Dicas simples para analistas de marketing desenvolverem suas carreiras

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Ao iniciar a trajetória profissional em marketing, acredita-se que fazer um bom trabalho e investir em conhecimento técnico nos promoverá de maneira mais rápida. No entanto, a maioria das universidades não ensina a dinâmica do mercado de trabalho, que vai além de simplesmente entregar as demandas. Diante disso, trago algumas dicas simples que podem ser aplicadas no processo de desenvolvimento profissional de um estagiário até um especialista em marketing.

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Autoconhecimento

Para o desenvolvimento profissional, é necessário se conhecer, saber seus valores, seus pontos fortes e fracos e o que almeja em sua carreira, entre outros aspectos. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como iniciar esse processo de autoconhecimento. Existem alguns meios, como terapias, coaching, leituras e feedbacks. Começando pela leitura, o livro “Conheça seus pontos fortes” ficou famoso mundialmente por ajudar as pessoas a descobrirem suas fortalezas. Com esse livro, é possível conhecer suas cinco principais habilidades através de um teste online específico para quem possui o livro.

Além disso, é possível reservar um tempo de sua semana para refletir sobre o que desenvolveu muito bem e o que teve muita dificuldade. Dessa forma, começará a compreender quais são as atividades que desempenha melhor e mais rapidamente, e quais necessitam de aperfeiçoamento.

Alinhamento com a liderança

Alguns analistas acreditam que a responsabilidade pelo desenvolvimento da carreira é da empresa ou do líder. No entanto, esse é um pensamento arcaico, pois a maior responsabilidade é do próprio profissional. O líder pode ser um facilitador, assim como as empresas podem ou não ter um plano de carreira estruturado, mas o profissional pode continuar se desenvolvendo independentemente disso.

É importante lembrar que, se o gestor não tem o hábito de realizar conversas de desenvolvimento profissional, é possível solicitar uma reunião para discutir o assunto, demonstrando preocupação com a carreira.

Na conversa de alinhamento, é importante elaborar uma pauta e se preparar para abordar temas como, por exemplo, expor seus pontos fortes e o que gostaria de desenvolver, utilizando exemplos que ilustrem suas habilidades. Caso ainda não tenha clareza sobre esses pontos, deixe isso claro para o gestor, que poderá ajudá-lo a explorar atividades além de suas funções habituais, permitindo que adquira mais conhecimento sobre as possibilidades existentes e se aperfeiçoe cada vez mais.

O poder do feedback no desenvolvimento profissional

Outra atitude que pode ajudá-lo a se desenvolver na carreira são os feedbacks. Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa retroalimentação, ou seja, comunicar às pessoas sobre a qualidade e o desempenho de seu trabalho.


Solicitando feedback

Para solicitar feedback, é possível pedir a opinião de colegas, líderes e até mesmo fornecedores. Essa atitude demonstra humildade por querer ouvir a opinião de outra pessoa e também responsabilidade com o autoconhecimento. Ao solicitar feedback, seja específico em seu pedido. Por exemplo:


“Fulano, você poderia me dar um feedback sobre minhas habilidades comportamentais de comunicação, organização e inteligência emocional? Se puder ilustrar com exemplos de situações, ficará mais claro para que eu possa me desenvolver. Você pode utilizar a técnica de SCI (situação, comportamento e impacto).”

Como reagir a um feedback
Receber um feedback exige muita maturidade e, como foi dito anteriormente, humildade. E como você o recebe diz muito sobre você. Depois de ouvir ou ler o feedback, agradeça. É muito deselegante ficar dando justificativas. Dê um tempo para você absorver a informação e, depois de alguns dias, você pode até trazer seu ponto de vista para a pessoa.


O que fazer com os feedbacks?
Eu sugiro que você guarde os feedbacks no que eu carinhosamente chamo de “arquivo do feedback”. Pode ser uma pasta física, um caderno ou até uma pasta na nuvem. Eu tenho meus cadernos desde a época do meu primeiro emprego e é satisfatório ler os pontos que foram abordados por algumas pessoas ao longo da trajetória.


Além de guardar, também é preciso tomar uma ação com essas informações tão preciosas que você está recebendo, por isso será necessário criar uma rota.

Desenvolvendo habilidades e competências comportamentais

Conhecidas no mundo empresarial como soft skills, as habilidades comportamentais têm grande influência na carreira de um profissional, principalmente na área de marketing, que exige flexibilidade, adaptação, contato com pessoas de diferentes equipes e habilidades de comunicação, entre outras.

Apesar disso, muitos analistas de marketing se concentram apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas e acabam por não progredir na carreira devido a pontos críticos em seus comportamentos. Por isso, é importante estar atento ao receber um feedback sobre como está desempenhando seu trabalho e quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos.

De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, até 2025 as habilidades mais exigidas pelas empresas serão pensamento crítico, criatividade e flexibilidade. Portanto, é ideal encontrar um equilíbrio no desenvolvimento de sua carreira entre habilidades técnicas e socioemocionais.

Crie um plano de ação

O plano de ação, também conhecido como PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), será a combinação de todos esses fatores: os pontos em que você já é bom e deseja se aprimorar ainda mais, os pontos que precisam ser melhorados para não prejudicar seus pontos fortes, o alinhamento com seu gestor e os feedbacks recebidos. Muitos analistas cometem um erro ao focar somente em cursos ou livros. No entanto, o plano de ação deve seguir uma estrutura que o ajudará a pensar primeiro sobre o motivo de criar uma ação e, em seguida, sobre qual ação tomar.

Estrutura do plano de ação

Exemplo de uma estrutura de um plano de ação

Você pode elaborar a primeira versão e validá-la com o seu gestor, assim terá mais direcionamento e acordo sobre o que precisa desenvolver, como fará e qual será o prazo. Além disso, o gestor também pode sugerir a inclusão de algumas atividades diárias ou semanais em sua rotina, a fim de que a evolução aconteça de forma mais prática.

E lembre-se: a disciplina pode ser mais eficiente que talento.

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