Após a pandemia, a economia da experiência vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, principalmente no marketing. Atualmente, os consumidores deixaram de priorizar bons produtos e serviços, pois também vêm buscando conexões emocionais com as marcas que consomem.
Para garantir isso, o marketing de experiência tem se tornado cada vez mais essencial para garantir que a marca se torne protagonista da experiência com o consumidor. O que tem chamado a atenção das empresas atualmente é o turismo como uma ferramenta para conquistar e fidelizar o público.
O que é marketing de experiência?
Basicamente, o marketing de experiência é uma estratégia que coloca o consumidor no centro da ação ao oferecer interações marcantes com a marca. A meta é gerar sensações positivas e vínculos duradouros, que vão além da relação comercial habitual.
De acordo com especialistas do Mundo do Marketing, portal jornalístico dedicado ao tema, esse modelo pode ser ainda mais eficiente diante de um cenário personalizado, exclusivo, e com um planejamento que tenha o propósito de guiar as decisões de compra.
Turismo como aliado para criação de experiências
Além do marketing de experiência, o setor de viagens também mostrou mudanças após a pandemia. Algumas empresas passaram a enxergar o potencial de extensão de narrativa da marca no setor turístico, por conta da geração de experiências que envolvem cultura, lazer e pertencimento que a ida a destinos diferentes pode proporcionar.
Marcas que promovem eventos presenciais em destinos estratégicos geralmente conseguem atrair atenção não apenas pela ação em si, mas também pelo sentimento que ela desperta no grande público.
Viagens, cultura e exclusividade: combinação perfeita
Programas em destinos exóticos, como encontros com artistas locais, e experiências sustentáveis têm ganhado cada vez mais espaço. Segundo estudo realizado pela rede de hospitalidade Accor, pela plataforma digital de viagens Booking.com e pela Universidade de Surrey, os turistas vêm se interessando cada vez mais em programas com impacto socioambiental positivo, o que impulsiona as ações de marketing focadas em ESG.
Além disso, quando os consumidores compartilham conteúdos em locais diferentes, e a marca está involuntariamente presente, isso gera efeitos positivos para as empresas. Isso porque a marca ganha visibilidade orgânica, o que aumenta sua reputação perante o público de forma autêntica.
Como ter acesso a essas experiências?
Outro fator que também impulsiona o marketing de experiência é o maior acesso a voos baratos. Com promoções e programas de milhagens cada vez mais vantajosos, é possível ir mais facilmente a diferentes eventos culturais, festivais e viagens personalizadas, independentemente da classe social. Com mais pessoas, é possível que as campanhas de marketing consigam fortalecer seu engajamento com diferentes perfis de consumidores.
Criar memórias é criar valor
Nos dias de hoje, gerar uma boa experiência deixou de ser um diferencial, passou a se tornar uma exigência. Marcas que investem em viagens, cultura e eventos presenciais estão mais propensas a criar memórias afetivas que se traduzem em fidelidade e engajamento.
Ao gerar conexão com as marcas durante momentos especiais, o marketing se torna uma ferramenta valiosa, que está alinhada com as novas demandas do mercado. Afinal de contas, experiências marcantes valem mais do que mil palavras.