A habilidade de contar histórias de forma relevante e humanizada é conhecida como Storytelling. Trata-se de uma técnica muito utilizada pelas marcas que desejam engajar o público, causar uma emoção, um sentimento e deixar o seu produto gravado na memória das pessoas.
Acontece que colocar em prática o Storytelling não é assim tão fácil. Exige prática e conhecimento sobre as verdades que a marca quer deixar para o público. E para alcançar esse objetivo, é preciso que o storytelling esteja presente na sua estratégia de comunicação.
Mas antes de falarmos sobre estratégia, vamos começar a entender o que é Storytelling.
O que é Storytelling?
Uma habilidade capaz de envolver, engajar e encantar o público. E aqui, a emoção é o elemento chave para conquistar a sua atenção. O Storytelling utiliza elementos específicos – como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem –, em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem.
Quando falamos de storytelling, estamos falando de direcionamento. Por isso é importante que você conte histórias que estejam de acordo com o propósito da sua marca.
Essa técnica, muito utilizada na TV, no marketing e na publicidade, ajuda a promover negócios e vender serviços de forma indireta. Com ela, você pode contar uma mesma história de diversas formas, buscando aquela que melhor se encaixa com os interesses do seu público.
Por que o Storytelling deve fazer parte da sua estratégia de conteúdo?
Quando falamos de estratégia, geralmente as pessoas prestam mais atenção, afinal ela está diretamente ligada aos resultados, certo? E o Storytelling está diretamente ligado a sua estratégia, ou seja, ele também tem relação com o objetivo de comunicação da marca.
Em sua masterclass “Storytelling para marcas” (disponível no Clube Share), Bruno Scartozzoni, Cofundador da StoryTalks, falou que “histórias são sobre a vida das pessoas, não sobre o que você quer vender”. Ao identificar com que emoções seu objetivo de comunicação se conecta, fica mais fácil conseguir explicar para o seu público porque eles precisam do seu produto ou serviço.
Agora, vamos entender os motivos pelos quais você deve aplicar storytelling na sua estratégia!
Identificação e empatia
Quando ouvimos histórias (seja ela qual for), automaticamente começamos a criar uma identificação com os personagens, certo? Pense nas novelas, o que faz com que as pessoas amem tanto um personagem?
Storytelling é a arte de gerar essa identificação, empatia pela história. Isso faz com que as pessoas deixem de ser apenas usuários ou público, para serem pessoas que se envolvem.
Ganhe atenção
Prender a atenção de alguém hoje, por mais de 5 segundos, é uma luta! Já pensou em usar a técnica que te ajuda a ganhar a atenção das pessoas? Isso é muito valioso e no fundo (bem no fundo) você sabe que os conteúdos atuais não estão segurando a atenção como deveriam, né?
Sincronize os canais
Storytelling é tão livre, que você pode criar diversas narrativas (uma em cada canal) e cruzar cada uma delas, para que juntas também façam sentido. Imagine o número de possibilidades criativas dentro disso?
Crie com intenção
Já falamos aqui sobre a importância do processo criativo levar em consideração a sensação que o público deve ter ao ver/ler/ouvir algo sobre a marca. Ao criar seu conteúdo, deve-se levar isso em consideração.
O que você quer que as pessoas sintam: tensão? Medo? Emoção? Tristeza? Surpresa? Cause alguma sensação e perceba se de fato o objetivo será atingido. Isso poderá fazer com que a sua marca se diferencie das outras.
Quer aprender mais sobre como contar histórias?
Pode parecer muito difícil aplicar Storytelling em alguns segmentos mais técnicos. Mas a partir do momento que você entende como criar a narrativa dentro de uma marca, fica mais simples de visualizar o objetivo e a estratégia de cada história.
Inscrições abertas para o Gump | Conteúdo e Storytelling
No dia 13 de maio, acontecerá o evento Gump. Um evento sobre o tema, que vai te ajudar a entender como grandes marcas aplicam o storytelling e constróem suas narrativas. A programação conta com diversos profissionais do mercado e acontecerá no Mackenzie, em São Paulo.
Clique aqui e confira a programação completa do evento.
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