Estamos aqui para falar de um assunto que amamos: COMUNIDADE! Semana passada (14) rolou no Share o ‘Alô Comunidade!‘, um evento aberto para falar sobre a construção de comunidades de marca na prática! Com palestrantes incríveis, com experiência de mercado, eles falaram tudo sobre essa estratégia que, definitivamente não é nova, mas a cada ano se renova e se reinventa de maneiras fantásticas.
O evento online rolou o dia todo e esses foram os nossos convidados:
Vivian Borges, especialista em influência na Sallve
Augusto Massena, co-fundador da Dobra
Luiz Telles, diretor do time responsável pelo trabalho de cobertura real time do Rock in Rio
Kleber Nunes, Community Analyst do Nubank
Gustavo Braitt, Coordenador de Conteúdo e Engajamento da Agência Remix
Guilherme Alf, Amanda Takassiki, Gabi Barbosa e Ana Brum, líderes de comunidade do Clube Share
Com tanta gente boa, seria impossível não compartilhar com vocês um breve resumo do evento e insights valiosos sobre criação e planejamento de comunidades de marca. Vamos lá?
O que é comunidade?
Comunidade é um grupo de pessoas que compartilham algo em comum. É possível definir uma comunidade pelos atributos que as pessoas compartilham e a conexão entre elas.
No caso das comunidades de marca, estamos falando de grupos que se reúnem em torno de empresas que oferecem soluções e possibilitam identificação mútua.
E quando tudo isso vem ao digital, fica mais fácil de dar voz às pessoas interessadas e a colaboração se torna real.
Um resumo do resumo
O nosso evento sobre Comunidades durou o dia todo, com 5 palestras incríveis e uma mesa redonda no final com os líderes das Comunidades do Clube Share: RP, Conteúdo, Pejota e E-Commerce. Vamos comentar um pouco sobre cada uma, e no final, preparamos uma surpresa especial para você: 5 insights sobre construção e planejamento de comunidade de marca em um material para download gratuito!
Aviso importante: todas as palestras estão disponíveis na íntegra dentro do Clube Share! Se você quer conferir todo o conteúdo e ainda não faz parte do Clube, clique aqui e faça sua assinatura!
A importância da comunidade na criação de um conteúdo com propósito
Vivian Borges foi a nossa primeira palestrante! A especialista em Influência da Sallve compartilhou o um pouco do trabalho realizado pela marca e a forma mais legal de resumir o posicionamento deles é: tudo começa a partir de uma conversa.
Para Vivian, as conversas no online viraram comunidade. E conversas + trocas genuínas = cocriação de marcas e consumidores!
Esse espaço foi fundamental para a Sallve buscar inspirações para campanhas e produtos – e o futuro sustentável de toda marca é justamente oferecer um espaço seguro para que clientes, fãs e criadores possam compartilhar suas experiências e propor suas ideias.
As estratégias da Dobra para criar comunidade
A Dobra já é uma grande parceira do Share – já conhece a nossa lojinha por lá? – e os nossos sharelovers do Clube sabem bem disso! A segunda palestra do dia foi com Augusto Massena, co-fundador da Dobra. Muito além de uma marca que vende produtos, a Dobra se destacou como uma grande comunidade no Brasil, sendo comparada às conhecidas Netflix e Nubank.
Assim como na primeira palestra, existe uma coisa em comum em toda comunidade de marca digital: tudo é uma conversa. Simplesmente porque todo mundo tem voz!
Na publicidade antiga, apenas a marca comunicava seus atributos para as pessoas em propagandas na TV ou jornais. Atualmente, com redes sociais e a internet à disposição, os consumidores interagem, reagem e dão suas opiniões.
Entre os destaques da palestra, Augusto mostrou a importância de um bom atendimento, que seja sensível e empático de forma personalizada na hora de resolver o problema dos clientes.
Além disso, é muito importante conteúdos que estimulem conversas. Envolver a comunidade na criação cria um senso de pertencimento verdadeiro!
Como foi engajar a comunidade do maior Rock in Rio de todos os tempos
Luiz Telles, Chief Story Officer do A-LAB, Diretor Nacional de Storytelling e Inovação da Artplan e artista plástico (que currículo!) foi o terceiro convidado do dia.
Sua missão como diretor do time responsável pelo trabalho de cobertura real time do Rock in Rio foi proporcionar experiências inesquecíveis para quem está dentro da cidade do rock (durante o festival) e para quem estava do lado de fora.
Entre as estratégias que mais se destacaram estão os conteúdos exclusivos, bastidores e produções por trás dos festivais. Todos amam spoilers e bastidores. Ver tudo acontecendo em real time e de forma personalizada para a comunidade é algo incrível!
Como surgem as comunidades
A quarta palestra foi com Kleber Nunes, Community Analyst do Nubank! Ao apresentar um pouco sobre a NuCommunity, Kleber apresentou três pilares que foram fundamentais para o sucesso da Comunidade do Nubank:
1. Facilitação e criação de conexões com pessoas
2. Envolver clientes e não clientes
3. Ouvir ideias, sugestões e feedbacks
A expectativa nos três primeiros meses de Comunidade era de 5.000 membros, e o Nubank atingiu a incrível marca de 25.000! Atualmente, a NuCommunity tem a marca de mais de 300.000 membros em seu fórum online.
Kleber também citou comunidades como Harley-Davidson e Apple como bons exemplos de como engajar pessoas e a importância de boas plataformas.
Como planejar sua comunidade de marca para 2023
No penúltimo momento do evento, recebemos Gustavo Braitt, Coordenador de Conteúdo e Engajamento da Agência Remix para falar sobre planejamento de comunidade!
Gustavo compartilhou alguns passos valiosos na hora de planejar sua comunidade para 2023, que são:
1. Descubra sua comunidade
Você pode fazer isso identificando assuntos em que sua marca pode contribuir, observando comportamentos e acessando comunidades existentes.
2. Aposte em nano comunidades!
Crie oportunidades de conexões em comunidades menores que oferecem acolhimento, identificação e capacidade de diálogo.
3. Canais como grupos de Facebook, Discord, Telegram e até o Metaverso são lugares interessantes para reunir pessoas.
4. Crie conteúdo de valor!
Afirmar autoridade não significa ser autoritário ou falar sozinho. A marca fala, mas ela também precisa escutar! Estabelecer rotinas de conteúdo e trazer soluções para a comunidade é fundamental.
5. Engaje e monitore sempre
Seja com feedback em posts, pesquisas de satisfação ou encontros, a comunidade é um espaço de criatividade coletiva, e por isso é fundamental estar sempre presente.
Reunimos os líderes da Comunidade do Clube Share para um papo super legal e uma novidade!
No final do evento, reunimos os líderes das Comunidades RP, Pejota e Conteúdo e, junto com eles, veio um convidado especial: Gabriel Bontempo, o líder da nossa nova comunidade, a Comu de E-commerce!
Uma operação de e-commerce é muito mais complexa do que apenas colocar um botão de “compre aqui” da sua página e estamos aqui para te guiar nessa jornada de sucesso!
Clique aqui e saiba mais sobre esse lançamento do Clube Share.
Achou que acabamos por aqui? NÃO MESMO!
Esse é o seu momento de fazer o download do nosso material com 5 insights sobre criação de comunidade de marca – que veio diretamente dos conteúdos incríveis do nosso evento!