O Chat GPT pode te ajudar a escrever melhor?

Clique Aqui e saiba mais

O Chat GPT passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, isto é fato. Começamos a produzir testes e novos textos, para entender o funcionamento da ferramenta e este movimento gerou diversas dúvidas sobre a criação de conteúdo e os direitos autorais. Um estudo realizado recentemente (publicado na Science), por dois alunos de pós-graduação do MIT, sugere que a ferramenta pode ajudar a reduzir lacunas de habilidades na escrita, entre os funcionários.

O estudo:

Eles descobriram que o uso do Chat GPT poderia permitir que trabalhadores menos experientes, que não possuem habilidades de escrita, produzissem um trabalho de qualidade semelhante ao de colegas mais qualificados.

Shakked Noy e Whitney Zhang recrutaram 453 profissionais de marketing, analistas de dados e profissionais com formação universitária e fizeram com que cada um deles concluísse dois tipos de tarefas que normalmente realizariam como parte de seus trabalhos, como redigir comunicados à imprensa, relatórios curtos ou planos de análise. Metade teve a opção de usar o ChatGPT para ajudá-los a concluir a segunda das duas tarefas.

Os escritores que optaram por usar o ChatGPT levaram 40% menos tempo para concluir suas tarefas e produziram trabalhos cuja qualidade dos avaliadores foi 18% maior do que os participantes que não o usaram. Os escritores que já eram habilidosos na escrita conseguiram reduzir a quantidade de tempo que gastavam em seu trabalho, enquanto aqueles que foram avaliados como escritores mais fracos produziram trabalhos de maior qualidade assim que obtiveram acesso ao chatbot.

“O ChatGPT é muito bom em produzir esse tipo de conteúdo escrito e, portanto, usá-lo para automatizar partes do processo de escrita provavelmente economizará muito tempo”, diz Noy, principal autor da pesquisa.

A pesquisa sugere como a IA pode ser útil no local de trabalho, atuando como uma espécie de assistente virtual, diz Riku Arakawa, pesquisador da Carnegie Mellon University que estuda o uso de grandes modelos de linguagem pelos trabalhadores e não esteve envolvido na pesquisa. 

“Acho que este é um resultado realmente interessante que demonstra como a cooperação humano-IA funciona muito bem nesse tipo de tarefa. Quando um humano aproveita a IA para refinar sua produção, ele pode produzir um conteúdo melhor”, acrescenta.

Vale lembrar que quando o papo é inteligência artificial, não existem apenas dois lados (o certo e o errado). Tudo precisa ser colocado dentro de um contexto e avaliado, afinal é muito sensível determinarmos que uma ferramenta pode te ajudar a escrever melhor, e você aplicar este mesmo conceito para um jovem que está na escola. Não, a ferramenta não vai te ensinar, mas ela vai te auxiliar no dia a dia. Todo contexto precisa ser considerado para que não coloquemos em risco o nosso desenvolvimento.

A grande questão é como vamos usá-las, de que forma vamos garantir um bom uso de cada possibilidade? O que nos resta por enquanto é entender o nosso papel diante das transformações tecnológicas e como podemos entregar um trabalho melhor ou ser mais produtivos, ao usar alguma ferramenta. Enquanto tudo isso se define, trago mais alguns artigos para te ajudar a testar novas ferramentas no dia a dia. Aproveite para compartilhar este artigo!

Este artigo foi produzido a partir deste conteúdo, do MIT.

LEIA MAIS:

13 Ferramentas úteis para profissionais de marketing digital

Tendências do futuro – Conheça o consumidor de 2025

O site que reúne mais de 5 mil ferramentas de Inteligência Artificial

Mais ferramentas de IA para criar conteúdos incríveis

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários