Inteligência artificial vs Autenticidade

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Sabemos que a inteligência artificial tomou conta da nossa atenção nos últimos meses. Os profissionais que trabalham com comunicação e marketing começaram a compartilhar as suas dúvidas e buscam entender como unir o dia a dia, a criatividade, a sensibilidade e a tecnologia. Afinal, se temos a possibilidade de criar coisas incríveis de forma rápida ou mais prática, por que não?

O grande X da questão passa a ser: a personalidade. Onde fica a autenticidade das nossas criações, se a inteligência artificial assumir a demanda?

Leia também: O site que reúne mais de 5 mil ferramentas de Inteligência Artificial

Em um mercado que busca conteúdos cheios de essência, um olhar mais criativo, uma sensibilidade única… como podemos colocar tudo isso na conta de um robô? São reflexões que vemos em diversos lugares, dos eventos aos posts no LinkedIn.

Usar inteligência artificial é ruim?

Não, não é uma questão de certo ou errado, oito ou oitenta. É um ponto de reorganizar as demandas e entender onde vale investir em uma ferramenta, como qualquer outra. Você não precisa deixar toda a produção de um conteúdo nas mãos do ChatGPT, mas você pode contar com a ajuda dele para encontrar temas, ideias ou novas maneiras de montar um parágrafo.

Para você ter uma ideia, o ChatGPT já alcançou mais de 100 milhões de usuários. É muita gente experimentando a funcionalidade. A tecnologia sempre esteve disponível como um braço do trabalho criativo, não é agora que vamos esperar que ela faça o trabalho completo, né? Ainda somos necessários (acredite), inclusive para descobrir como a tecnologia pode ser melhorada e desenvolvida.

Como aproveitar a inteligência artificial no dia a dia para criar conteúdo?

Essa resposta eu vou deixar para o próprio ChatGPT:

A inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta poderosa para criar conteúdo de forma mais eficiente e eficaz. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar a IA no seu dia a dia para criar conteúdo:

  1. Geração de ideias: Use assistentes de IA para ajudar a gerar ideias para seus conteúdos. Por exemplo, você pode usar modelos de linguagem como o GPT-3 para obter sugestões de títulos, introduções ou pontos principais para seus artigos, posts de blog ou vídeos.
  2. Escrita assistida por IA: Se você está enfrentando bloqueio criativo ou precisa melhorar sua escrita, a IA pode ajudar. Existem ferramentas disponíveis que oferecem recursos de escrita assistida por IA, que podem fornecer sugestões de palavras, frases ou até mesmo completar parágrafos inteiros com base no texto fornecido.

Parece uma resposta curta, não? Pois, veja só o que aconteceu:

O Chat GPT deu erro e parou de elaborar a sua resposta. Mais um motivo para entendermos que não adianta depender das habilidades da inteligência artificial, ela também comete erros e pode dar um “bug” a qualquer momento.

Dicas para quem quer utilizar Inteligência Artificial na criação de conteúdo:

  • Identifique onde gostaria de ajuda: escrever? Revisar? Repensar as ideias?
  • Pesquise e teste novas ferramentas. O ChatGPT ganhou fama, mas não é o único.
  • Não se esqueça de pensar. O grande perigo de se apoiar em uma ferramenta é se esquecer de que você tem o senso crítico e a sensibilidade para dar vida e sentimento para a sua criação de conteúdo. É confortável? É, mas pensar é parte essencial do trabalho.
  • Não tenha medo de usar. A gente não precisa ficar entre o sim e o não, apenas buscar as formas viáveis de trazer boas ferramentas para o dia a dia.
  • Alinhe suas expectativas. É uma ferramenta, uma tecnologia, não é a verdade absoluta. Você precisa ter senso crítico para entender quando a IA ajuda ou atrapalha o seu trabalho.

Podemos alinhar uma rotina de criação mais saudável e viável diante de todas essas transformações. O nosso maior desafio é unir a agilidade e a autenticidade, que só nós conseguimos colocar em uma ideia. Aproveite para experimentar as ferramentas, entender a tecnologia, testar e se joga!

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