Fazer reuniões por videoconferência não é uma prática recente. Inclusive, a primeira comunicação interativa com vídeo e áudio ocorreu em 1967 entre Nova York e Los Angeles, nos Estados Unidos.
De lá para cá, muita coisa evoluiu. Porém, hoje, é impossível não citar o impacto da epidemia global da Covid-19, que colaborou com o boom desse formato de comunicação no ambiente de trabalho.
A videoconferência é uma das ferramentas mais úteis que equipes e indivíduos que trabalham remotamente podem usar. Não só no trabalho, mas também na vida familiar, com amigos e parentes.
Essa ferramenta também se tornou popular para a realização de seminários online e outros eventos, que continuam ocorrendo mesmo com o fim da pandemia e do isolamento social.
Neste artigo, compilamos uma lista de plataformas de videoconferência para realizar reuniões online.
1 – ZOOM
O Zoom se tornou uma das soluções mais populares de videoconferência para empresas e usuários. A ferramenta viu um aumento maciço no uso desde o início da disseminação da Covid-19 e o isolamento social, atraindo mais usuários ativos do que nunca.
A plataforma oferece um plano básico gratuito que inclui reuniões de até 40 minutos, permitindo até 100 participantes por reunião, além de recursos como chat em equipe e outros.
Além disso, o Zoom disponibiliza planos pagos para uso individual, corporativo e empresarial, com capacidade de até 1000 participantes.
Ele também permite que os usuários gravem reuniões e possui recursos de colaboração em grupo. Os usuários podem criar grupos e enviar instantaneamente arquivos de texto, imagem ou áudio aos membros desses grupos. Recursos específicos para conferências online e com o uso de IA também estão disponíveis.
2 – GOOGLE MEET
O Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. Ele substitui o antigo Google Hangouts. O Meet está incluído no Google Workspace e no Google Workspace for Education.
Crie reuniões e compartilhe um link, sem se preocupar se colegas de equipe ou clientes têm a conta ou os plug-ins certos. Com uma interface rápida e leve e o gerenciamento inteligente de participantes, é bem fácil fazer videochamadas com várias pessoas.
3 – SKYPE
O Skype existe há muito tempo e ainda tem uma forte presença em chamadas de vídeo on-line devido ao seu reconhecimento de nome e marca.
Ele oferece bate-papo por vídeo, chamadas internacionais e mensagens de texto via web. Isso também inclui compartilhamento de tela e vídeo HD no plano gratuito.
A ferramenta está disponível em várias plataformas incluindo computadores, smartphones, tablets e consoles de videogame, e é operado pela Skype Technologies, uma divisão da Microsoft.
4 – MICROSOFT TEAMS
Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.
Após 12 de abril de 2023, o Microsoft Teams encerrou seu plano gratuito. Atualmente, só é possível utilizá-lo através de planos pagos ou adquirindo o Microsoft 365 (o conjunto de aplicativos de produtividade e segurança da empresa).
5 – GOTOMEETING
O GoToMeeting também é uma plataforma de conferência na web ideal para empresas com vários escritórios internacionais.
Os recursos incluem integrações de calendário, chamadas automatizadas, compartilhamento de tela, realce de desenhos em tempo real, salas de reuniões personalizadas para uso repetido, gravação ilimitada, comandos de voz Siri, transcrições de reuniões pesquisáveis e muito mais. Só possui planos pagos.
6 – DISCORD
O Discord é um serviço de comunicação por voz, vídeo e texto usado por mais de cem milhões de pessoas para se reunir e conversar com amigos e comunidades.
Originalmente pensado como uma ferramenta para os gamers, permitindo que eles discutam seus jogos favoritos ou se comuniquem enquanto jogam, o Discord também permite que você inicie conversas em grupos, crie diferentes canais e participe de servidores.
Possui uma interface moderna e jovem, mas também é usada por empresas e marcas.
7 – ZOHO MEETING
O Zoho Meeting oferece ferramentas para reuniões e webinars. É possível participar de qualquer lugar com áudio, vídeo, controle de outro dispositivo e compartilhamento de tela em tempo real.
Envie convites por e-mail com todas as informações necessárias para os participantes. Configure lembretes e receba confirmações de presença. Grave suas reuniões e compartilhe para reproduzir on-line ou fazer o download. Possui um plano gratuito e opções pagas para reuniões e conferências.
8 – JITSI MEET
O Jitsi Meet é uma plataforma 100% de código aberto, gerenciada por comunidades em todo o mundo. O usuário também pode configurar sua própria instância do Jitsi Meet ou incorporar uma sala em seu próprio site. Por ser sem fins lucrativos, é 100% gratuita.
Alguns dos recursos do Jitsi Meet:
- Usuários ilimitados: não há restrições no número de usuários ou participantes da conferência. A potência e a largura de banda do servidor são os únicos fatores limitantes.
- Nenhuma conta é necessária
- Salas protegidas por bloqueio: controle o acesso às suas conferências com uma senha
- Criptografado por padrão
- Alta qualidade: áudio e vídeo são entregues com a clareza.
- Pronto para navegador da Web: não são necessários downloads de seus amigos para participar da conversa. O Jitsi Meet também funciona diretamente em seus navegadores. Basta compartilhar o URL da sua conferência com outras pessoas para começar.
- Streaming de uma conferência para o YouTube ao vivo (se o Jibri estiver configurado)
- Opção de levantar e baixar a sua mão para obter atenção
- Estatísticas de tempo de conversação dos participantes
- Reproduzir um vídeo do YouTube para todos os participantes
Você já experimentou alguma ferramenta de conferência na web listada no artigo?
Qual aplicativo de bate-papo por vídeo você prefere?