20 livros sobre Branding e Estratégia de marcas

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Quem aí está com uma lista de leituras interminável? Pois saiba que você não está sozinho nesse desafio. Quando se trata de branding e estratégia de marcas, a gente pode encontrar muito material de estudo, leituras, artigos… mas este texto tem como objetivo deixar uma listinha organizada para você. Quais são os livros de branding que você vai ler nos próximos meses? Quem sabe este artigo te ajude a decidir.

Durante sua busca por novas leituras sobre branding e estratégia de marcas, você pode encontrar muito conteúdo em inglês. Isso é muito comum quando buscamos conteúdos de marketing, por isso, vale você encontrar recursos como tradutores (como o Kindle pode te auxiliar na tradução de alguns termos nos eBooks). O importante é você pesquisar e começar a se aventurar nas novas leituras!

Building Strong Brands de David Aaker

Este é um livro fundador de um modelo de pensamento para construção de marcas. Provavelmente, você já viu ou aplicou algum dos conceitos dele no seu trabalho. O framework de construção da “Brand Identity” é um dos mais utilizados até hoje.

Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital – Por  Daniel Rowles (Autor), Afonso Celso da Cunha Serra (Tradutor)

Este livro apresenta diversos assuntos, como por exemplo: estratégias para construção do digital branding, jornada dos usuários no ambiente online, mecanismos de busca, publicidade, redes sociais, ferramentas de CRM e automação, entre outros. 

“Brand Thinking and Other Noble Pursuits” de Debbie Millman

Este livro apresenta entrevistas com mais de 20 dos principais pensadores de marcas e marketing do mundo, incluindo Seth Godin, Malcolm Gladwell e Dan Pink. O livro é uma ótima fonte de inspiração para profissionais de branding que desejam aprender com as melhores mentes do setor.

“Aaker on Branding: 20 Principles That Drive Success” de David Aaker

O livro apresenta as principais estratégias de marca que podem ajudar a impulsionar o sucesso dos negócios. Aaker, um dos principais especialistas em branding do mundo, apresenta um conjunto de princípios essenciais que podem ser aplicados a qualquer marca, independentemente do setor ou tamanho da empresa.

“Building a StoryBrand: Clarify Your Message So Customers Will Listen” de Donald Miller

Este livro oferece conselhos práticos sobre como contar histórias para criar uma conexão mais profunda com os clientes. O autor usa exemplos da vida real para mostrar como a criação de uma narrativa forte pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente e melhorar os resultados dos negócios.

How Brands Grow de Byron Sharp

O livro “How Brands Grow” é essencial para ajudar profissionais de marketing a repensarem e questionarem muitas das certezas estabelecidas no mercado e na literatura.

“Contagious: Why Things Catch On” de Jonah Berger

Como atrair a atenção das pessoas? Este livro apresenta seis princípios para criar conteúdo viral. O autor usa exemplos de campanhas de marketing bem-sucedidas para mostrar como as marcas podem aproveitar a psicologia humana para aumentar o alcance de suas mensagens.

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“Different: Escaping the Competitive Herd” de Youngme Moon

O livro desafia as convenções do branding e oferece conselhos sobre como se destacar em um mercado lotado. A autora argumenta que as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que são diferentes de suas concorrentes, e oferece exemplos de empresas que encontraram sucesso ao adotar uma abordagem não convencional.

“Eating the Big Fish: How Challenger Brands Can Compete Against Brand Leaders” de Adam Morgan

Este livro explora como as marcas menores e menos conhecidas podem competir com as marcas líderes do mercado. O autor apresenta exemplos de marcas que conseguiram superar seus concorrentes maiores e oferece conselhos sobre como as empresas menores podem encontrar sucesso em um mercado dominado por marcas estabelecidas.

“The Power of Cult Branding: How 9 Magnetic Brands Turned Customers into Loyal Followers” de Matthew W. Ragas e Bolivar J. Bueno

Como o branding pode criar seguidores apaixonados por uma marca? Este livro explora como nove marcas como a Harley-Davidson e a Apple, conseguiram criar um público apaixonado que defende as marcas. Os autores apresentam um modelo de branding que qualquer empresa pode seguir para criar uma base de fãs leais.

“Fascinate: Your 7 Triggers to Persuasion and Captivation” de Sally Hogshead

Este livro identifica sete gatilhos psicológicos que as marcas podem usar para criar conexões mais profundas com os consumidores. A autora oferece conselhos sobre como as empresas podem usar esses gatilhos para aumentar a fidelidade do cliente e melhorar a percepção da marca.

“The Brand Flip: Why customers now run companies and how to profit from it” de Marty Neumeier

Este livro argumenta que as empresas precisam adotar uma abordagem mais centrada no cliente para criar marcas bem-sucedidas. O autor oferece conselhos práticos sobre como as empresas podem adotar uma abordagem mais humana para o branding e impulsionar o sucesso dos negócios.

“How Brands Become Icons: The Principles of Cultural Branding” de Douglas B. Holt

Este livro apresenta um modelo de branding baseado em valores culturais e sociais para criar marcas icônicas. O autor usa exemplos de marcas icônicas como Nike e Coca-Cola para mostrar como as empresas podem aproveitar os valores culturais para criar conexões emocionais com seus consumidores.

“The Brand Gap: Revised Edition” de Marty Neumeier

Esta edição revisada do livro original inclui novas informações sobre a evolução do branding e como as empresas podem acompanhar as mudanças nas tendências e na tecnologia para criar marcas fortes. O autor oferece conselhos práticos sobre como as empresas podem criar marcas que se conectem emocionalmente com os consumidores.

“The End of Fashion: How Marketing Changed the Clothing Business Forever” de Teri Agins

Este livro explora como as marcas de moda se tornaram as poderosas empresas de marketing que são hoje. A autora oferece uma análise fascinante da indústria da moda e como ela mudou ao longo do tempo, com foco na evolução do branding e marketing na moda.

“Truth, Lies and Advertising: The Art of Account Planning” de Jon Steel

Este livro é um guia abrangente para a prática de planejamento de contas em agências de publicidade. O autor oferece conselhos práticos sobre como entender o público-alvo e criar mensagens publicitárias que ressoem com eles. O livro inclui estudos de caso de campanhas publicitárias bem-sucedidas e dicas sobre como lidar com clientes e colegas de trabalho.

“ZAG: The #1 Strategy of High-Performance Brands” de Marty Neumeier

Este livro explora a importância de se destacar da multidão em um mercado saturado. O autor oferece conselhos sobre como as empresas podem adotar uma abordagem mais ousada e criativa para o branding, criando marcas fortes que se destaquem da concorrência.

“The 22 Immutable Laws of Branding: How to Build a Product or Service into a World-Class Brand” de Al Ries e Laura Ries

Este livro apresenta 22 leis fundamentais que as empresas devem seguir para construir marcas fortes e bem-sucedidas. Os autores oferecem conselhos práticos sobre como entender o público-alvo, escolher o nome e o logotipo certos e manter a coerência da marca ao longo do tempo. O livro inclui exemplos de marcas que seguiram essas leis com sucesso.

“The New Rules of Marketing and PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly” de David Meerman Scott

Este livro oferece conselhos práticos sobre como as empresas podem aproveitar as mídias sociais e outras tecnologias para alcançar os consumidores diretamente. O autor apresenta exemplos de marcas que conseguiram encontrar sucesso ao adotar uma abordagem mais direta para o marketing e branding.

“The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference” de Malcolm Gladwell

Este livro explora como as tendências e ideias se espalham e se tornam populares. O autor usa exemplos da vida real para mostrar como as empresas podem aproveitar os fatores que contribuem para o sucesso das tendências para criar campanhas de marketing eficazes.

E aí, curtiu a listinha de próximas leituras? Vale lembrar que mesmo com as capas originais (em inglês), você também encontra as edições traduzidas e em outros formados (como o Kindle). Vale ficar de olho nos sites, pelas indicações relacionadas. Se for comprar um livro, fique de olho nas indicações de leitura que podem surgir no momento da compra.

Além disso, vale lembrar que o desenvolvimento profissional (independente da área) passa por diversos formatos, como: networking, cursos, aulas, mentorias e tudo isso você encontra no Clube Share. Clique aqui e saiba mais!

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