Como não reprovar anúncios no Facebook e Instagram?

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É muito provável que todos que gerenciam anúncios no Facebook tiveram que lidar com anúncios reprovados pelo menos uma vez, e se ainda não poderá acontecer. Ou, no melhor dos casos, os anúncios levam muito tempo para serem aprovados e realmente começarem a veicular.

Como você certamente sabe, os algoritmos do Facebook rejeitam todos os anúncios que violam suas políticas de publicidade.

Neste artigo, vamos ver dicas, caminhos corretos a seguir, e as atualizações mais recentes das políticas do Facebook para que seus anúncios sejam aprovados (rapidamente), ou não sejam reprovados.

Você pode ter enfrentado uma situação em que, embora alguns de seus anúncios tenham sido aprovados quase imediatamente após a publicação, outros estão no status de revisão pendente por um longo tempo.

Em geral, o processo de aprovação pode levar de alguns minutos a dois dias.

Ninguém sabe como o algoritmo do Facebook funciona exatamente, mas podemos prever um pouco. Mas provavelmente é uma combinação de análise automática e manual.



Quais fatores realmente influenciam a duração do processo de aprovação?

  • Histórico da conta do anúncio: se você anuncia há algum tempo, deve ter notado que o processo de aprovação é mais rápido agora do que no início. O motivo é provavelmente algum tipo de ‘pontuação de confiança’ que sua conta já possui. Quanto menos anúncios reprovados você tiver no passado (em combinação com seus gastos com anúncios), maior será a chance de seus anúncios serem aprovados muito mais rápido.
  • O texto (copy) dos seus anúncios: em algumas regiões específicas, você deve escolher as palavras com certa sabedoria. Preste atenção aos anúncios que tratam de temas como raça, religião, relacionamento familiar, caso contrário, seus anúncios poderão ser reprovados.
  • Criativo do anúncio (imagem ou vídeo): os algoritmos do Facebook são precisos o suficiente para detectar muita nudez, logotipos aos quais você não tem direitos e outros tipos de violações da política de anúncios (conteúdos com direito, imagens de produtos, etc).
  • Domínio: sua página de destino é outro fator que a rede dá considerável atenção e controle. Ele deve estar diretamente relacionado ao anúncio, ser funcional e não pode solicitar o download do software para mostrar seu conteúdo. Quanto mais tempo você estiver usando um domínio sem problemas, menor será o período de revisão pendente, e até mesmo reprovações de anúncios.
  • Segmentação: em algumas áreas, você precisa ter cuidado com seu público-alvo (na segmentação). Por exemplo, se você anuncia uma loja de bebidas alcoólicas ou de apostas, ou ainda uma festa que contenha venda de bebidas de álcool, é claro que deve limitar sua segmentação a pessoas acima de 18 anos (ou de acordo com a lei do país, respectivamente).

Uma dica: se você fez um anúncio e a aprovação do seu anúncio encontra-se pendente há muito tempo, tente duplicá-lo. Na maioria dos casos geralmente funciona, então o primeiro que aprovar será o vencedor. Preste atenção: tome cuidado para desligar/desativar o anúncio que ficou para trás na aprovação, caso contrário você terá dois anúncios rodando.



Reprovação após estar veiculando

Em muitos casos pode acontecer que seu anúncio seja aprovado no início, mas depois rejeitado/reprovado. Aqui estamos falando novamente sobre a combinação de análise automática e manual e seu anúncio foi rejeitado manualmente por um funcionário do Facebook, ou por uma análise mais criteriosa pelo algoritmo da rede.

Se você deseja saber o motivo da reprovação, vá para o nível do anúncio no Gerenciador de Anúncios e clique em “Editar anúncio”, geralmente no topo do anúncio terá um aviso de reprovação e com alguns motivos pelo qual foi reprovado. Também no e-mail dos administradores da conta de anúncios irá um aviso sobre a reprovação do anúncio. Localizando o aviso e as possíveis causas, (nem sempre estará claras) em seguida, você pode alterar seu anúncio para que ele obedeça às regras.

O que é contra as regras de publicidade no Facebook?

Você provavelmente sabe que o Facebook tem uma lista bastante elaborada de conteúdo proibido ou restrito. Lembre-se de que cada país tem suas próprias regras, sempre de acordo com a lei desse país. Revisitar e ler regularmente as políticas de anúncios da rede é extremamente importante. Link: http://www.facebook.com/policies/ads


Simplificando as principais são:

É proibido promover conteúdo ou produtos para adultos, exceto aqueles que lidam com a paternidade ou contracepção planejada (é claro que você precisa segmentar pessoas acima de 18 anos).

Para quem trabalha com o segmento de serviços de encontros é importante saber que é um segmento que requer atenção ao promover serviços de namoro. Antes de criar anúncios, você precisa estar na lista de permissões para esse serviço; caso contrário, seus anúncios serão reprovados automaticamente. Em seguida, você deve obedecer a regras específicas, como segmentar 18 + ou status de relacionamento específico.

Em países como o Canadá e toda a União Europeia, é proibido usar o parâmetro “Interessado em”, enquanto, por outro lado, esse parâmetro é crucial para uso em qualquer outro lugar. Além disso, você sempre deve incluir apenas pessoas “solteiras” (você pode usar uma combinação única e não especificada); caso contrário, o Facebook reprovará seus anúncios (estamos ainda falando de anúncios para segmento de encontros e namoro).

Estar na lista de desbloqueio é uma obrigação, mesmo ao anunciar farmácias on-line. Você nunca pode promover medicamentos controlados ou produtos que contenham substâncias proibidas. Promover remédios ou similares é um segmento bem sensível e precisa de atenção na forma como é aboradado os anúncios.

Você pode promover o álcool desde que tenha como alvo a idade apropriada e siga as regras de texto e criativo. Isso também se aplica a jogos de azar e loteria online.
Quer saber mais? Então leia mais sobre o que as políticas da rede falam sobre isso:
http://www.facebook.com/help/247824495237141



Sobre o que mais ter cuidado em fazer anúncios?

Aqui está uma lista rápida:

  • Tabaco – exceto para campanhas anti-tabagismo ou aconselhamento para viciados;
  • Drogas – exceto aconselhamento para viciados em drogas, etc;
  • Suplementos alimentares perigosos – lembre-se de que o nível de perigo será avaliado pelo próprio Facebook;
  • Armas, munições ou explosivos (exceto exposições de armas, etc.);
  • Conteúdo que promove violações de terceiros;
  • Conteúdo sensacionalista (ou seja, fotos ou notícias que podem ser chocantes);
  • Anúncios que promovem falsificação de documentos;
  • Malware ou spyware;
  • Conteúdo enganoso ou falso (por exemplo, fotos “antes” e “depois”), essa prática é bastante realizada por anunciantes no Facebook e Instagram e é fator para reprovações. Evite Antes e Depois;
  • Marketing multinível, leilões de um centavo ou empréstimos instantâneos.


Os Padrões da Comunidade

Além do listado acima, o Facebook também possui padrões da comunidade (http://www.facebook.com/communitystandards), que devem garantir a todos os usuários que o Facebook é uma rede segura e que seus dados pessoais estão protegidos.

O conteúdo de qualquer anúncio que possa violar essas políticas será reprovado (por exemplo, nudez, discurso de ódio, violência …) Lembre-se de que o Instagram possui os seus próprios padrões da comunidade, que alguns são diferentes dos do Facebook.

Você pode conferir os padrões do Instagram no link:
http://business.instagram.com/advertising?locale=pt_BR



Não é apenas o que você promove, mas também COMO é promovido!

Muitas regras do Facebook se aplicam a como você pode promover determinados produtos ou serviços. Isso ocorre porque o Facebook quer promover apenas conteúdo positivo e não assustador para os usuários. Por exemplo, os anúncios não podem mostrar muitas informações pessoais, porque os usuários podem pensar que seus dados pessoais são mal utilizados e fornecidos a terceiros.


O que isso realmente significa?

Referências diretas a idade, raça, etnia, religião, crença, orientação sexual, deficiência, status familiar ou financeiro, antecedentes criminais, associação ao sindicato ou nome da pessoa.

Aqui estão alguns exemplos para entender melhor:

Aprovado vs Reprovado

  • “Novo tratamento para diabetes” vs “Você tem diabetes?”
  • “Nossos serviços financeiros resolverão qualquer situação financeira.” Vs “Você está com problemas financeiros?” “Veja o nosso serviço”
  • “Serviço para jovens!” vs “Atendimento para pessoas entre 20 e 25 anos”
  • “Conheça pessoas solteiras!” vs “Conheça outras pessoas solteiras!”


No seu texto, você deve sempre se concentrar no PRODUTO ou SERVIÇO em si, e não no seu público-alvo.



Como já mencionado, você deve sempre ter cuidado com o conteúdo “sensível”, como álcool ou loteria. Os textos nos seus anúncios devem ser o mais neutros possível. No caso do álcool, você pode mencionar as vendas atuais em seu site ou apontar os benefícios (entrega gratuita, ampla oferta etc.) Por último, mas não menos importante – nunca se esqueça da segmentação adequada relacionada à idade (+18 ou em alguns países +21)!

Você deve sempre tentar evitar “grandes promessas”, como “Vamos fazer com que suas dívidas desapareçam” ou “Perda de peso significativa em três dias!”, como já mencionado, sua página de destino também está sujeita a controle e deve sempre ser consistente com seu anúncio (ter a mesma linha de conteúdo, não adianta você anunciar flores e na página de destinos conter bebidas).

Outra prática incorreta são os chamados “botões falsos”‘. Não é possível mostrar botões de frase com chamadas enganosas – por exemplo, botão de “reproduzir vídeo”, que direciona as pessoas para uma página de destino padrão. Se você adicionar o botão “Comprar agora” a um criativo que leva a uma loja virtual, tudo estará bem e vai ser aprovado.



Gramática e Design

Pode acontecer que seu anúncio seja reprovado devido a erros gramaticais ou pontuação incorreta. A gramática e a pontuação devem estar em conformidade com as Políticas de publicidade do Facebook. Sem mencionar que a profanação em anúncios é proibida (junto com “soluções criativas”, como substituir letras por signos).

Você deve se lembrar que o Facebook possui a regra dos 20% de texto nos criativos (abordamos com detalhes em uma edição passada do Feijão com Arroz, você pode ler aqui: http://portal.tudodeshare.com.br/blog/sobreposicao-de-texto-os-20-de-textos-nos-criativos-de-anuncios-no-facebook-e-instagram

Embora isso não seja mais uma obrigação como tempos atrás era, muito texto na imagem pode levar à entrega insuficiente do seu anúncio. Portanto, é sugerido fortemente que ainda siga esta regra. Em um caso extremo, seus anúncios podem não ser exibidos. Para verificar a quantidade de texto na imagem, você pode usar esta ferramenta.

http://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay



Algumas dicas úteis para CHECAR em todos os anúncios:

  • Sempre verifique nos seus anúncios: gramática, pontuação, quantidade de texto…
  • Se você estiver trabalhando com um segmento mais sensível como por exemplo tabaco, bebidas…, você pode pelo menos tentar trabalhar mais no seu conteúdo. Se a publicação for informativa, e não simplesmente só “encorajadora a comprar”, é provável que seja aprovada.
  • Se seu anúncio foi reprovado e você tem certeza de que está tudo bem, você sempre pode recorrer, além de ter um link e possibilidade a nível de anúncio no Gerenciador de Anúncios, você pode usar o link exclusivamente para apelos de anúncios reprovados: http://www.facebook.com/help/contact/1582364792025146
  • Não esqueça de avisar seu designer gráfico e redator sobre as regras. Dessa forma, você evitará problemas de demora nas aprovações dos anúncios ou até mesmo a reprovação, seguindo boas práticas você economiza seu tempo, o tempo de toda a equipe e os resultados serão melhores.
  • O Facebook possui vários cursos com treinamentos sobre as boas práticas relacionadas a anúncios, você pode investir um tempo e fazer alguns dos cursos, são inteiramente grátis, e em português: http://www.facebookblueprint.com



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