

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Pode parecer assustador deixar de fazer apenas tarefas operacionais e começar a gerir pessoas. É normal ter dúvidas e até mesmo inseguranças. No entanto, é importante que você entenda qual é o seu perfil de liderança e não apenas reproduza fórmulas que existem por aí, sem compreender o motivo por trás de suas ações ao lidar com a equipe de determinada maneira.

Por isso, estudar sobre pessoas, comportamento e gestão é fundamental para compreender o que faz sentido para o seu estilo de liderança. Aprendi que conversar e trocar experiências com pessoas que enfrentam desafios profissionais semelhantes aos meus, no papel de liderança, é extremamente útil para entender diferentes abordagens, caminhos e também validar minhas próprias ideias sobre gestão.

Em 2022, tive a oportunidade de participar de um processo de desenvolvimento para liderança e percebi o quanto meus valores pessoais influenciam a maneira como lidero minha equipe e como isso afeta meu dia a dia no trabalho. Ter uma compreensão clara dos meus valores como profissional me proporcionou maior clareza sobre minha forma de liderança. Reuni 5 lições sobre isso abaixo.

Ah, é importante ressaltar que precisamos entender o quanto os nossos valores estão alinhados aos valores e objetivos da empresa, tá?

1 – Comunicação

A Comunicação é a chave para tudo. Tenho uma convicção muito forte de que não é possível liderar ou gerir pessoas sem ter uma porta aberta para a comunicação.

E quando falo sobre comunicação, não estou me referindo apenas a delimitar claramente as demandas e tarefas da equipe, definir quais projetos são prioritários ou estabelecer as metas que precisamos alcançar dentro do semestre. É claro que tudo isso precisa ser comunicado de forma eficaz à equipe.

Mas para mim, quando falamos em comunicação, estamos falando sobre entender as necessidades do time além do escopo de cada tarefa. Trata-se de ter – mesmo que virtualmente – uma porta aberta para que sua equipe possa contatá-lo e conversar.

Olhando desta forma, pode parecer que estamos nos preocupando demasiadamente com as pessoas ou invadindo um espaço íntimo delas. No entanto, ao considerar o valor da comunicação, é importante compreender a pessoa que estamos liderando.

Quais são seus objetivos e metas pessoais, quais são suas dificuldades diárias e qual é seu perfil – é mais expansivo ou mais introspectivo? Entender o estilo de comunicação da equipe é fundamental para ter um termômetro do andamento dos projetos e tarefas.

Criar um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis em sinalizar que uma demanda não está indo como o esperado, enquanto há tempo para corrigir a rota, é um dos benefícios de manter uma boa comunicação com a equipe.

2 – Crescimento

Saber sobre os objetivos e planos do seu time é fundamental para ajudá-los a crescer e se desenvolver. Estimular esse crescimento e a evolução profissional deles também faz parte do trabalho do gestor.

É essencial que tenhamos isso como prioridade em nosso dia a dia, pois somente com isso em mente conseguiremos atribuir novas demandas às pessoas, indicar cursos, livros, artigos que contribuirão com o desenvolvimento delas.

O crescimento e evolução das pessoas trazem benefícios para a empresa, tanto na qualidade das entregas quanto na maturidade das discussões. Afinal, a empresa é feita de pessoas, e quanto mais conseguirmos amadurecer e crescer como indivíduos e profissionais, melhores serão os resultados obtidos, seja em agilidade, criatividade na busca de soluções ou mesmo na maturidade para lidar com frustrações.

3 – Autonomia

Precisamos compreender o momento em que as pessoas estão prontas para enfrentar novos desafios, quando é necessário “tirar as rodinhas da bicicleta” para que possam andar sozinhas. Já estabelecemos uma boa comunicação e estamos empenhados em auxiliar o crescimento das pessoas, mas elas precisam ser capazes de caminhar com suas próprias pernas e sentir que têm autonomia para tomar decisões e lidar com as demandas do dia a dia.

Aqui, falamos sobre o processo de estruturação de um time de marketing e a importância de entender os objetivos da empresa para isso. No entanto, é crucial que os objetivos sejam claros para todas as pessoas do time, e é por isso que a comunicação é tão importante para a gestão. Ter uma comunicação e objetivos bem alinhados ajudará a confiar aos membros do time novos desafios de forma mais autônoma.

Isso é importante porque o microgerenciamento de cada tarefa pode travar o progresso do trabalho e fazer com que as pessoas não se sintam capazes de realizar as tarefas para as quais foram contratadas.

Imagina ter que aprovar cada pequena tarefa feita por um time de 20 pessoas e ainda gerenciar suas próprias demandas. Isso pode resultar em se tornar um gargalo significativo dentro da empresa ou trabalhar longas horas para dar conta de tudo – nenhuma das opções parece ser sustentável, certo?

Tá, então como podemos permitir que o time assuma as demandas de forma autônoma?

4 – Responsabilidade

É aí que entra o senso de responsabilidade! Quando o time não é microgerenciado e não precisa de aprovação em cada etapa do trabalho, é quando ele começa a desenvolver esse senso.

Ou seja, os membros da equipe sabem o que precisam executar, conhecem os objetivos da empresa e têm um canal de comunicação aberto com você para esclarecer dúvidas ou solicitar ajuda durante a execução do trabalho.

Com isso, a entrega e execução passam a ser também uma responsabilidade de cada indivíduo. No entanto, isso não te exime da responsabilidade sobre o trabalho dessas pessoas, certo?

Não fazer microgerenciamento não significa permitir que cada um faça o que quiser sem supervisão e sem saber o que está acontecendo com o time. Como líderes, não podemos esquecer que o desempenho do time é reflexo do nosso desempenho também.

5 – Liberdade

Quando o time assume responsabilidade, conquista liberdade para definir o formato de trabalho, organizar e priorizar as tarefas, e também utilizar a criatividade como uma ferramenta.

A liberdade criativa precisa estar alinhada com objetivos e resultados, não apenas da tarefa específica, mas também com o conjunto que será desenvolvido com essa entrega. Isso não significa que as pessoas que ainda estão se adaptando ao time não possam ter liberdade criativa, mas elas precisam ter um direcionamento claro sobre para onde a empresa precisa ir neste momento e quais são os resultados que precisamos alcançar com essas entregas, até que entendam e consigam conduzir isso de forma independente.

Você deve estar se perguntando: “Eu, como líder, preciso ter esses 5 pilares na minha gestão?”

A resposta é não! Como líder, você precisa buscar o seu autoconhecimento e entender, junto com sua empresa, quais são os métodos que funcionam melhor para vocês.

Esses 5 pilares são essenciais para mim, representam a forma como gosto de trabalhar e como contribuo para o desenvolvimento das pessoas que estão ao meu redor.

Os 5 pilares que compartilhei aqui se encaixam na empresa onde estou hoje, e por isso funcionam para mim. No entanto, isso não significa que os processos não precisam ser adaptados e revisados com frequência, pois as pessoas mudam, as tarefas mudam e os processos não são estáticos!

Busque autoconhecimento, converse com seus líderes, interaja com seu time, estude e você construirá seu próprio estilo de liderança, tornando-se um profissional único.

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Cíntia Carvalho
Cintia Carvalho é publicitária de formação, com 9 anos de experiência em marketing digital. Há 6 anos faz parte do time do Share, uma das maiores plataformas de educação para o mercado de comunicação do país, onde atualmente é CMO liderando o time de Marketing. Já realizou a cobertura de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e marketing como Web Summit, DMEXCO e Viva Tech.
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