Os destaques da semana no mundo tech trazem movimentações importantes: Elon Musk fez uma oferta bilionária pela OpenAI, a Apple lançou um estudo para transformar seus dispositivos em aliados da saúde, a Netflix abriu um restaurante temático e os apps de namoro enfrentam uma queda de usuários.
Vem comigo que eu te conto os destaques da semana no mundo tech!
Musk tenta comprar a OpenAI e leva uma resposta digna de plot twist
Se você achou que Elon Musk ia dar uma semana de descanso para o noticiário, achou errado. Dessa vez, o bilionário resolveu liderar uma oferta não solicitada de US$ 97,4 bilhões para controlar a OpenAI. Sam Altman, claro, não gostou nada e respondeu “Não, obrigado, mas compraremos o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser”:
no thank you but we will buy twitter for $9.74 billion if you want
— Sam Altman (@sama) February 10, 2025
Musk, sendo Musk, não deixou barato e chamou Altman de “trapaceiro”:
Swindler
— Elon Musk (@elonmusk) February 10, 2025
Para quem não lembra, os dois começaram como parceiros na OpenAI, mas logo virou briga de ego. Musk pulou fora em 2018, dizendo que não curtia os rumos da empresa.
Depois, ele surtou quando viu a OpenAI ganhar bilhões com a Microsoft e tentou comprar tudo por uns trocados (tipo, US$ 97 bi). Altman deu um belo “não, valeu” e, desde então, os dois vivem trocando farpas.
Agora, Musk tenta bater de frente com o ChatGPT através do Grok, sua IA integrada ao X. No fim, é um duelo de titãs da IA, mas com um tempero de novela mexicana tech.
Apple transforma iPhones, Apple Watches e AirPods em médicos de bolso!
A Apple segue expandindo sua missão de se infiltrar em todas as áreas da sua vida – agora, com mais força na saúde.
A empresa lançou o Apple Health Study, um estudo de longo prazo em parceria com a Harvard Medical School para entender como a tecnologia pode prever, detectar e gerenciar mudanças na saúde física e mental.
Basicamente, eles querem usar o iPhone, Apple Watch e AirPods para coletar dados sobre sua frequência cardíaca, sono, exercícios e até sua saúde mental.
O objetivo é criar um modelo de pesquisa médica massivo que vá além dos estudos tradicionais e abra caminho para futuras funcionalidades nos dispositivos da Apple.
Já vimos a empresa testar isso com pesquisas menores, mas agora a Apple quer levar o jogo para outro nível e entrar fundo na briga tech pela saúde.
Netflix abre restaurante temático em Las Vegas – spoiler: tem até sobremesa de “The Floor Is Lava”!
A Netflix decidiu que maratonar séries não é o bastante e abriu o Netflix Bites Vegas, um restaurante no MGM Grand Hotel & Casino.
Após o sucesso do pop-up em Los Angeles, agora é a vez de Las Vegas saborear pratos e drinks inspirados em suas produções.
Quer um Bloody Mary apimentado? Tem o “Too Hot to Handle”. Prefere um chá da tarde digno da realeza? O “Bridgerton Regency Tea” te espera. Para os fãs de “The Floor Is Lava”, tem até uma sobremesa chamada “The Dessert Is Lava”.
O restaurante serve café da manhã, almoço e jantar, atendendo clientes sem reserva até 19 de fevereiro, com reservas disponíveis a partir de 20 de fevereiro.
Com uma base gigantesca de clientes e fãs, a Netflix está focada em diversificar sua receita com outros produtos e vem fazendo isso muito bem nos últimos anos.
Apps de namoro estão perdendo a graça no mundo todo… Será o fim do match?
Para que os aplicativos de namoro deram uma flopada. Nos EUA, o uso dessas plataformas vem caindo, e no Brasil os downloads do Tinder caíram 42%.
Segundo uma pesquisa realizada pela Savanta Inteligência de Mercado, os principais motivos a aversão ao flerte digital são: frustração, mesmice, insegurança e superficialidade.
O “ghosting” da Gen Z virou pauta até entre investidores. O “burnout da paquera” online já não é só conversa de bar ou sessão de terapia – agora, também preocupa o mercado, que vê as plataformas de relacionamento perdendo força.
Desde 2021, as ações da Match Group (dona do Tinder, OkCupid e Hinge) e do Bumble desabaram cerca de 75% e 90%, respectivamente.
A real é que a Geração Z perdeu o tesão por swipes e likes e está buscando conexões mais autênticas. Os apps que quiserem sobreviver vão ter que se reinventar – ou vão cair no limbo digital.
E por hoje é só. Mas semana que vem tem mais! Se curtiu esse resumão, me conta aqui nos comentários. Até a próxima!
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Créditos das imagens de capa: Dimitrios Kambouris/AFP; David Becker/Getty Images for Netflix; Good Faces Agency/Unsplash.