Uma boa reputação é fundamental para que organizações sejam bem vistas diante do mercado. É também o que contribui para a formação de um relacionamento sólido com clientes e boas experiências. E é o profissional de Relações Públicas que normalmente está na estratégia e construção dessa reputação.
Relações Públicas é uma área da comunicação voltada para a construção de imagem e autoridade através de relacionamento entre organizações e seus públicos.
Entre as organizações, encontram-se empresas, marcas, órgãos governamentais e pessoas públicas. Entre os públicos, entende-se todos aqueles que se relacionam com ela: consumidores, colaboradores e outros stakeholders.
A área de RP se relaciona com frequência com a publicidade, marketing, jornalismo e negócios – mas cada um possui sua diferença e particularidade. Seu objetivo é gerar relacionamento, construir e manter uma boa reputação – e isso envolve estratégia, comunicação e gestão.
Pela sua multidisciplinaridade e visão holística, o profissional de Relações Públicas é uma peça fundamental para uma empresa, atuando em diversas atividades, como as que iremos listar a seguir.
Estratégia e planejamento do plano de comunicação de uma empresa
Branding, social media, assessoria de imprensa, gestão de crise, eventos e comunicação interna são exemplos de estratégias que profissionais de RP usam para construir a reputação de uma organização.
Apesar desse ponto ser bastante amplo, não significa que um profissional execute cada uma dessas funções que envolve o time de comunicação (publicidade, marketing, jornalismo, design, etc).
Relacionamento interno e externo
O RP também procura melhorar a comunicação entre os setores da empresa para tornar o ambiente mais integrado, e todo esse trabalho engloba boas práticas de relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores, líderes e imprensa.
Cada grupo possui sua forma distinta de se comunicar e o seu objetivo em questão.
Gerenciamento de crises
Nenhuma organização está isenta de crises, tanto de forma externa como interna. Seja críticas, escândalos, acidentes ou até disseminação de fake news. De toda forma, a comunicação ideal para o momento sensível é sempre um momento desafiador.
O profissional de RP trabalha para lidar com as reações de forma que não gere danos à reputação da empresa e resolva de forma assertiva.
As possibilidades são tantas que poderíamos enumerar mais algumas, como relacionamento com a imprensa e construção de informativos, conduzir pesquisas de mercado, organizar eventos e encontros, produzir conteúdo e comunicação institucional.
Se o trabalho envolve relacionamento, reputação e estratégia, envolve as Relações Públicas! Essa categoria multidisciplinar tem o papel de identificar os públicos envolvidos com a organização, constrói estratégias de relacionamento e comunicação e gera uma boa imagem através disso e as possibilidades na área são enormes.
Agora você já sabe o que é e o que faz um RP, mas provavelmente ficou perdido com a quantidade de informações relacionadas ao assunto. Acertei? Por isso, temos uma dica super importante para quem se interessou por essa área incrível:
CONHEÇA A COMUNIDADE RP
A Comunidade RP foi criada com o objetivo de conectar mais a profissão de relações públicas com todas as outras áreas da comunicação, fazendo com que todas as outras áreas enxerguem a potência da mentalidade RP na atuação do seu dia a dia. Iremos possibilitar a troca de conhecimentos, análise de tendências e de novos comportamentos das gerações, trazendo novas soluções de comunicação e relacionamento para os desafios dos tempos atuais. Clique aqui e saiba mais sobre a novidade do Clube Share!
LEIA MAIS:
Share compra Escola de RP e amplia suas áreas de conhecimento