Como marcas usam games para conquistar o público jovem

Clique Aqui e saiba mais

Seja PS5, ou plataformas digitais como Twitch e Discord, o ambiente digital tem ganhado cada vez mais espaço, até o ponto de estourar a bolha gamer. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2025, houve um aumento de 8,9% no número de brasileiros que consomem jogos digitais, em comparação com a pesquisa de 2024.

Ainda em comparativo, 73,9% dos entrevistados afirmaram consumir algum tipo de jogo, e em 2025 esse número saltou para 82,8%. O levantamento também apontou que 88,8% dos jogadores disseram que essa é sua principal forma de entretenimento.

Com esse cenário em vista, cada vez mais empresas têm investido em interações online dentro do ecossistema de games para conseguir se aproximar do grande público. Dessa maneira, as marcas buscam ser atreladas à emoções positivas, o que pode influenciar na conversão de vendas na ponta do processo de compra.

Moda digital

Atualmente, grandes marcas do setor da moda como Nike, Adidas e Gucci têm aportado quantias consideráveis em colaborações com jogos e criadores para lançamento de skins (termo usado para roupas virtuais) exclusivas. Essas ações buscam dar mais alcance às grifes entre os consumidores mais jovens.

Exemplos recentes foram da Nike que criou sua própria ilha dentro do mundo Fortnite, ou da Lacoste que lançou avatares jogáveis no Minecraft. Através dessas ações, as marcas abrem espaço para a “moda phygital”, onde as skins misturam o físico com o digital, o que pode influenciar no comportamento de compra da geração Z.

Alimentos presentes no lazer, com recompensas in-game

Até mesmo as marcas de comida entraram na jogada. Alimentos como snacks e bebidas tem enxergado nos games um canal para se integrar na rotina dos jovens. É cada vez mais comum o lançamento de sabores exclusivos, embalagens temáticas e promoções com recompensas in-game para os jogadores. 

Recentemente, a marca de salgadinhos Doritos lançou a campanha “Doritos Beats the Game”, que consiste em uma série de desafios no Fortnite e recompensas para os jogadores. Redes de fast food como o Burger King também desenvolveu combos especiais que liberavam moedas virtuais no Free Fire.


O grande objetivo com essas ações, é conseguir aproximar os produtos dos consumidores, visando melhorar a experiência do jogador. Através dessa atitude aparentemente inocente, as marcas conseguem gerar uma associação positiva com os jogadores em momentos de diversão, o que pode deixar uma memória afetiva positiva que impacta na conversão.

Educação financeira gamificada

Até mesmo instituições financeiras tem procurado seu espaço nos videogames. Bancos digitais como o Nubank e Itaú, e até mesmo os mais tradicionais como o Itaú, têm investido em ações com influenciadores, patrocínios de campeonatos e experiências interativas dentro dos jogos.

A lógica por trás desse movimento é conquistar esse público desde cedo, em um ambiente que seja confortável para eles, da mesma maneira que as marcas de alimentos procuram fazer.

Para ajudar, ferramentas como IA, metaverso e gamificação tem ajudado cada vez mais a dar visibilidade aos bancos, e com isso, criar uma experiência mais rica para os gamers. Com isso, cada vez mais têm surgido conteúdos interativos sobre educação financeira, e até mesmo atividades para mostrar como os serviços bancários de determinados bancos são vantajosos.


O papel do PS5 no ecossistema interativo

Entre os gamers, os consoles da playstation sempre foram os prediletos, e o PS5 não foge a regra. Com sua qualidade gráfica superior, jogos exclusivos e integração total com diversas redes sociais, o console se tornou um hub completo de entretenimento digital.

Tendências para 2025

Em 2025, as principais tendências se encontram nas soluções de inteligência artificial. Ao adaptar as campanhas em tempo real para cada tipo de usuário, é possível personalizá-las para cada tipo de cliente. Além disso, ter uma escuta ativa da comunidade é essencial para não somente “estar no jogo”, mas jogar junto e criar um vínculo mais forte.

Enfim, é possível dizer que o universo gamer tem se tornado cada vez mais valioso para a construção de marcas. Independentemente do segmento, empresas que investiram nessas experiências virtuais têm alcançado resultados positivos, como o estreitamento de laços com a geração mais exigente e digitalizada, fidelizando seus produtos e serviços desde cedo.

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Conversion News
A Conversion News é a agência de notícias da Agência Conversion, trazendo informações atualizadas sobre negócios, tecnologia, marketing e comportamento digital. Nosso compromisso é levar notícias relevantes e insights estratégicos para quem quer estar sempre à frente.
1

Comentários