A arte de desconstruir a complexidade dos problemas

Clique Aqui e saiba mais

Já faz algum tempo que eu tenho tentado melhorar a minha média de corrida nos 5km. Usando o incentivo de aplicativos de corrida, escutando música enquanto corro, tento ir mais rápido para me desafiar. Mas, como a vida anda muito dinâmica (e quando não?) meus treinos são muito inconstantes. Ora semanal, ora 2x por semana, ora mais de 1 mês sem praticar nenhuma vez. E aí sempre que retorno, as pernas não respondem, a respiração não está preparada. É uma gana por querer alcançar o objetivo dos 5km no menor tempo possível, tangibilizando meu perfil que adora um desafio.

Teve uma época que tive um personal trainner que me abriu os olhos para algo que eu nunca tinha percebido: alcançar as metas na corrida pode se traduzir em planos muito diferentes para cada uma das pessoas. Tem gente que precisa olhar os 5km entendendo o todo que falta pros 5km. Para outros, é melhor quebrar os 5km, seja em 5 parcelas de 1km ou em 10 parcelas de 500 metros. Tudo depende de como você se motiva.

Assim, descobri que a minha lógica é as tais 5 parcelas de 1km. Isso facilitou meu processo. Consegui colocar metas claras para chegar aos 5km. Até hoje minha meta é correr abaixo de 30min, em um pace de 6min/km. Como referência, maratonistas correm em um pace de 3min/km, e uma caminhada um pace de 10min/km.

Essa semana encontrei uma rotina para a cada segunda-feira tentar correr os 5km enquanto minha filha está na aula de natação. Mesmo local, mesmo trecho, mesmo dia da semana, o cenário ideal para tentar alcançar metas mais ousadas. E já na primeira vez, muita sede ao pote! É hoje que eu volto a correr abaixo dos 30min.

E assim foi, os 2 primeiros kms em um ritmo acima do esperado de 6’00”, o que me levaria a alcançar meu objetivo final. Olhando km por km, focado, com a inclinação correta do corpo, a respiração adequada ao ritmo, a firmeza no passo, a música ideal! MAS, ao entrar no km 3, o tênis desamarrou o cadarço. Frustração pura! Seguir com risco ou parar e retomar… não tinha jeito! Parei, retomei, perdi o ritmo. As pernas cansaram, não consegui avançar. Troquei as longas passadas por mais curtas, até que caminhadas foram necessárias. Mas os 5km precisavam ser finalizados. Não o fazer não era uma opção. Linha de chegada. Pace de 6’28” e duração de 32:23. Será que eu forcei muito no início? Por que não prendi melhor o cadarço? São muitos detalhes para alcançar o objetivo. 

Ao mesmo tempo, vivo desafios profissionais que trazem diversas complexidades, afinal, liderar uma equipe e uma empresa é estar preparado para qualquer cenário que se apresenta, com o objetivo de identificar problemas e resolvê-los de maneira eficaz e eficiente. E no nosso mercado nada é linear. São os meus outros 5km.

Comecei 2023 com uma das metas muito bem clara. Com um plano para não apenas percorrer os 5km planejados, mas 7km ou até 10km, pois o cenário se mostrava favorável, e a equipe se apresentando de maneira muito coesa para alcançarmos juntos nossos grandes sonhos. Mas, como em tudo, o cenário muda, dificuldades aumentam de um lado, oportunidades surgem de outro.

O aprendizado de quebrar os 5km vem pra esse lado da história! Não posso brigar com o problema, como diz um grande colega de trabalho. Ele existe, ele está a minha frente. E aqui listo algumas das práticas que tenho aplicado e gostaria de dividir com você:

  1. Primeiro de tudo, tenha conhecimento de todas as variáveis que causaram o problema. Por que meu cadarço desamarrou? Por que eu não me alimentei melhor? Isso vale para uma crise com um cliente, com uma entrega inadequada, uma relação conflita entre dois profissionais. Muitas vezes não é fácil percorrer o caminho para olhar o problema de cima, de maneira imparcial, e com todas as informações. E a prática da boa comunicação e boas conversas é um excelente aliado!
  1. Entenda qual é exatamente o seu papel diante do problema. Você está ali pra resolver? Para facilitar a solução com outras pessoas? Atrelado a isso, sempre é muito importante a humildade para assumir os próprios BOs, e entender que eu posso me desenvolver e estar mais preparado, quando for o caso. Quer correr 5km sem a prática ao menos semanal, meu querido? Vai ser difícil. Entenda como evoluir seu aprendizado no tempo correto!
  1. Hierarquize as soluções pensadas para resolver os problemas. Coloque em uma linha do tempo. Tentar resolver um problema complexo de maneira rápida, ou na ordem errada, pode representar aumentar mais o problema do que diminuir uma crise. Mas também deixar o tempo passar sem ter planos concretos pode gerar o efeito bola de neve. Aqui estamos falando de uma das variáveis mais sensíveis para atrair bons resultados.
  1. Faça alongamento todos os dias! O alongamento pode ser físico para uma corrida, mas também mental no meio profissional. O problema já é complexo, e vai exigir muito de você na liderança! Não é porque você tem problemas complexos pra resolver que você vai sair da rotina de trazer atividades prazerosas para o seu dia a dia. Manter os bons hábitos vai descomprimir sua mente, e potencializar a sua criatividade para pensar novas formas de solução.
  1. Estabeleça gatilhos! Você montou um plano, você vai acompanhá-lo. A medida que as soluções são implementadas e os resultados analisados, é importante continuar avaliando e ajustando os planos de ação para garantir que você vai chegar ao objetivo. É aumentar ou diminuir a minha velocidade no km 3 de acordo com meus primeiros kms, mas também para a montagem de uma equipe, a entrega de um projeto, a administração das metas financeiras do meu negócio.
  1. Foco. Ixi. E como é difícil! Esse mundo que já foi VUCA, hoje á BANI, que faz você aprender sobre como colocar o ChatGPT na sua e na minha vida, enquanto o que você e eu queremos é tornar tudo mais simples no meio de tanta variável. Não adianta complexizar ainda mais os problemas. Foco na missão!
  1. Tenha uma rede de pessoas que vai te ajudar na missão! Assim como o Gabriel, meu personal trainner, que me deu dicas e entendeu a minha necessidade, tenha pessoas ao seu lado que te inspire, que sejam melhores que você. Isso vai fazer você dividir o fardo da solução do problema e vai facilitar o percurso! E profissionalmente posso encher a boca pra dizer que tenho um grande time ao meu lado! 

Por fim, energia não pode faltar. Resolver problemas traz também pitadas de paixão e preparo, e pra isso é bem importante que você se sinta confortável em estar desconfortável. Não vou desistir de muito em breve alcançar o tempo abaixo dos 30min nos 5km, e todos os demais 5km que se apresentarem. Isso vai exigir sempre muito foco em todos os detalhes, e eu e você precisamos estar atentos, aprendendo sempre!

Pode demorar, pode ser passo a passo, mas vamos chegar lá! 

Até a próxima!

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários