Fintechs e bancos digitais: como funcionam por dentro

Clique Aqui e saiba mais

Os bancos digitais e as fintechs têm ganhado cada vez mais espaço dentro do mercado brasileiro. Essa ascensão vai para muito além de aplicativos intuitivos, cartões sem anuidade e possibilidades mais rentáveis de investimento: existe uma infraestrutura bem organizada, feita para ser ágil, segura e escalável. 

Qual é a base tecnológica dessas instituições financeiras?

Segundo levantamento do Banco Central (BC), revelado em 2024, 130 milhões de brasileiros possuem contas em bancos digitais. Ou seja, cerca de 61% da população brasileira possui um aplicativo de banco online no celular e realiza transações.

Para suprir essa demanda, as fintechs têm investido em ferramentas como cloud computing, APIs abertas, criptografia avançada e, mais recentemente, inteligência artificial (IA), para conseguir entregar um serviço de qualidade para os clientes com custo baixo.

Por conta desse investimento em tecnologia, os bancos digitais podem inovar mais rapidamente que as instituições tradicionais. Um exemplo é a integração com o Drex (a versão digital do real), que só é possível em sistemas flexíveis e escaláveis. 

Quais são as vantagens e desvantagens desse formato financeiro?

Entre as inúmeras vantagens dos bancos digitais e das fintechs, a maior provavelmente é a acessibilidade. Isso porque, com poucos cliques, é possível instalar um aplicativo de banco digital no celular e resolver tudo por ele, sem a necessidade de uma agência física, de maneira automatizada, com serviços gratuitos ou com tarifas mais baixas, o que acaba sendo mais atrativo.

Isso fica claro no levantamento realizado pela Akamai Technologies, empresa de cibersegurança e computação em nuvem, em parceria com a Cantarino Brasileiro, publicado em dezembro de 2024: 48% dos brasileiros entrevistados afirmaram que seu último cartão de pagamento era de um banco digital.

Fora isso, através da análise de dados, as fintechs podem oferecer produtos e serviços que se adequem à realidade financeira de seus clientes. Sem contar a velocidade de inovação – muito maior que a dos bancos tradicionais.

Contudo, nem tudo são flores. Sem uma agência física, alguns clientes podem achar esse modelo menos seguro que os bancos tradicionais. Em relação a regulamentação dessas instituições, esse ainda é um assunto delicado e que pode estar sujeito a instabilidades legais.

O elemento-chave dos bancos digitais

Um instrumento bastante utilizado em bancos digitais para aumentar a eficiência de seus sistemas é o core banking. Ao se destacar pela diferença dos sistemas tradicionais, que geralmente são pesados e difíceis de atualizar, os novos core bankings são modulares, baseados em nuvem e focados em APIs.

Com essa transformação, as fintechs e os bancos digitais podem escalar suas operações de maneira mais rápida, possibilitando a integração de novas tecnologias, como IA e blockchain, de maneira mais fluída aos clientes. Dessa maneira, é possível ter um crescimento acelerado e até mesmo promover a expansão internacional para novos públicos.

Marketing financeiro baseado em dados

Não foram somente os processos internos que passaram por mudanças. O marketing no setor financeiro passou a ser um tema bastante caro para os bancos digitais. 

Atualmente, algumas fintechs segmentam audiências, preveem comportamentos e personalizam ofertas somente analisando dados em tempo real. Para isso, são usadas ferramentas de automação de marketing, para otimizar campanhas em múltiplos canais, de e-mail marketing a redes sociais, de maneira mais precisa e assertiva.

Portanto, essa infraestrutura invisível de bancos e fintechs seguirá transformando a finança dos brasileiros e remodelando a forma como é realizado o gerenciamento das finanças pessoais.

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Conversion News
A Conversion News é a agência de notícias da Agência Conversion, trazendo informações atualizadas sobre negócios, tecnologia, marketing e comportamento digital. Nosso compromisso é levar notícias relevantes e insights estratégicos para quem quer estar sempre à frente.
1

Comentários