O Colégio Farroupilha promoveu nesta quinta-feira (5/12), um evento exclusivo para a imprensa, chancelando dois grandes marcos para a instituição: a apresentação da primeira sala imersiva escolar do Estado e a estreia do documentário “Enchente de 2024: uma lição de solidariedade”.
Chamada Start Farroupilha, a nova sala é voltada para uma experiência realista e de imersão. O espaço será usado para apresentação da escola, com uma estrutura de resgate histórico desde sua fundação. E, a partir de 2025, a sala também será usada de forma pedagógica, voltada para o aprendizado dos alunos.
A Diretora, Marícia Ferri, destacou a importância de unir tecnologia e educação, afirmando que a ferramenta reforça o compromisso da escola com a inovação e a excelência pedagógica. “Estamos extremamente empolgados em apresentar a nossa sala imersiva. Ela proporciona uma experiência educativa única, atuando diretamente na formação dos alunos, refletindo o futuro da educação”, afirmou.
Documentário sobre as enchentes no Rio Grande do Sul
Além disso, a imprensa conferiu com exclusividade o teaser do documentário “Enchente de 2024: uma lição de solidariedade”, que narra as ações realizadas pelo Colégio Farroupilha durante a enchente de 2024, a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Com depoimentos de educadores, estudantes e voluntários, o filme mostra como a escola mobilizou recursos e ajudou as comunidades afetadas, realizando a arrecadação e distribuição de donativos, além de criar um abrigo temporário para os desabrigados.
O Colégio também transformou seu campo de futebol em um heliponto, possibilitando até oito voos diários para transportar suprimentos essenciais para as áreas mais remotas – totalizando mais de 25 voos realizados. A escola atendeu mais de 150 entidades e mais de 500 pessoas físicas, demonstrando um trabalho contínuo de solidariedade. Mais de 700 voluntários se envolveram ativamente nas diversas ações realizadas, reforçando o espírito de colaboração e empatia entre os estudantes, pais e educadores.
O fornecimento de mais de 20.000 litros de água também foi uma das iniciativas importantes, impactando diretamente diversas instituições e comunidades. Marícia Ferri destacou que o documentário retrata a resiliência e a solidariedade do povo gaúcho, além da família Farroupilha. “O filme é um resgate histórico e um momento de reflexão para toda a comunidade escolar, com histórias inspiradoras de superação e união”, declarou.
Sobre o Colégio Farroupilha
Fundado em 1886 pela Associação Beneficente e Educacional de 1858 (ABE), o Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, é uma instituição educacional que atende a mais de 3,5 mil estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Com uma trajetória centenária, destaca-se por sua missão de educar para formar cidadãos competentes, éticos e globais. Com mais de 500 educadores, tornou-se uma das principais instituições de ensino na rede particular do Rio Grande do Sul.