Um artigo pra te ACALMAR frente às Inteligências Artificiais.

Clique Aqui e saiba mais

ChatGPT já está aí. Esse artigo tem o único objetivo de te passar um pouco de tranquilidade. Esse texto também não tem a pretensão de ser desonesto e dizer que seu emprego não está ameaçado. Ele está, mas o fato é que sempre esteve.

Eu vou te lembrar de algumas mudanças que aconteceram nos últimos tempos, que pareceram que seriam o fim do trabalho de comunicação como a gente conhece.

Quando os computadores chegaram nas agências de publicidade, foi a maior treta já vista. Profissionais achavam a todo momento que seriam cortados, que os computadores diminuiriam os postos de trabalho e que portanto ficariam pra trás porque a tecnologia seria mais rápida que seu aprendizado. 

Quando fazer publicidade virou sobre “fazer internet”, o mundo das agências quase colapsou de novo. Se você estava lá você se lembra o que foi a loucura de todo mundo querendo fazer email marketing do dia pra noite. Todo mundo queria criar alguma coisa legal no Orkut, para participar das conversas. Você não ia dormir um dia sem ouvir um pedido que tivesse hotsite, viral, e site em flash. “Precisamos criar um viral” ZzZzzzZZzzZ.

Não tinha um site que você entrasse que não pedia pra habilitar sua câmera, porque a nova onda tecnológica era habilitar a webcam do usuário e fazer alguma coisa com VR.

Daí chegou o mobile. Corre pra cá corre pra la, só jovens vão ficar empregados porque jovens que entendem dessas coisas, né? Bobagem, todo mundo entende, todo mundo usa celular, ué.
O ponto que eu quero levantar aqui é: como seres humanos somos muito bons em nos adaptar. A gente não vai acordar amanhã e pronto, todo mundo sabe usar o ChatGPT, usam inteligências generativas aos montes no dia a dia, e só você ficou pra trás. Isso não existe, ainda que essa pareça a sensação: está todo mundo usando isso pra tudo, é só isso que eu vejo por aí. Então, eu preciso te dizer: não é. Você só lê por aí, porque a mídia precisa cobrir a pauta quente. Mas na maioria do mundo, isso não está acontecendo e as pessoas estão fazendo seu trabalho que nem ontem. Talvez só um pouquinho diferente de ontem. E amanhã será um pouquinho diferente de hoje, percebe? 

VOCÊ VAI TER TEMPO de se adaptar. 

Como eu disse, eu não quero ser desonesto. Empregos serão sim perdidos. Postos de trabalhos serão transformados. Mas não é pela inteligência artificial, é porque é a natureza da vida. Talvez isso seja acelerado? Sim, mas não tem uma outra linha do tempo em que ela não existe, percebe. Isso aconteceria a favor ou contra nossa vontade. 

Claro, podemos manter o olhar crítico, debater regulação, ética e tudo mais. Isso é importante, mas não há algo que faça isso desaparecer. Assim como não há nenhuma cláusula na vida, que garanta que nossos empregos se manteriam os mesmos após vários anos. 

O mais interessante aqui é pensar que, você já vivenciou outros momentos chave da história da tecnologia assim, e todos eles também iriam (e mudaram) seu trabalho. Metaverso, Blockchain, NFT. Tudo isso foram promessas de mudança. E mudaram. Só que VOCÊ ESTAVA LA. Você acompanhou essas mudanças. Você não entrou em coma e acordou e tudo tinha mudado. Então, CALMA. Você vai viver essa mudança, dia após dia, e vai se adaptar também. <3 

MAS O QUE EU FAÇO ENTÃO, ESPERO?

Também não rsrs. Você não precisa ficar parado/a esperando essas novidades chegarem. Mas o meu conselho principal é: use a tecnologia. Brinque com ela. Entra no chatgpt e se diverte. Aprenda como funciona como um passatempo. Leia tudo que puder de graça. Tem muito conteúdo disponível por aí. 

Uma segunda coisa é: NÃO PAGUE POR NADA. Já tem (como sempre) um monte de gente se vendendo como “especialista em chatgpt”, isso não existe. Confia em mim. É cedo demais para alguém saber muito mais que você. Então, aprenda tudo que puder gratuitamente. Eu te garanto que vai ser mais que suficiente para você navegar por esse futuro incerto. 

Afinal, imagina quem pagou cursos para entender NFT, por exemplo, e agora META disse que vai desistir de investir nisso como um ativo para marcas? o.O Pois é. Você não quer gastar com isso. Pelo menos não agora. 

E por fim, a única coisa que você não pode desenvolver é uma postura ranzinza frente a tecnologia, sabe? Aquele ranço de cada coisa que você vê sobre IAs generativas você revira o olho e pensa: “isso aí é bobagem, vai ser sempre o ser humano pipipi popopo”. Também não. Isso vai mudar sim sua vida. Assim como ela tem mudado desde o dia que você nasceu. 

Te vejo no futuro.

LEIA MAIS:

Quanto você ganha (e pode ganhar) trabalhando com publicidade

Quando todo mundo tem o selo azul, porque eu iria querer?

O impacto da inteligência artificial na publicidade e marketing: avanços e desafios éticos

A publicidade real não é (só) aquela do intervalo do jornal nacional

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários