Como otimizar o SEO no Instagram?

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Criar conteúdo de olho no SEO é essencial para contribuir no alcance das suas publicações. Você já pensou em criar conteúdo com SEO no Instagram? É possível! E é importante que você fique de olho nas possibilidades, afinal, sabemos como é difícil depender da entrega do algoritmo. Tudo o que você puder fazer (e que faça sentido dentro da sua estratégia de conteúdo) é válido tentar.

O que é SEO?

O SEO (que se pronuncia éssiou) nada mais é do que o conjunto de estratégias que farão com que o seu site fique melhor avaliado no Google e apareça na primeira página de resultados da pesquisa.

O que é o SEO do Instagram?

O SEO para o Instagram, é o trabalho que você deve fazer para otimizar o seu perfil e o seu conteúdo. O objetivo é que você seja visto com mais facilidade, afinal, as pessoas estão por aí precisando encontrar conteúdos como os seus, vamos contribuir para que o caminho seja mais fácil.

Como podemos criar este processo? O SEO pode ser construído através do uso de palavras-chave e hashtags, que fazem sentido para o espaço ou conteúdo no momento.

Como melhorar o alcance no Instagram?

Este é um dos grandes desafios dos criadores de conteúdo da plataforma. Sabemos que o algoritmo tem o trabalho de entregar o que é produzido na rede, mas estamos falando de MUITO conteúdo sendo produzido, o que faz com que cada vez mais seja difícil manter um bom alcance. Acontece que você não pode jogar tudo para o ar e abrir mão do seu alcance, certo? Por isso, este artigo tem como objetivo te ajudar a trabalhar em cima dessa métrica.

Ter um bom alcance é essencial para que a sua marca e o seu conteúdo seja visto por mais pessoas e novos usuários, o famoso “furar a bolha”. Considere este trabalho como um braço da sua estratégia de conteúdo, afinal, não adianta investir tempo em SEO se o seu conteúdo não entrega valor para o seu público.

Como fazer SEO no seu perfil do Instagram?

Assim como nos portais de conteúdos e blogs, o perfil do Instagram também pode ser bem trabalhado para ser encontrado. Na sua bio, por exemplo: você pode testar termos e palavras que vão facilitar o entendimento e a busca dos usuários. Pense sempre: como posso ser encontrado de forma mais fácil?

Este é o objetivo do trabalho, com isso, você pode testar alguns modelos de palavras e frases na bio. Você não precisa utilizar apenas um modelo e esperar que ele dê resultado, faça modificações. Assim como no seu portal de conteúdo, você deve analisar se as visitas aumentaram e se o alcance do seu conteúdo melhorou. Lembre-se que todo teste no marketing digital precisa de um tempo para ser validado.

Como melhorar a sua bio?

Pense bem: uma pessoa que nunca ouviu falar da sua marca ou do seu trabalho, chegou até o seu perfil. O que você pode dizer para se apresentar de uma forma simples, objetiva e atrativa?

  • adicione uma descrição objetiva do seu negócio;
  • reforce as palavras-chave que fazem sentido para o seu mercado;
  • compartilhe as informações de contato;
  • adicione um CTA atrativo para o próximo passo;
  • deixe um link de acesso (pode ser o seu site, o seu blog, o seu WhatsApp ou um agregador de links para deixar algumas opções disponíveis).

Pesquise os termos que você usa!

A melhor forma de entender a experiência do usuário e fazer os mesmos caminhos. Faça pesquisas, teste novas palavras para entender qual se encaixa melhor com o seu segmento.

Tome cuidado: SEO não é apenas o uso de termos, é a construção de um conteúdo pensando na experiência do usuário. Não adianta você repetir as mesmas palavras, várias vezes, esperando que isso te entregue resultados. Abaixo, temos dicas de ferramentas para você fazer essa busca:

  • Google Trends, onde você busca um termo e ele vai te mostrar como as pessoas estão buscando por isso;
  • e o próprio campo de busca do Google, digitando o termo ou assunto e deixando que ele se autocomplete com o que as pessoas mais buscam.

O SEO pode parecer confuso no começo, por usar muitos termos técnicos e diferentes possibilidades de aplicação. Mas com as dicas que trouxemos neste artigo, você consegue começar a incluir esta estratégia no seu Instagram hoje mesmo! Agora, se você quer investir em SEO e aumentar o seu alcance, você pode aprender sobre SEO e muito mais com o Clube Share! Clique aqui e conheça.

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