Como criar anúncios com enquete no Facebook?

Clique Aqui e saiba mais

Você já fez um anúncio com enquete em uma campanha de anúncios de vídeo no Feed de Notícias do celular do Facebook?


Que tal aprender a criar um anúncio com enquete para oferecer uma experiência interativa para que as pessoas possam expressar as preferências delas e interajam ainda mais em seus anúncios?


Veja como as empresas estão tendo sucesso no uso de anúncios com enquete nestes estudos de caso: (clique nos nomes com links)
Warner Bros
MILO Malaysia
Canada Drives



VAMOS APRENDER? É bem fácil e rápido!


Logo abaixo você vai ver passo e como é rápido usar este recurso.


Mas antes algumas considerações:

Os anúncios com enquetes são diferentes dos do Instagram que são nas Histórias. Já fizemos um conteúdo com passos de como realizar, caso quiser ver: http://portal.tudodeshare.com.br/blog/aprenda-fazer-enquetes-patrocinadas-nas-historias-do-instagram


Também é diferente das ENQUETES nativas das páginas que possibilitam fazer uma pergunta com duas alternativas com texto, emojis e GIFS ou IMAGENS, também falamos da função com detalhes neste post:
http://portal.tudodeshare.com.br/blog/tudo-sobre-as-novas-enquetes-nas-paginas-do-facebook


E o que vamos ver logo abaixo é diferente de fazer uma ENQUETE em vídeo via postagem em uma página ou usando o Estúdio de Criação do Facebook, pois elas são Orgânicas (embora dê para patrocinar/impulsionar um post de vídeo com enquete), mas as possibilidades são diferentes. Logo mais abaixo terá prints com exemplos para melhor entender.


Mão na massa para fazer um anúncio de vídeo com ENQUETES?



Antes de tudo só é possível realizar em anúncios com VÍDEO. E por momento a ENQUETE só funcionará no FEED MOBILE, mesmo configurando vários posicionamentos, e isso é possível só irá ter a experiência no MOBILE. Você entenderá mais para frente os motivos.



Algo bem importante também é que só é possível ativar ENQUETES patrocinadas em anúncios com vídeos usando os OBJETIVOS de anúncios:


Reconhecimento da marca, Alcance, Tráfego, Instalações do aplicativo e Conversões.


Se você quer saber mais sobre objetivos de anúncios, uma das últimas edições do Feijão com Arroz eles são abordados com mais detalhes: http://portal.tudodeshare.com.br/blog/escolhendo-o-objetivo-certo-para-campanhas-no-facebook-instagram-e-whatsapp



Só é possível criar anúncios com enquetes para o Facebook



Você só conseguirá realizar este formato de anúncios usando o Gerenciador de Anúncios via Navegador, não é possível fazer pelo Aplicativo de Anúncios ou pelo aplicativo do Facebook, aplicativo Gerenciador de Páginas ou pelo aplicativo do Instagram.


Mão na massa?


Acesse o Gerenciador de Anúncios no endereço:
http://www.facebook.com/ads/manager e escolha a conta de anúncios que deseja criar um anúncio com Enquete.

Escolha CRIAR:

Então escolha um dos objetivos que permitem usar ENQUETES nos anúncios. No exemplo vamos usar ALCANCE!

Então decida os POSICIONAMENTOS (onde os anúncios vão aparecer), você pode deixar AUTOMÁTICO, ou poderá escolher quais usará. Se desejar ter métricas mais precisas como fizemos no exemplo escolha FEED DE NOTÍCIAS DO FACEBOOK, o qual vai ser versão desktop e versão mobile, as enquetes só funcionarão na versão MOBILE, nos demais posicionamentos o anúncio vai rodar, mas sem as opções de ENQUETE (por isso isolar o posicionamento seja uma boa escolha).

Então escolha criar um novo anúncio.

Nota: Você não poderá escolher um vídeo já postado para fazer uma enquete patrocinada. Mas você poderá Patrocinar/Impulsionar um vídeo postado com ENQUETE orgânica. mas será diferente de um anúncio de ENQUETE o qual estamos realizando.

Adicione a mídia (vídeo).
Você precisará usar um vídeo para que consiga ADICIONAR uma ENQUETE no anúncio. Por momento ainda não é possível usar imagens.

Ao escolher o vídeo e ele for carregado irá aparecer um botão do lado chamdo de: ADICIONAR ENQUETE, veja no print:

Note que o anúncio já realizado, com copy/legenda, títulos etc está sem ENQUETE.

Ao clicar no botão ADICIONAR ENQUETE, uma nova aba irá carregar e nela você conseguirá CRIAR e personalizar a sua ENQUETE.

Você poderá preencher a PERGUNTA da ENQUETE, e duas OPÇÕES (SOMENTE DUAS), e se desejar poderá adicionar um LINK para cada OPÇÃO da ENQUETE, lembrando que se escolher preencher com LINK os dois campos deverão ser preenchidos, ou seja, um LINK para cada.


Se escolher não usar links tudo bem, mas perderá a chance de usar uma das interações mais legais das ENQUETES patrocinadas, a possibilidade de gerar tráfego/acessos para um link de um site, loja, etc… e proporcionar uma experiência mais agradável ao acessar.


Quando o usuário clicar em uma das OPÇÕES da ENQUETE via MOBILE será CARREGADO o conteúdo do devido LINK, ou seja, o site abrirá instantaneamente abaixo do vídeo, e poderá interagir com o conteúdo.

Veja o print:

Você também pode usar parâmetros de rastreamento nas URLs das opções, abordamos isso nesta edição do Feijão com Arroz: http://portal.tudodeshare.com.br/blog/parametros-utm-o-que-sao-utilidades-e-como-usar-com-exemplos

Capriche na criatividade da sua ENQUETE, poderá usar até EMOJIS, como no exemplo:

Se quiser ver como ficará o anúncio em outros posicionamentos poderá ver lá em cima, conforme o print, lembrando que a ENQUETE só funcionará no posicionamento FEED DE NOTÍCIAS MOBILE.

Se preferir não usar vários posicionamentos desative os mesmos ou escolha outros a nível de CONJUNTO de ANÚNCIOS:

Retornando na criação da ENQUETE: Em um Anúncio de ENQUETE é OBRIGATÓRIO informar um LINK de EXIBIÇÃO, será uma espécie de amostra do que o usuário irá acessar ao clicar em uma das opções (este link não é clicável, é apenas visual).

Geralmente é adicionado o domínio do site o qual irá alguma das opções da ENQUETE, veja como ficará:

Se quiser ver melhor o anúncio como ficará poderá ativar a prévia que dá uma visão melhor do anúncio, veja como ele ficou:

Só o anúncio:

Também é possível ver os outros posicionamentos caso estejam selecionados a nível de CONJUNTO de ANÚNCIOS.

Caso quiser ISOLAR como por final deixamos somente para FEED de NOTÍCIAS do FACEBOOK poderá clicar em EXPAND PREVIEWS e verá mais detalhes das amostras do Anúncio (repetindo: a enquete só vai aparecer para a versão Mobile), se você desejar que o anúncio só seja veiculado em um MOBILE poderá fazer isso lá nos posicionamentos no CONJUNTO DE ANÚNCIOS. Caso quiser deixar como fizemos para desktop e mobile tudo bem.

Visualizando amostras:

Ainda poderá usar outras MANEIRAS de visualizar como ficará o anúncio:

Veja uma demostração no FEED MOBILE, para você testar realmente como ele ficará na prática:

E ali ele funcionando, se o usuário clicar para ASSISTIR o vídeo (PLAY) será aberta uma experiência diferente com o vídeo no topo, e o link do SAIBA MAIS do anúncio. E se o usuário clicar em uma das OPÇÕES da PERGUNTA da ENQUETE será carregado o conteúdo do LINK da respectiva opção. O usuário terá três opções de links, um do SAIBA MAIS do anúncio, um da opção 1 da ENQUETE e o outro da opção 2.

Então poderá ser gerada uma experiência bem interessante para o usuário. E caso não foi informado links nas opções, tudo bem, apenas será computado o seu voto e o conteúdo abaixo será do link do SAIBA MAIS do anúncio.

Ao votar em uma opção e já ter aberto e mostrado o conteúdo do LINK, ao voltar poderá ver o resultado da ENQUETE e seguir navegando no FEED.

Já na versão desktop (caso foi habilitado o posicionamento) apresentará o anúncio na forma normal, sem a ENQUETE.

Após ver as amostras, testar e interagir poderá voltar no Gerneciador de Anúncios dar PUBLICAR o anúncio e esperar os RESULTADOS.


Falando em RESULTADOS do anúncio com ENQUETE!


Mas e como saber quantos votos o anúncio gerou?

Após receber interações no anúncio você poderá voltar no mesmo e a nível de CONJUNTO de ANÚNCIOS ou a nível de ANÚNCIO.

NOTA: (nosso anúncio não gerou dados suficientes para mostrar com prints aqui nesta mensagem, mas dentro de um dia atualizaremos o post no blog com os resultados: http://portal.tudodeshare.com.br/blog/como-criar-anuncios-com-enquete-no-facebook)


Mas é fácil encontrar os resultados dos VOTOS do anúncio:


1 – Clique em Visualizar gráficos;

2 – Selecione o intervalo de tempo das respostas da enquete que você deseja ver.

3 – Sob Resultados de interatividade, escolha Feed de Notícias móvel do Facebook no menu suspenso.

4 – Você verá Alcance com Respostas a enquetes.


Os usuários que receberam o anúncio só vão ver a porcentagem de votos (idêntico como funciona nas Histórias do Instagram), mas somente ao CLICAR em uma opção e VOTAR.


Já você anunciante saberá dados e métricas mais detalhadas usando os passos logo acima. Claro que se usou parâmetros de rastreamento nos links terá métricas extras a analisar. E também todas as outras métricas (tradicionais) do anúncio no Gerenciador de Anúncios.



ENQUETES ORGÂNICAS:

Bem provável você já tenha visto ou até feito em posts com vídeos as ENQUETES orgânicas, você pode fazer via postagem na página (somente na versão desktop), adicionando opções, veja no print:

Ou também poderá usar o ESTÚDIO DE CRIAÇÃO para fazer o procedimento, conforme no print logo abaixo


Abordamos vários detalhes sobre o Estúdio de Criação em uma edição do Feijão com Arroz:
http://portal.tudodeshare.com.br/blog/aprenda-mais-sobre-a-nova-possibilidade-de-agendar-e-postar-no-instagram-via-navegador-no-estudio-de-criacao

Os posts com ENQUETES orgânicas podem ser PATROCINADOS ou IMPULSIONADOS, porém você não terá métricas DETALHADAS dos VOTOS no Gerenciador de Anúncios, muito menos as opções de LINKS nas opções.



Que tal?
Você já tinha feito algum anúncio com ENQUETES?

Vamos lá ser criativo e testar esta opção de ENQUETE para gerar mais interações e resultados com anúncios.



FEIJÃO COM ARROZ

O projeto tem por objetivo entregar conteúdos semanais sobre assuntos envolvendo marketing e comunicação.

Envie sugestões de temas e assuntos para serem abordados por nós!

Vamos compartilhar?
Seus amigos e conhecidos também poderão gostar deste conteúdo, indique para eles, é só inscrever-se no link: http://bit.ly/querofeijao

Formulário para inscrever-se:



MAIS?

Quer se alimentar de mais conteúdos super interessantes?
Acesse nosso blog: www.portal.tudodeshare.com.br/blog

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Após alguns dias o contudo é disponibilizado no blog em:
bit.ly/comerfeijao

Não gostou do conteúdo?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do Feijão com Arroz!


COMO FAZER MOLHO VINAGRETE:


MANUAL DO OVO COZIDO:


TORTA DE PÃO DE QUEIJO:



Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share está há mais de 12 anos democratizando a educação para profissionais de comunicação e marketing. Com metodologia de ensino exclusiva, criada para que os profissionais aprendam e atuem no mercado, contemplando diferentes níveis de desenvolvimento.
1

Comentários