O Marketing de Conteúdo é uma área repleta de desafios, que os profissionais da área enfrentam diariamente (ao mesmo tempo, é uma área criativa e cheia de possibilidades legais). Afinal, o conteúdo se transforma o tempo todo, a audiência se transforma e a gente precisa encontrar formas de se encaixar, enquanto buscamos resultados (é claro). Investir em Marketing de Conteúdo deixou de ser uma opção, passou a fazer parte da rotina de empreendedores e creators. Mas qual é o verdadeiro desafio que estamos falando? Continue lendo para descobrir!
O nosso papel é manter o interesse vivo!
Com tanta oferta de coisas legais para ver, ouvir, ler e consumir, é preciso criar coisas pelas quais as pessoas tenham interesse em consumir e continuarem interessadas, sabe? Quando você lê sobre um tema e quer continuar pesquisando sobre aquilo. Contrastando com a antiga propaganda que, por meio de espaços e intervalos comprados, iam até os consumidores passavam apenas uma mensagem, e tchau.
É a lógica de um relacionamento. Nós, profissionais da área de Marketing de Conteúdo, precisamos nutrir uma relação com o público, para que o interesse permaneça vivo. Em qualquer relação, a gente precisa se esforçar para manter uma boa conversa, uma conexão que faça sentido. Com o seu público, não é diferente: o storytelling vai te ajudar a engajar e se relacionar!
Esse negócio de conteúdo é tão recente assim?
Sejamos honestos, a ideia de marcas criando e promovendo conteúdo próprios não é tão nova assim quanto a gente imagina. Em 1900 a marca francesa Michelin já entendia que seu produto não era exatamente os pneus que vendia, mas sim a possibilidade de viajar e conhecer novos lugares. Daí, 116 anos atrás, surgiu o famoso Guia Michelin, resenhando e dando notas para restaurantes.
Para não precisar ir tão longe, outro exemplo são as revistas das companhias aéreas, que sempre existiram para deixar a viagem dos passageiros um pouco mais agradável. Uma cortesia da empresa que, nos olhos de hoje, poderia ser chamada de conteúdo ou “branded content”.
O que mudou é que, até alguns anos atrás, fazer conteúdo era um luxo. Hoje é uma obrigação, para não dizer uma “pressão” de volume e qualidade para cada rede social, que nós temos que administrar.
Qualquer empresa que tenha sua rede social, seu próprio Instagram para gerenciar, na prática, é como se estivesse editando sua própria revista, com suas próprias editorias e por aí vai. A diferença é que temos uma resposta imediata: engajou, não engajou, entregou, não entregou…
Durante a Pandemia, ali em 2020, muitas empresas que não tinham uma estrutura voltada para a produção de conteúdo se viram, quase que do dia para a noite, diante do desafio de rechear esses novos espaços da maneira mais interessante possível, trazendo fotos, textos, vídeos e histórias incríveis, com o objetivo de ajudar o negócio a sobreviver, com o digital. E funcionou! Muitos empreendedores se viram salvos através das suas estratégias digitais.
O desafio do Marketing de Conteúdo
Mas, mais do que contratar mais gente ou adquirir novos sistemas para fazer a produção de conteúdo acontecer, o verdadeiro desafio dessas marcas, ou das agências que trabalham para elas, é assimilar novas lógicas.
A lógica do fotógrafo.
A lógica do jornalista.
A lógica do roteirista.
A lógica do cineasta.
E por aí vai…
A lógica de quem produz conteúdo se somando às logicas do marketing e da comunicação.
Em outras palavras, é preciso entender e assimilar o jeito de pensar, ou o ponto de vista, de áreas que não necessariamente estão no núcleo original da empresa. Só assim conseguiremos produzir “conteúdos de marca” realmente interessantes e capazes de rivalizar com outros conteúdos que estão por aí. A comunicação é cíclica, o que mudam são as maneiras que usamos para levar a nossa mensagem. Acontece que, podemos beber de muitas referências passadas sobre a entrega de conteúdo e do engajamento da audiência. O passado vira aprendizado o tempo todo!
Um evento que te leva para o universo do conteúdo e storytelling!
Essa, inclusive, é a filosofia do GUMP, o evento de marketing focado em storytelling e branded content.
O GUMP tem o objetivo de promover conexões entre essas diversas áreas, para que você descubra como grandes marcas conseguem construir narrativas envolventes com a própria audiência. Se interessou? O GUMP acontece no dia 13 de maio, no Mackenzie, em São Paulo. Mais informações e ingressos aqui.
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