Procrastinação? Preguiça? Esquecimento? Nada disso, o que está tomando o seu tempo são as tarefas secundárias. A anatomia do trabalho está mudando e nós precisamos estar cada vez mais atentos para construir uma rotina viável na entrega de resultados.
Provavelmente você tem uma jornada de trabalho super corrida e atarefada, parece não ter tempo pra mais nada e ainda se culpa por procrastinar hora ou outra. Acertei? Agora me diz, quanto tempo você passa realizando funções relacionadas ao seu cargo?
Estar no trabalho não é sinônimo de produtividade, nunca foi, e relaxa que eu não estou falando de preguiça, demora ou procrastinação. Estamos falando das tarefinhas secundárias que aparecem ao longo do seu dia. Quantas vezes ao dia você limpa a sua caixa de e-mails? Arquiva conversas no WhatsApp? Participa de reuniões que nem sempre são necessárias para o seu trabalho? Tudo isso exige tempo, foco, energia, concentração e você acaba se envolvendo em demandas que não são necessárias.
Se liga na pesquisa!
A empresa Asana, uma plataforma de gestão do trabalho remoto, fez um estudo que identificou que todo esse “trabalho extra” ocupa 58% do tempo dos funcionários pelo mundo. 33% desta jornada vai para funções específicas (aquelas funções pelas quais você foi contratado). Clique aqui e leia mais!
Em todo o mundo, 40% dos trabalhadores dizem acreditar que o esgotamento é uma parte inevitável do sucesso.
As tarefas secundárias possuem papel importantíssimo no esgotamento. Afinal, você passa o dia ocupado e, no fim das contas, fica com a sensação de que não fez nada. Realmente, você fez um montão de coisas que não fazem parte do seu trabalho.
A pesquisa consultou mais de 10.600 trabalhadores mundo afora. Outra conclusão do estudo foi de que a quantidade de tempo gasto na parte de estratégia/planejamento caiu de 13% em 2019 para os 9% de agora. Ou seja, até 2019 estávamos super habituados a planejar (alguém lembra o que rolou para mudarmos essa percepção? Isso mesmo, a pandemia trouxe este impacto e nos fez olhar para o hoje, com mais atenção, lembrando que o futuro pode mudar a qualquer momento).
Estamos cada vez mais questionando a maneira como trabalhamos e construímos a nossa rotina em busca de resultados (mais rápidos, melhores, e com mais dados).
Tá, mas e agora?
O que a gente faz com essas informações? É de extrema importância revisar o seu dia a dia e identificar quais são as atividades que sugam o seu tempo (quando não deveriam nem existir, em alguns casos). Selecionei algumas dicas para te ajudar neste processo:
- Planejamento de pauta
Revise suas demandas diariamente e esteja sempre alerta para as atividades do dia. Surgiu algo de última hora? Tente identificar se a demanda faz parte do seu escopo de trabalho ou não.
- Relacionamento com o gestor
Está claro para você o que deve ser feito? O que faz parte do seu trabalho e o que é de fato importante? Pode parecer óbvio, mas o óbvio precisa ser dito.
- Alinhamento entre o time
Uma equipe alinhada conversa, troca informações e se organiza de uma maneira muito mais natural. Os times remotos sofrem com isso, pois acaba sendo algo mais complexo, mas precisa fazer parte da cultura das empresas.
Infelizmente não teremos uma receita para o futuro. As coisas simplesmente vão continuar acontecendo em uma velocidade que não estamos habituados e vamos nos adaptar (como sempre). O grande desafio é que cada um possa fazer uma boa gestão de pauta, de rotina e do próprio tempo, para que não corra riscos maiores relacionados a sua saúde mental, por exemplo.
Este desafio não é só seu, mas também das organizações e de todos os gestores, que buscam mais produtividade e resultados melhores em times que estão investindo o próprio tempo de maneira errada. Resumindo: todo mundo precisa ficar de olho nessa armadilha.
Gostou do artigo? Aproveita pra compartilhar com aquele colega, que você sabe que sofre com as atividades secundárias, quem sabe assim, a gente dá um help pra ele! <3
LEIA MAIS:
Rotina como ferramenta para criatividade
A vontade de fazer um bom trabalho te impulsiona ou te paralisa?