Sobreposição de Texto: os VINTE POR CENTO de textos nos criativos de anúncios no Facebook e Instagram

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Meio difícil quem nunca passou por situações onde o cliente solicitou aumentar a logo ali, texto maior lá, mais uma frase aqui, mais texto no meio… nos criativos para posts ou até mesmo anúncios nas redes sociais não é?

Para quem cria posts e anúncios no Facebook e no Instagram é IMPORTANTE dar atenção para a quantidade de TEXTOS nas imagens. O tão conhecido 20% de texto do Facebook, que tecnicamente é chamado de Facebook Text Overlay ou Sobreposição de Texto em português valem também para anúncios no Instagram.

A ferramenta foi criada para ajudar profissionais e usuários dos produtos da família do Facebook a saberem se realmente suas imagens estão dentro dos “padrões” que a rede sugere para anúncios.

O objetivo da ferramenta é informar a quantidade de texto contido na imagem que será veiculada como post orgânico ou patrocinado, seja no Facebook ou Instagram.


Meus anúncios serão reprovados se usar muito texto?
Se a ferramenta achar sua proporção de texto para imagem muito alta, seus anúncios serão exibidos de forma limitada e poderão custar mais, bem como os resultados dos mesmos serão menores, ou em casos possivelmente nem são veiculados.


Como funciona os 20 %?
Nada de mistérios, em toda a dimensão da imagem deve conter no máximo 20 por cento de textos.


Motivos?
Fornecer uma melhor experiência e consequentemente resultados nos anúncios da rede social.


Há pouco menos de dois anos os 20% era fator “obrigatório” ser seguido nos anúncios do Facebook, mas de lá para cá a rede resolveu “facilitar” um pouco e mudou as regras deixando mais “flexível” a cobrança quanto a textos.


A rede classifica em 4 níveis de imagens

Classificações de texto de imagem:

✔ Texto da imagem: OK
O seu anúncio será veiculado normalmente.

⚠️ Texto da imagem: Baixa
O alcance do seu anúncio pode ser um pouco menor.

⚠️ Texto da imagem: Média
O alcance do seu anúncio pode ser muito menor.

⚠️ Texto da imagem: Alta
O seu anúncio pode não ser veiculado.



ACESSAR A FERRAMENTA

Link da Ferramenta de Sobreposição de Texto:
http://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay

1 – Entre na Ferramenta de Sobreposição de Texto
2 – Clique no botão ENVIAR que vai abrir nova janela para você escolher arquivo
3 – Selecione a imagem no seu dispositivo
4 – Aguarde o arquivo ser enviado e o resultado será fornecido ao lado da imagem



EXEMPLOS

Vamos ver alguns exemplos na prática?

Qual tamanho a imagem for, seja histórias, Post para a Feed ou outros formatos você vai dividir em 25 partes e terá a porcentagem de texto.

Você só tem 5 espaços (20% dos 25 espaços possíveis), então use-os com sabedoria. É claro que é possível usar menos de 5 espaços.


O segredo para obter seus anúncios aprovados e sem perda de performance é usar o conteúdo escrito dentro das linhas, ou seja, dos 5 quadros, usando um modelo de grade de 5 por 5 para construir suas imagens de anúncio.


Os 20% também valem também para Thumbs (capas) estáticas de vídeos.
Tudo o que virar patrocínio deve receber a atenção da porcentagem de texto.


Os resultados que a ferramenta forneceu:


PARA SABER MAIS

Você pode também ler e consultar o Guia do Facebook de como usar texto em imagens de anúncios: http://www.facebook.com/business/help/980593475366490


CONCLUSÃO

Economize tempo e invista alguns minutos extras testando seus anúncios antes de enviá-los.


ALÉM DOS 20 %

O Facebook define suas próprias regras, e qualquer empresa que queira aproveitar a plataforma da rede social para promover sua marca deve obedecê-las.

É melhor sempre estar preparado e planejar uma campanha que preencha os critérios relevantes desde o início.

A central de políticas do Facebook é regularmente atualizada e vale sempre revisitar a mesma:

http://www.facebook.com/policies/ads/



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