A IA não é mais uma tendência. Ela já faz parte do dia a dia dos profissionais de marketing – otimizando campanhas, personalizando conteúdos e facilitando análises de dados em tempo real.
2025 chegou e, dois anos após o lançamento do ChatGPT – que revolucionou a forma como trabalhamos –, a expectativa é que este seja o primeiro ano com agentes de IA atuando diretamente nas operações das empresas.
4 avanços que tornarão os agentes de IA ainda mais eficientes em 2025
De acordo com Jared Kaplan, cofundador e cientista-chefe da Anthropic, em entrevista à MIT Technology Review, esses são os principais avanços esperados para os agentes de IA este ano:
- Os agentes ficarão melhores no uso de ferramentas;
- Os agentes entenderão contextos;
- Os agentes irão aprimorar os assistentes de codificação;
- Os agentes precisarão de mais camadas de segurança.
Os principais nomes da IA generativa já lançaram – ainda em fase de testes – seus agentes de IA: a OpenAI com o Operator, a Anthropic com o Computer Use e o Google DeepMind com o Mariner.
Mas enquanto os agentes de IA ainda não fazem parte da nossa rotina diária, o que realmente nos diferencia como profissionais de marketing e comunicação?
Uso de automação de forma estratégica e foco na criatividade
Ferramentas de IA podem gerar textos, segmentar públicos e prever tendências, mas não tomam decisões estratégicas sozinhas. Saber fazer as perguntas certas é essencial para extrair todo o potencial das ferramentas, integrar ferramentas e criar automações de forma eficiente, além de transformar dados em insights valiosos para ações estratégicas.
Para ficar de olho:
- Decisão baseada em dados: Intuição sem embasamento já não é suficiente. Saber ler e interpretar dados do negócio e do mercado é essencial para embasar estratégias eficazes.
- Criação: Ferramentas como ChatGPT e MidJourney otimizam tempo, mas exigem um bom direcionamento. É importante que os prompts sejam claros e que o conteúdo gerado passe por uma revisão criteriosa para garantir precisão e relevância.
- Personalização: Estratégias precisam ser adaptáveis para públicos cada vez mais segmentados. Isso garante que as mensagens sejam mais relevantes e entregues no momento certo ao público certo, aumentando engajamento e eficácia.
Quando falamos em IA, a pergunta certa não é se devemos usá-la – e sim, como usá-la estrategicamente para atingir nossos objetivos
E você, qual IA utiliza dentro das suas demandas de marketing? Me conta aqui nos comentários!