McFish: do flop ao hype no Brasil

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Depois de 5 anos ausente no cardápio do McDonald’s Brasil, o McFish está voltando – pelo menos temporariamente. De acordo com o ex-CMO da marca no país, o McFish foi descontinuado por não ter tanta saída na época. No entanto, aparentemente muita gente sentiu falta, tornando-se o top 1 de pedidos nas redes do ‘Méqui’.

Mas qual é a história desse lanche e por que ele está voltando agora?

O McFish foi idealizado por Lou Green, dono de uma franquia do McDonald’s nos Estados Unidos. Essa ideia surgiu como uma opção para os seus clientes católicos, que se abstêm de comer carne às sextas-feiras durante todo o ano. 

O sanduíche de peixe fez parte do menu do McDonald’s em 1963 e foi introduzido em todas as unidades dos EUA em 1965. E fez sucesso, mais de 300 milhões de unidades por ano foram vendidas em sua melhor fase. Lá fora, chamava-se filet-o-fish.

Voltando ao Brasil

O McFish parou de ser comercializado no Brasil em 2019 (por falta de procura, como mostrei no início do texto), mas não globalmente. Ainda é possível encontrar o lanche em outros locais, como Estados Unidos e Austrália.

Esse “comeback” do lanche por aqui tem um motivo forte: uma comunidade de fãs se reuniram para pedir de volta e a marca decidiu atender.

Além dos pedidos constantes nas redes sociais do McDonald’s Brasil, uma comunidade de “mcfishers” se uniu em um perfil de Instagram chamado @voltamcfish, que hoje conta com mais de 20 mil seguidores.

Desde 2022, essa página vem criando conteúdos pedindo a volta do tão amado sanduíche de peixe. E a marca de fast food decidiu atender.

A companhia abriu as vendas antecipadas do sanduíche entre os dias 17 e 29 de janeiro de 2024 e já registrou um bom percentual da expectativa de vendas de toda a campanha. Mais de 45 mil pessoas compraram o lanche na pré-venda.

“Nos primeiros três dias dos vouchers antecipados, chegamos a 5% de vendas. Já passamos de 10% do quanto a gente tem previsto vender durante toda a campanha”

afirmou Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald’s no Brasil em entrevista para a revista Exame.

Após a pré-venda, o McFish ficará disponível por um curto período em suas lojas, deixando claro que essa volta é temporária, o que cria um senso de escassez e urgência.

O McFish pode ir embora. Porém, os insights ficam:

Este foi um exemplo claro de como as comunidades podem influenciar os planos de uma marca, especialmente uma marca de grande porte como o McDonald’s. A escuta ativa dos clientes, a inteligência de dados e o acompanhamento de tendências também fizeram parte dessa estratégia.

O lanche foi descontinuado em 2019 devido à baixa demanda, e se isso acontecer novamente? Bem, a resolução desse dilema foi a seguinte:

Antecipação significativa em parceria com a comunidade + 

pré-venda para os fãs (que compraram e divulgaram antes do lançamento) 

+ produto limitado para criar escassez e urgência.

Inclusive, o CMO do McDonalds Brasil não exclui a possibilidade de o McFish se tornar fixo no menu, dependendo da performance do produto no mercado. 

E claro, não tem segredo: essa estratégia também leva todo o respaldo financeiro dessa grande empresa ao seu favor. Haja verba para tanto trabalho!

O aprendizado que fica é que as marcas que conversam ativamente com seus consumidores se destacam cada vez mais. E as redes sociais são espaços perfeitos para isso.

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Vitória Santos
Cearense, Estrategista de Conteúdo e Especialista em Redes Sociais, Vitória atua no Share como responsável pelos conteúdos dos canais da marca e relacionamento com professores e membros da comunidade do Clube Share. 
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