Foto: Reprodução/BBB
Falta uma semana para o lançamento do maior reality show do Brasil, que divide opiniões entre os amantes e os haters – mas que, sem dúvidas, traz diversos ensinamentos: os cases de marketing do BBB dão o que falar.
Até porque, mesmo que você não assista, basta você estar em alguma rede social para saber o que rola na casa mais vigiada do Brasil.
O BBB 23 estreia dia 16 de Janeiro de 2023, sendo exibido no país desde 2002. Com o crescente sucesso observado nas últimas edições, muitas marcas desembolsam uma grana para patrocinar o reality e aparecer para milhões de brasileiros. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo: os grandes cases de Marketing no BBB!
BBB 2020: o primeiro ano com famosos e anônimos
2020 foi a primeira edição do BBB com a dinâmica que reuniu famosos e anônimos, marcado também pela grande jogada de Marketing de Influência, trazendo influencers para a TV e batendo recordes de votação no Guinness World Records.
Vamos falar de um dos principais cases dessa edição: Bianca Andrade – a Boca Rosa.
Ela entrou na casa com o objetivo de vender seus produtos de beleza. Sua estratégia de Marketing ficou muito conhecida por demonstrar a importância de um bom planejamento! Antes de ficar confinada, Bianca fotografou todos os looks que usaria dentro da casa, combinando com as suas maquiagens. Aos domingos, ela se produzia com as roupas e maquiagens e sua equipe divulgava fotos dessas combinações de forma instantânea em seu Instagram.
Quando entrou no programa, ela tinha 8,2 milhões de seguidores. Saiu com 9,4 e hoje, em 2023, tem mais de 18 milhões. Claro que durante sua estadia no BBB, ela se envolveu em polêmicas e confusões que a fizeram perder seguidores também, mas o seu Marketing e sua estratégia para vendas foram muito bem executados.
BBB 2021: o big dos bigs
A 21ª edição do programa superou a anterior em audiência. Começou fervendo em polêmicas e teve uma vencedora inesperada – para os participantes, é claro, pois quem estava de fora pôde ver a escalada do fenômeno Juliette. Foram diversas marcas que patrocinaram essa edição, com várias sendo adicionadas durante a temporada; dentre elas, Americanas, Picpay, Amstel, Seara e o nosso case escolhido: McDonald’s.
Festa de Pijama do Méqui
Essa foi uma das maiores ações de marca no BBB. Para quem não lembra, o cenário ficou todo temático, vermelho e amarelo, com o arco do McDonald’s, roupas personalizadas para os participantes e uma cozinha estruturada para oferecer lanches, bebidas e até sorvete.
Como o Rafa disse, a festa levou a marca aos Trending Topics e travou o iFood. Aliado a isso, tiveram outras estratégias, como o lançamento da Méqui BBBox, que traria itens exclusivos de brinde nos pedidos do iFood. Segundo o site Revista Menu, “Por causa do “merchan”, cerca de 1 milhão de pessoas entraram no aplicativo do McDonald’s para celular, um crescimento de 25%. Os downloads no app da empresa tiveram um salto de 120% e o Google registrou que as pesquisas pela marca aumentaram 4.344%”.
BBB 2022: queda de audiência e alvo de críticas
Em 2022, a audiência do programa caiu. Os espectadores do reality julgaram o elenco como fraco, bem como as narrativas que se criaram dentro da casa. Nem as provas ficaram ilesas das críticas. Mesmo assim, as marcas patrocinadoras ainda tiveram que pagar pelas suas cotas de patrocínio. No ano passado, se fizeram presentes: Americanas, Avon, PicPay, C&A, Seara, Amstel, Above, McDonald’s e a 99.
99 versus Uber: quando o tiro sai pela culatra
Talvez um case inusitado desse programa seja da 99 e da Uber. Em uma das Provas do Anjo, em que a 99 era patrocinadora, um dos participantes confundiu o nome da empresa com a maior concorrente, chamando os amigos para “pegar um Uber”. Ainda que essa situação só tenha sido vista ao vivo pelo Pay-per-view, a internet não perdoa e logo virou meme nas redes sociais.
Mas a 99 foi estratégica e aproveitou o conteúdo real-time para fazer piada no Twitter:
E assim, foi recebida com diversos comentários positivos como esse:
E a Uber, claro, não quis ficar quieta e perder o momento, então foi comentar também – mesmo estando de fora dos patrocinadores do BBB 22.
O problema é que os comentários não vieram da forma desejada…
A 99 fez uma reviravolta e tanto na situação. Não deixou que a concorrente fosse o centro da atenção e, enquanto isso, a Uber errou o timing e ainda mostrou o quão importante é estar atento à sua comunidade, aos seus serviços e feedbacks dos clientes.
E no BBB 2023, o que será que nos espera?
Depois de tanta coisa, podemos esperar muito Marketing de Influência, planejamento, referências, grandes eventos e novos recordes? Pode deixar, estaremos vigiando para trazer mais análises para você!
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