O marketing de conteúdo tem como objetivo estabelecer um relacionamento com o consumidor ao invés de apenas chamar para uma oferta. Com ele, a sua empresa pode ajudar o público a entender melhor sobre o seu produto ou serviço, além de gerar valor no posicionamento e se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação.
Essa técnica está presente não só nas redes sociais, mas em todos os pontos de contato que uma marca possui. Trata-se da única estratégia capaz de alimentar todas as outras estratégias de marketing: o conteúdo está presente em tudo. Mas por onde começar a entender sobre o assunto?
Antes de tudo, é importante ressaltar que: o marketing de conteúdo não é novidade, muito menos tendência. É uma estratégia consolidada muito antes do surgimento da internet, usada por grandes organizações há muito tempo (pode colocar aí uns 100 anos!). A diferença é que, com o surgimento do mundo digital, o marketing de conteúdo se tornou uma estratégia viável para qualquer negócio, de qualquer tamanho ou nicho. Em outras palavras, ficou acessível!
O que você vai encontrar neste artigo:
- Definindo o Marketing de Conteúdo
- O objetivo vem primeiro que o conteúdo
- Estratégia e planejamento de marketing de conteúdo
- Perguntas fundamentais que norteiam a estratégia de conteúdo
- Personas: a representação do seu cliente ideal
- Funil de vendas e conteúdo no marketing digital
- Canais de aquisição: o momento de distribuir conteúdo
- Linha editorial e calendário de postagens
Definindo o Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, para atrair e engajar uma audiência definida com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro. Essa definição veio do Content Marketing Institute, nos Estados Unidos.
Como dito anteriormente, não se trata de uma estratégia recente. O primeiro registro dessa técnica foi em 1900, o ano em que foi publicado o Guia Michelin, uma revista turística criada por André Michelin, um empresário francês fundador da fabricante de pneus mais conhecida do mundo – a Michelin.
O objetivo de André era promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. Ora, quanto mais os carros viajam, mais pneus gastam. No final das contas, esse Guia tornou-se referência de hotéis e restaurantes, sendo o mais respeitado em todo mundo. Uma estratégia de marketing de conteúdo que deu certo!
O objetivo vem primeiro que o conteúdo
Com a alta demanda de criação de conteúdo nas redes sociais, é comum que muitas pessoas resumem o marketing de conteúdo como apenas fazer post. Mas a realidade é bem diferente! Um bom trabalho de conteúdo precisa envolver estratégia e planejamento. Chris Goward, fundador da WiderFunnel, agência de otimização que já trabalhou com o Google e outras grandes empresas, já declarou: conteúdo sem conversão é só publicação grátis.
Se o seu conteúdo não for usado para gerar mais negócios e vendas, você está gastando tempo! Antes de criar conteúdo, é preciso definir metas claras e objetivos a serem alcançados.
Estratégia e planejamento de marketing de conteúdo
A estratégia de conteúdo não se resume a apenas criar uma planilha de posts com suas respectivas datas. Trata-se de uma visão que amarra os canais e ferramentas utilizados aos objetivos do negócio. O planejamento envolve entender onde o cliente está, visualizar onde quer chegar e definir o que fazer para chegar nesse objetivo.
Veja algumas vantagens do Marketing de Conteúdo e que podem ser utilizados como objetivos:
- Aumentar o engajamento com a marca;
- Gerar reconhecimento de marca;
- Gerar vendas;
- Educar o mercado;
- Diminuir o custo por venda;
- Atrair novos consumidores.
Após definir os principais objetivos, é necessário entender quais são as métricas necessárias para guiar e mensurar o que deve ser feito. Seja curtidas nas redes sociais, compartilhamentos, número de páginas visitadas, taxas de rejeição e conversão, tempo gasto para efetuar vendas e muito mais.
Perguntas fundamentais que norteiam a estratégia de conteúdo:
Tudo começa no planejamento, com pesquisas, reunião de informações e estudos. Por isso, compartilhamos com você algumas questões fundamentais para construir uma boa estratégia de conteúdo:
- O que você oferece?
- Qual é a sua história?
- Qual é o seu objetivo?
- O que os seus consumidores querem de você?
- O que você tem a dizer?
- Que tipo de conteúdo é necessário em cada canal de comunicação?
- Como o seu conteúdo será distribuído?
- De que forma você vai mensurar seus resultados?
Depois de desenhar todos os pontos necessários em relação ao objetivo do negócio, vem a etapa de elaboração da persona: é preciso ter um público definido para que seu conteúdo possa atingir pessoas interessadas de forma realmente assertiva. Lembre-se: quem quer falar para todo mundo acaba não falando com ninguém!
Personas: a representação do seu cliente ideal
Não dá para começar uma estratégia de conteúdo sem conhecer os seus clientes ou as pessoas que gostaria de alcançar. E isso pode ser feito de diversas formas:
- Observando o comportamento do mercado
- Analisando os dados do que já faz
- Pesquisas, entrevistas e feedbacks
- Estudos sobre o mercado e a área que trabalha
Entenda sobre o passo a passo de elaborar personas abaixo. Muito além de entender idade, sexo, localização e renda, é preciso compreender quais são os desejos e dores das pessoas que gostaria de atingir:
- Defina a quantidade de personas;
- Estabeleça características (nome, idade, sexo, ocupação, renda, educação, local, etc);
- Entenda as necessidades das personas;
- Entenda as demandas das personas;
- Entenda as dores e dificuldades das personas;
- Defina as soluções que poderão ser oferecidas.
Funil de vendas e conteúdo no marketing digital
O funil de vendas é uma forma descomplicada para ilustrar o processo de venda, que começa no primeiro contato com a audiência até o momento em que a venda é realizada. O topo do funil é grande por ser capaz de receber muito volume, mas vai diminuindo à medida que o processo se desenvolve, deixando claro que muitas pessoas podem vir com a sua estratégia, mas não são todas que passam por todo o funil chegando ao fundo, onde ocorre a venda.
Como o objetivo do marketing de conteúdo é levar o público do ponto A ao ponto B, significa que essa estratégia irá acompanhar o consumidor em todas as etapas do funil. E como cada etapa é diferente, é preciso pensar em conteúdos diferentes para cada fase:
TOPO DE FUNIL:
É onde se encontra o público geral, sendo assim a fase de aprendizado e descoberta. O objetivo do conteúdo aqui é atrair a atenção das pessoas. É onde se apresenta os problemas e as dores do público, indicando o consumidor para o processo de venda.
MEIO DO FUNIL:
As pessoas aqui possuem necessidades claras e estão procurando formas de resolver seus problemas. A fase da descoberta já passou, agora é o momento de reconhecimento e consideração, com conteúdos mais densos do que o do topo de funil.
FUNDO DO FUNIL:
Chegamos na etapa de decisão, onde ocorrem ações para a conversão final do consumidor em cliente. E o trabalho não para por aqui! Para um trabalho assertivo de longo prazo, é de suma importância fidelizar esse cliente para que ele volte a consumir na marca. Ou seja, no pós-venda o objetivo é que o cliente tenha uma boa experiência e se torne freguês.
Canais de aquisição – o momento de distribuir conteúdo
Agora que você já entende a importância de definir bons objetivos, estruturar suas personas, e entendeu as etapas de um processo de venda, chegou o momento de escolher os canais onde vai distribuir seu conteúdo.
Com sua audiência já definida, é preciso estar onde o seu público está. É necessário marcar presença em todas as redes sociais, por exemplo? Bem, é preciso levar em consideração algumas coisas: o que faz sentido para você, sua marca e sua audiência, e entender que não adianta replicar o mesmo conteúdo em todos os canais.
Entre os principais canais de aquisição disponíveis para você gerar um relacionamento com o seu público estão:
- Redes Sociais
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais, logo, é quase impossível pensar numa estratégia de conteúdo que não envolva as redes. Entre as principais, estão o Instagram, Tiktok, LinkedIn e Twitter.
- Blog
Um dos principais benefícios de se ter um blog é que todo o tráfego que você consegue é 100% seu, diferente das redes sociais. Um blog pode impulsionar o tráfego do site de um negócio e é bastante utilizado pelas empresas.
- E-mail marketing
Você sabia que o emkt é um dos canais com maior ROI (retorno sobre o investimento) em uma estratégia de conteúdo? 8,32 bilhões de e-mails são enviados no Brasil todos os dias e 77% das empresas brasileiras afirmaram que viram um aumento no engajamento dos clientes via e-mail durante a pandemia.
Linha editorial e calendário de postagens
Trata-se do guia de assuntos e temas que você deve abordar com o seu conteúdo. Uma boa linha editorial é construída conforme a personalidade da marca, seus objetivos e seu público.
A linha editorial é um direcionamento para produzir conteúdo de forma que fortaleça sua mensagem e objetivo principal. Defina os temas gerais e secundários que fazem parte do universo de interesses da persona com o que você oferece.
Imagine um jornal que é dividido por várias editorias. Cada editoria reúne um conjunto de temas semelhantes. Por exemplo: no caderno de esportes você verá tudo relacionado ao assunto, as notícias dos jogos da semana, o andamento de um campeonato, notícias sobre jogadores e atletas e novidades sobre algum esporte.
Já o calendário editorial será responsável pela organização e consistência do seu conteúdo: é onde estão informações importantes como os dias que o conteúdo vai sair, o tema da postagem, títulos e detalhes da pauta, a categoria da linha editorial, o objetivo do conteúdo, os recursos gráficos, os prazos e responsáveis.
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Chegamos ao final da leitura! Esperamos que tenha conseguido entender melhor sobre o que se trata o marketing de conteúdo e quais são os principais passos para a criação de uma estratégia inteligente. Continue a aprender aqui em nosso portal e no Clube Share!
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