O profissional de marketing e a inteligência artificial

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A IA não é mais uma tendência. Ela já faz parte do dia a dia dos profissionais de marketing – otimizando campanhas, personalizando conteúdos e facilitando análises de dados em tempo real.

2025 chegou e, dois anos após o lançamento do ChatGPT – que revolucionou a forma como trabalhamos –, a expectativa é que este seja o primeiro ano com agentes de IA atuando diretamente nas operações das empresas. 

4 avanços que tornarão os agentes de IA ainda mais eficientes em 2025

De acordo com Jared Kaplan, cofundador e cientista-chefe da Anthropic, em entrevista à MIT Technology Review, esses são os principais avanços esperados para os agentes de IA este ano:

  • Os agentes ficarão melhores no uso de ferramentas;
  • Os agentes entenderão contextos;
  • Os agentes irão aprimorar os assistentes de codificação;
  • Os agentes precisarão de mais camadas de segurança.

Os principais nomes da IA generativa já lançaram – ainda em fase de testes – seus agentes de IA: a OpenAI com o Operator, a Anthropic com o Computer Use e o Google DeepMind com o Mariner.

Mas enquanto os agentes de IA ainda não fazem parte da nossa rotina diária, o que realmente nos diferencia como profissionais de marketing e comunicação?

Uso de automação de forma estratégica e foco na criatividade

Ferramentas de IA podem gerar textos, segmentar públicos e prever tendências, mas não tomam decisões estratégicas sozinhas. Saber fazer as perguntas certas é essencial para extrair todo o potencial das ferramentas, integrar ferramentas e criar automações de forma eficiente, além de transformar dados em insights valiosos para ações estratégicas.

Para ficar de olho:

  1. Decisão baseada em dados: Intuição sem embasamento já não é suficiente. Saber ler e interpretar dados do negócio e do mercado é essencial para embasar estratégias eficazes.
  2. Criação: Ferramentas como ChatGPT e MidJourney otimizam tempo, mas exigem um bom direcionamento. É importante que os prompts sejam claros e que o conteúdo gerado passe por uma revisão criteriosa para garantir precisão e relevância.
  3. Personalização: Estratégias precisam ser adaptáveis para públicos cada vez mais segmentados. Isso garante que as mensagens sejam mais relevantes e entregues no momento certo ao público certo, aumentando engajamento e eficácia.

Quando falamos em IA, a pergunta certa não é se devemos usá-la – e sim, como usá-la estrategicamente para atingir nossos objetivos

E você, qual IA utiliza dentro das suas demandas de marketing? Me conta aqui nos comentários!

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Cíntia Carvalho
Cintia Carvalho é publicitária de formação, com 9 anos de experiência em marketing digital. Há 6 anos faz parte do time do Share, uma das maiores plataformas de educação para o mercado de comunicação do país, onde atualmente é CMO liderando o time de Marketing. Já realizou a cobertura de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e marketing como Web Summit, DMEXCO e Viva Tech.
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