Você já se deparou alguma vez com a abreviação UGC (User-Generated Content)?
Em português, o UGC é traduzido para “Conteúdo Gerado pelo Usuário”, e se refere ao tipo de conteúdo em que uma pessoa, influenciador ou marca são mencionados e que foi criado pelos usuários – seus seguidores, fãs e clientes, por iniciativa própria. Geralmente, isso consiste em postagens ou Stories nas redes sociais
Neste conteúdo, vamos explorar o UGC, seus benefícios e como você pode integrá-lo em sua estratégia de marketing.
O que é UGC?
O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma das formas mais autênticas e impactantes de conteúdo que você pode usar para divulgar sua marca.
Nas redes sociais, as pessoas procuram inspiração, mostram onde estiveram, o que compraram e também compartilham experiências positivas e, às vezes, negativas.
Qualquer referência ao seu produto, serviço ou marca pode ajudá-lo significativamente. No entanto, é essencial saber como aproveitar esse conteúdo ao máximo.
Os UGCs incluem vídeos, fotos ou comentários em que as pessoas mencionam sua marca e publicam esse conteúdo em seus perfis nas redes sociais.
A grande maioria deles são referências positivas e feedbacks espontâneos.
Importante não confundir UGC com parcerias e cooperações pagas com influenciadores, pois o UGC é orgânico e criado naturalmente pelos usuários. O estilo de conteúdo UGC se popularizou, é interessante e é bastante usado por marcas, mas é importante conhecer a diferença e o real significado.
Benefícios do UGC: como isso pode ajudar na minha marca?
UGC é uma estratégia econômica:
O conteúdo é criado por seus clientes e apoiadores, o que significa que você não precisa gastar recursos significativos para criá-lo. Não é a marca que deve ser responsável por essa criação.
Aumenta a credibilidade da sua marca:
As recomendações e críticas presentes no UGC são reais e naturais. Se um cliente em potencial acompanha seu Instagram e vê que você compartilha feedback de clientes reais, ele poderá confiar mais em seus produtos ou serviços. Isso aumenta não apenas a confiança, mas também a probabilidade de conversão.
Estudos mostram que 84% dos usuários relatam que o UGC influencia suas decisões de compra, e 68% consideram o UGC um bom indicador da qualidade da marca.
Maior engajamento no Instagram:
Publicações que utilizam UGC no Instagram geralmente têm maior engajamento em comparação com outras formas de conteúdo. Quanto mais as pessoas falam sobre sua marca, maior é o seu alcance.
Maior lembrança da Marca:
Estatísticas mostram que o UGC é 35% mais memorável do que outros tipos de conteúdo, o que significa que sua marca fica na mente dos consumidores por mais tempo.
Como Trabalhar com UGC
Monitore suas notificações:
Ao ser marcado no Instagram Stories, você receberá uma notificação. Se o usuário tiver a opção ativada, essa história poderá ser facilmente compartilhada em seu perfil. Se foi marcado em uma postagem clássica do Instagram, use um aplicativo para repostar ou adapte o conteúdo à sua maneira.
Sempre solicite permissão:
Entre em contato com o usuário para perguntar se você pode usar o conteúdo dele. Após a autorização, marque o usuário em sua postagem para reconhecer a contribuição.
Reposte e marque:
Sempre que repostar, mencione a pessoa que o marcou e escreva algo positivo. Isso inclusive incentiva mais usuários a criarem conteúdo sobre sua marca.
Utilize hashtags:
Crie e promova hashtags exclusivas para facilitar a localização de UGC. Incentive seus seguidores a usar essas hashtags em suas postagens.
Encoraje e incentive a criação de UGC:
Não hesite em pedir aos seus seguidores que criem UGC. Clientes leais terão prazer em ajudar.
Organize desafios e concursos:
Competências e concursos são excelentes maneiras de gerar UGC. Certifique-se de que os termos deixem claro que os usuários devem usar sua hashtag ou mencionar sua conta.
O UGC é uma ferramenta poderosa e econômica que pode transformar a maneira como sua marca é percebida e engajada nas mídias sociais.
Com as estratégias corretas, você pode aproveitar o UGC para aumentar a credibilidade, o engajamento e a lembrança da sua marca.