A importância da estratégia e planejamento para marcas

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O final de ano é a época perfeita para desenhar as metas para o ano novo. Por isso, em dezembro rolou a Imersão de Planejamento 2023 aqui no Clube Share, onde falamos tudo sobre o assunto nas áreas de Redes Sociais, Marcas e Performance. Sejamos sinceros, toda hora é uma boa hora para falar da importância da estratégia e do planejamento, né?!

Apresentamos um pouco sobre as estratégias para um bom planejamento de redes sociais por aqui e como montar um plano de mídia para 2023. Hoje vamos comentar sobre a importância da estratégia e do planejamento para as marcas e o seu peso na comunicação.

Todos os avanços das últimas décadas tornaram a comunicação entre pessoas e marcas ainda mais acessível, mas isso não significa que se tornou mais fácil. A atenção das pessoas está completamente pulverizada: então, como impacta-la? 

A tecnologia fragmentou a atenção: um breve resumo

Com a chegada da internet, as possibilidades de comunicação e de venda se multiplicaram. Inicialmente, a forma que era feita a publicidade na internet ainda era muito similar à dos veículos de comunicação em massa. Grandes portais distribuíram notícias e anúncios e os primeiros sites eram como outdoors digitais.

Hoje, os mecanismos de busca se tornaram a porta de entrada de muitos para a procura de informações. Dessa forma, estratégias que tornassem os conteúdos mais fáceis de serem encontrados cresceram. 

Com o surgimento das redes sociais e smartphones, a interatividade se tornou a essência da comunicação digital e tudo começou a acontecer em tempo real. Com a popularização das redes sociais, elas se tornaram os melhores canais para conteúdos personalizados, não só pela interação, mas por serem canais de mídia mais acessíveis para empresas pequenas expandirem seu alcance online. 

Por isso, não adianta comprar só espaço. É preciso merecer atenção.

E onde a estratégia entra em tudo isso? 

Antes de andar, é preciso decidir por qual caminho seguir, correto? Por isso, é fundamental definir os objetivos da marca antes de qualquer coisa. E é aqui que entra a estratégia, que pode ser enxergada através de três etapas:

O que fazer (Estratégia)

Como fazer (Tático)

Fazer (Operacional)

Construir um bom planejamento para a sua marca envolvendo todos esses pontos é importante por três motivos:

Reduzir incertezas no caminho (porque, para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho vale, concordam?);

Maximizar seus ganhos (focando naquilo que está dando certo);

Ter algo para seguir (plano, rotina e propósito importa!).

Em resumo: estratégia é fazer escolhas e entender os cenários que você está e qual problema precisa resolver.

A estratégia e o planejamento caminham juntos, para que a análise faça sentido e os ajustes necessários sejam realizados de forma mais inteligente. 

Montar um planejamento pode ser complexo, mas vamos te ajudar! E montamos um Kit especial para você:

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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