Como sempre aprimorando suas ferramentas, o Instagram anunciou algumas atualizações no recurso de transmissões ao vivo da plataforma. Através da sua conta no Twitter, a empresa publicou grandes mudanças para a função, entre elas, o aumento na duração das lives e um arquivo de produções passadas.
Como padrão, as lives produzidas no Instagram podem ter até 60 minutos de duração atualmente. Porém, com essa atualização, o recurso passará a suportar até quatros horas de transmissão contínua.
De acordo com a empresa, a nova atualização de duração estará disponível para todos os usuários que não possuem histórico de violações de diretrizes da rede social. Em breve, as lives de até quatro horas começam a ser distribuídas globalmente.
Arquivo de lives
Além de poder produzir lives mais longas, o usuário também receberá um arquivo das suas transmissões passadas. Atualmente, é possível acessá-las apenas se publicarmos no IGTV ou então durante 24 horas nos Stories.
A nova funcionalidade vai permitir que o usuário guarde suas transmissões por até 30 dias, além de poder realizar o download do conteúdo ou então enviar as produções para o IGTV.
Live Now
Uma outra novidade que o Instagram anunciou foi o recurso “Live Now”, que irá aparecer no aplicativo IGTV e na aba Explorar. O recurso vai agrupar as transmissões ao vivo que estão acontecendo e o principal objetivo é auxiliar os usuários a encontrarem cada vez mais conteúdos para consumirem dentro da plataforma.
As novas funcionalidades das lives chegam logo após o Instagram fazer outras atualizações para o recurso durante este ano. Anteriormente, a produção de lives era limitada para dispositivos mobile, porém, agora, os usuários já conseguem acompanhar as transmissões ao vivo pelo navegador e também fazer doações para os criadores de conteúdo.
E se você não está familiarizado ainda com o recurso de lives do Instagram, aqui vai um tutorial rápido e fácil de como fazer sua primeira transmissão ao vivo e aproveitar esta funcionalidade!
Como fazer uma live no Instagram?
Passo 1:
Abra seu aplicativo do Instagram e clique no ícone ao canto superior esquerdo da tela, como se fosse fazer um Stories.Ou também você pode só arrastar a tela para direita no seu feed.
Passo 2:
Na parte inferior da tela, você verá que estão disponíveis vários recursos para utilizar nos Stories. Deslizando os ícones para a esquerda, você verá a opção “Ao Vivo”. Clique nela.
Passo 3:
Após, é só clicar na opção “Transmitir ao vivo”, que fica acima do “Ao Vivo”. Não esqueça de verificar a qualidade da sua internet, o som e o ambiente antes de iniciar a gravação.
Passo 4:
Quando desejar terminar sua Live, é só clicar em “Encerrar” no canto superior direito. O aplicativo vai mostrar quantas pessoas acompanharam sua transmissão ao vivo.
Passo 5:
Depois de encerrar a sua transmissão, você terá 3 opções:
- Publicar o vídeo no IGTV
- Salvar o vídeo no seu aparelho
- Descartar o vídeo
E, assim que liberada a nova atualização, você poderá arquivar o vídeo por 30 dias.
Como aproveitar a atualização na sua estratégia?
- Entregando conteúdo de valor:
As lives são ótimas para entregar conteúdo de qualidade aos usuários, de forma que não teria o mesmo efeito caso fosse publicado no feed ou stories. Com o aumento da duração de tempo, você pode aproveitar para produzir conteúdos mais aprofundados e engajadores. Alguns exemplos de oportunidades:
Lançamento de novos produtos: os seus seguidores têm a sensação de exclusividade ao estarem vendo as novidades em primeira mão.
Enquetes: a sua audiência pode dar feedbacks sobre produtos, serviços, conteúdos e participar de forma mais ativa nas decisões da sua estratégia.
Mostrar os bastidores: essa ação humaniza a marca e a aproxima mais do público, mostrando, assim, uma face diferente e mais divertida da empresa.
Esses são apenas alguns exemplos de como podemos trazer um conteúdo diferenciado e de qualidade através das lives. Mas não é só isso, confira a seguir outras maneiras de utilizar estrategicamente as transmissões ao vivo!
- Gerando gatilhos de urgência e de exclusividade:
Estes gatilhos funcionam muito bem para chamar a atenção do público. As pessoas possuem necessidade de estarem antenadas às novidades, isso faz com que elas priorizem as lives e se sintam especiais por acompanharem este conteúdo exclusivo e em tempo real.
Com mais tempo de transmissão, você poderá trabalhar uma narrativa ainda mais envolvente para ativar esses gatilhos. E, ainda que o vídeo fique disponível depois, não entrega a mesma emoção do real time, então utilize a duração da live para despertar essas sensações.
- Aumentando o engajamento:
O Instagram tende a valorizar quem utiliza as atualizações de recursos ou aproveita todas as possibilidades da plataforma. Então, aumentar o tempo de duração da sua transmissão ao vivo poderá aumentar também seu engajamento.
O engajamento que as lives do Instagram proporcionam talvez seja a característica mais importante desse recurso. Quando a sua audiência sabe que você está olhando de volta para ela, abre-se uma grande oportunidade de geração de comentários e perguntas visíveis a todos os participantes.
Esta atualização traz um mar de novas possibilidades para a sua estratégia, estes são apenas alguns exemplos! As lives podem ser um ótimo recurso, seja para engajar o público, ganhar reconhecimento ou alavancar suas vendas. Vamos aguardar a nova atualização ser liberada para todos os usuários, mas, enquanto isso, não deixe de inserir as transmissões ao vivo no seu planejamento!
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