Desvendando a produtividade: como enfrentar o caos do dia a dia?

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Hoje em dia, com o ritmo acelerado que vivemos e com demandas multifacetadas, a produtividade emerge como um fator essencial para o sucesso pessoal e profissional. 

Aliás, as fronteiras entre essas duas áreas já se confundem e a habilidade de otimizar o uso do tempo e dos recursos disponíveis tornou-se uma busca constante.

Então como ser mais produtivo e não perder horas do dia deslizando o feed de alguma rede social no seu celular? 

Bem, há um livro que li há algum tempo, que chama-se “Não leia este livro”, do Donald Roos, um designer especialista em tipografia holandês, que fala sobre isso.

O autor, afinal, trabalha com criatividade e quem também é dessa área entende bem que produtividade e criatividade, muitas vezes, não andam juntas. 

No livro, ele defende a ideia de que, por trabalhar com ideias, não conseguimos protocolar elas. logo, para ser criativo a gente precisa promover a criatividade.

E a organização ajuda nesse processo. 

Porque quando sabemos o que temos pra fazer, conseguimos ser mais produtivos com eles. 

Outra obra interessante que trata sobre esse tema e que não posso deixar de citar é “A arte de fazer acontecer” do David Allen. Eu preciso dizer que esse é um dos principais livros sobre produtividade do mundo, tendo sido divulgado até mesmo no The New York Times. 

Esse outro, fala muito sobre a gente de orquestrar e organizar as nossas tarefas. 

Mas nem sempre isso é possível, porque o nosso cérebro não é um HD, ele é feito pra guardar as coisas, pra processar elas. 

“Então vou fazer listas”

Você provavelmente pensou nisso. 

Mas calma. Vamos voltar pro livro do Donald.

Lá, ele trabalha essa concepção de que a gente não pode ficar preso às nossas tarefas. 

Ou seja, a lista ajuda. Mas no dia a dia pode acabar sendo um problema. 

Porque elas também podem desencadear episódios de ansiedade, porque são várias coisas para fazer sem nem saber por onde começar. 

Então, o autor defende que a gente acaba confundindo muito a ordem de prioridades. Tudo é urgente, tudo precisa ser feito pra ontem. Só que nem sempre. 

Por isso, a ideia que o Donald dá, é de que: você tem poucas coisas pra serem feitas todos os dias. A maioria das coisas são complementares, então quem sabe se criarmos uma hierarquia de tarefas? 

Pra ajudar a aplicar esse conceito, ele tem um aplicativo que é o to don’t list que eu acho sensacional.

E serve para organizar, por exemplo:

Três prioridades por dia. ou seja, depois daquelas três, nada mais é prioridade. E o aplicativo permitia puxar apenas uma coisa pra ti da lista de coisas pendentes. 

Então sem essa de fazer mais de uma coisa por vez. 

“Ah Patrick, mas eu tenho um monte de coisa pra fazer”

Bem, se você focar em três, por dia, tenho certeza que a sua rotina vai ficar menos estressante, do que muitas vezes ficar tão confuso e não conseguir fazer absolutamente nada. 

Então pare de tratar tudo como urgência. 

É o recado do autor do livro “Não leia este livro” e é o meu também. 

Lá no aplicativo, havia outra funcionalidade que, se em sete dias, aquelas tarefas prioritárias não foram realizadas, elas eram apagadas. 

Porque se ainda não foi feito, não é tão importante assim.

É como quando a gente se prepara pra dizer alguma coisa, e esquece na hora de falar. É porque aquilo não era tão relevante assim. 

Então, indo pro final desta indicação e aconselhamento quero dizer: defina uma ordem para as suas tarefas. 

Uma hierarquia. 

Você prefere começar pelas coisas mais rápidas porque ver uma maior volumetria vai te animar? Então se joga, é com você. 

Mas não, eu sou melhor fazendo as coisas mais difíceis primeiro pra tirar logo da minha frente. Beleza, é o seu jeito de se organizar. 

O que você precisa entender é que para ser produtivo você precisa se entender. 

Tem quem goste de usar post-it, tem quem use agenda, quem faça conversa consigo mesmo no Whats. mas o rolê todo é: se conheça e encontre aquilo que funciona pra você.

Na Paes, a gente costuma dizer pros clientes novos que não temos receita de bolo pra chegar em resultados positivos. Afinal, cada cliente tem seu contexto e o que deu certo pra um, não vai dar pro outro. 

Pra produtividade, a regra é a mesma.

A única coisa em comum é que: se tudo é prioridade, nada é. E você não sai do lugar. 

Para encontrar o que funciona com você a internet é um campo infinito de ideias e possibilidades que podem te ajudar a sair desse emaranhado de tarefas e estresse constante. 

Mas no Share, também tem um curso da Fahen Carvalho sobre produtividade, que pode te ajudar. 

Agora chega de enrolar. Deixa o celular bem longe e foque: quais são as suas prioridades de hoje? 

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