E-mail Marketing: o guia completo para aumentar seus resultados!

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Se você trabalha com Marketing Digital já deve ter se deparado com algumas demandas relacionadas ao envio de E-mail Marketing, certo? Neste artigo, trouxemos alguns dados de uma pesquisa realizada pelo Databox e vamos compartilhar sobre algumas dicas para você testar e aplicar nos seus envios, para melhorar os seus resultados!

O que é E-mail Marketing?

Primeiro, vamos à premissa básica: e-mail marketing NÃO É SPAM. Aqueles e-mails de como perder 10 quilos em uma semana, ou de como ganhar rios de dinheiro só criando uma pequena rede de 5 amigos (que, por acaso, é chamado de pirâmide e é proibido no nosso país) não é e-mail marketing. E-mails não autorizados são comuns, mas não vão ajudar em nada nos seus resultados. O que queremos é entregar valor e construir um bom relacionamento com a nossa base. E-mail Marketing é usar a ferramenta de envios para entregar conteúdo e performance, para as pessoas que estão interessadas.

Bom, agora que já contextualizamos um pouco sobre o que é E-mail Marketing, vamos ao que interessa?

E-mail Marketing dá resultado?

Sem dúvidas, mas tudo depende. Não basta enviar um e-mail e esperar os resultados chegarem, certo? Você precisa trabalhar em cima da sua base de leads, para conseguir construir uma jornada que faça sentido para as pessoas e para a marca. Se pensarmos bem, todos os formatos (redes sociais, blog, e-mail), podem dar resultado ou não. Tudo depende da maneira que você utiliza e os testes que você faz.

O mercado de E-mail Marketing é gigante! Em 2020, o mercado global de e-mails foi avaliado em 7,5 bilhões de dólares americanos. Até 2027, projeta-se que atingirá impressionantes 17,9 bilhões de dólares. Isso coloca o valor de mercado atual em cerca de US$ 9,6 bilhões.

Segundo a Hubspot, 4 bilhões de pessoas usa e-mail (o que é basicamente metade do planeta). Sendo assim, sem dúvidas que o e-mail marketing oferece uma oportunidade incrível para profissionais de marketing de todos os tipos.

Tudo isso, combinado com o fato de que o e-mail é um canal onde você pode gerenciar os dados com mais segurança e mais possibilidades de construir uma comunicação personalizada, através da segmentação da sua base.

O Databox publicou diversos dados através de pesquisas, sobre o setor de e-mail marketing. Nós reunimos aqui alguns deles para você testar e colocar em prática!

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Trabalhe a partir dos dados

Toda e qualquer nova estratégia deve ser construída a partir dos dados e do cenário que você está lidando. Por isso, leve em consideração o seu histórico de trabalho, o comportamento da sua base e a estratégia do negócio.

Confira agora: dicas para melhorar os seus resultados através do E-mail Marketing

Otimizando o conteúdo do e-mail

O conteúdo do e-mail é a parte mais importante. Por mais simples que pareça, desenvolver o bom conteúdo para e-mail não é tão simples assim. Afinal, o conteúdo pode definir o futuro da jornada do seu lead. Se ele vai clicar, se ele vai ler até o final, se ele vai querer se descadastrar… são muitas possibilidades e o seu conteúdo pode contribuir para que o resultado seja o mais próximo do esperado.

Segundo o Databox:

  • E-mails promocionais são o tipo de e-mail mais importante para pequenas empresas
  • A grande maioria dos profissionais de marketing envia e-mails personalizados
  • Uma assinatura de e-mail pode ajudá-lo a fechar uma venda
  • E-mails curtos funcionam melhor que os longos
  • Usar apenas 1 CTA em seus e-mails pode ser suficiente

E-mails promocionais são o tipo de e-mail mais importante para pequenas empresas

Todos os e-mails são importantes? Sim, mas cada tipo de e-mail deve ser criado com determinado objetivo e de maneiras diferentes. Alguns deles merecem mais atenção e você precisa de uma combinação saudável de mensagens de nutrição de leads, promocionais, transacionais e de agregação de valor para manter os assinantes engajados.

Mais de 50% dos profissionais de marketing dizem que os e-mails promocionais são o tipo de e-mail mais importante . Os programas de fidelidade estão no segundo lugar com 25,9%, seguidos por e-mails transacionais com 16,7%.

DICA: criar sequências de e-mail sem ser muito vendedor é fundamental. Uma abordagem leve, que entregue conteúdo relevante para o seu público pode ser uma ótima alternativa para não cair em uma comunicação chata. Para construir confiança e um relacionamento com seus assinantes, você pode simplesmente enviar mensagens periódicas que não perguntem nada a seus clientes e apenas forneçam valor.

E-mails personalizados são uma ótima alternativa!

Pense bem, você não se sente especial ao receber um e-mail personalizado? Na pesquisa do Databox, 90% dos entrevistados disse que usa e-mail para enviar recomendações personalizadas de conteúdo, produtos e serviços.

DICA: a segmentação de e-mail é extremamente importante se você deseja obter os melhores resultados. Você pode segmentar suas listas de e-mail por dados demográficos, preferências e interesses, comportamento e dados de e-mail do assinante e ajustá-los para obter o máximo de engajamento.

Você usa assinatura de e-mail?

Uma assinatura é muito mais do que um simples detalhe ou, pelo menos, não deveria ser se você está pensando em melhorar seus resultados por e-mail. O espaço de assinatura pode ser útil para reforçar a marca, fazer algum tipo de envio mais pessoal ou até mesmo um link importante. Mais de três quartos das pessoas entrevistadas acreditam que incluir uma assinatura os ajudou a avançar ou fechar uma venda. Apenas 3,5% disseram que não e 20,7% não tinham certeza.

DICA: incluir uma foto de perfil ou um gif animado para se conectar melhor com seu público pode ser uma ótima ideia. As pessoas tendem a se conectar melhor com recursos visuais. Claro, não se esqueça de incluir todas as informações pertinentes, como a página de destino e outros detalhes de contato.

E-mails curtos funcionam melhor que os longos?

Curto geralmente significa enérgico e ágil. Portanto, não é surpresa que dois terços dos profissionais de marketing acreditem que e-mails mais curtos têm melhor desempenho . No entanto, isso não significa que emails mais longos também não sejam convertidos. Na verdade, 30% das pessoas entrevistadas não acham que o tamanho tenha qualquer efeito nas taxas de conversão.

DICA: mantenha o tom leve. A melhor coisa que você pode fazer é equilibrar o tom da mensagem e deixá-la mais leve e pessoal. Mesmo pequenos detalhes como algumas frases humanizadas, podem fazer uma grande diferença quando se trata de gerar resultados.

Usar apenas 1 CTA em seus e-mails é o suficiente?

Menos, muitas vezes é mais. Na verdade, 43% dos profissionais de marketing entrevistados disseram que usam apenas um CTA por e-mail, enquanto 30% usam dois CTAs. O raciocínio para isso é simples. Se você der muitas opções aos seus leitores, poderá ser difícil decidir e a pessoa deixa aquele e-mail para depois, sabe? A ideia é sempre facilitar a vida do seu público.

DICA: torne seus CTAs diretos e simples. Você pode usá-los para iniciar o contato e mostrar suas vantagens competitivas. Oferecer valor gratuitamente usando frases como “Obtenha uma consulta gratuita agora” pode ser um excelente teste.

Como escolher a melhor ferramenta de E-mail Marketing?

A personalização e a segmentação foram listadas como os critérios mais importantes para avaliar o software de e-mail para empresas de e-commerce. 

DICA: certifique-se sempre de que a solução que você está usando atende às suas necessidades. Hoje podemos encontrar diversas ferramentas no mercado, mas às vezes você desperdiça o investimento por não ter uma necessidade real. Felizmente, a maioria oferece período de teste gratuito para você avaliar o que se encaixa melhor às suas necessidades.

Qual é a melhor frequência nos envios de E-mail Marketing?

O agendamento é essencial se você deseja manter organização e uma rotina estruturada de E-mail Marketing. A consistência é importante aqui, assim como ter um plano antes de mergulhar de cabeça.

Segundo a pesquisa do Databox, a maioria das empresas ajustará suas estratégias com base na resposta do usuário, e a frequência de envio de e-mail não é exceção. Portanto, não é de se estranhar que 59,38% dos entrevistados reduzam a frequência de envio de e-mails para destinatários que não estão abrindo ou clicando nos links. O que é um pouco mais surpreendente é que pouco mais de 40% enviam o mesmo volume de e-mails, independentemente do nível de engajamento.

A frequência de envio deve ser ajustada principalmente com base no envolvimento do destinatário!

DICA: pense no valor que você está oferecendo aos seus clientes e no que funciona para o seu negócio. Tente descobrir por que eles estão engajados ou desengajados e ajuste sua frequência de envio e conteúdo de acordo.

Cerca de 1/3 dos profissionais de marketing continuam enviando e-mails para as pessoas até que elas façam o descadastro!

Cerca de dois terços das agências de marketing limpam suas listas, pelo menos ocasionalmente. Quase 10% são muito exigentes e cancelam a assinatura de usuários inativos a cada poucos meses, enquanto o restante o faz a cada poucos meses ou uma vez por ano. Um terço de todos os profissionais de marketing entrevistados simplesmente continuam enviando e-mails para todos até que eles mesmos cancelem a inscrição.

DICA: a comunicação por e-mail é econômica e muitas vezes vale a pena continuar enviando e-mails aos destinatários, mesmo que o nível de engajamento seja baixo. Mas, pense bem: não adianta tentar conversar com alguém que não está engajado com você. Fazer alguns filtros e uma boa limpeza na sua base, é essencial.

A maioria dos vendedores envia até 8 e-mails em massa, por mês!

Vender é um jogo e você precisa entender onde vale colocar energia e onde o risco será grande. Há quem hesite em ser muito pessoal e detalhado com seus e-mails, afinal é um trabalho mais demorado. No entanto, realmente não há substituto para e-mails personalizados, já que apenas 17,9% dos entrevistados enviam mais de 16 e-mails em massa por mês. 

O maior percentual, 32,1%, envia de 4 a 8 e-mails, enquanto 28,6% enviam menos de 4 e-mails por mês. Os 21,4% restantes enviam de 9 a 16 e-mails em massa por mês.

DICA: enviar menos e-mails, mas mais personalizados, funciona melhor do que enviar uma mensagem genérica em massa. Você pode começar com algo pessoal para mantê-los engajados e, em seguida, atingi-los com uma proposta de valor realmente forte e personalizada

E a newsletter?

Como já falamos, muitas vezes a qualidade é melhor do que a quantidade. Na maioria dos casos, você não deseja sobrecarregar seus clientes ou prospects com uma enxurrada constante de e-mails. A pesquisa também confirma isso, pois apenas 5,4% dos entrevistados disseram que enviam boletins diários por e-mail.

DICA: um envio semanal de conteúdo, ajuda a construir um ponto ideal que combina frequência e regularidade. Você manterá seus destinatários informados e, mais importante, os preparará para abrir seus envios. Se você fornecer um conteúdo que vale a pena ler, é provável que eles leiam e quando você precisar enviar uma oferta especial ou quiser promover um novo serviço, o caminho não será tão complexo.

O que as pessoas fazem ao receber seus e-mails?

Você não pode tomar decisões sobre a sua estratégia de E-mail Marketing se não der uma olhada no que seus prospects, leads e clientes fazem quando recebem seu e-mail.

E-mails frios são pouco eficazes para aumentar as vendas

E-mails frios são envios mais práticos e diretos, e geralmente são enviados para públicos que não conhecem a sua empresa. O problema é que este tipo de envio é muito fácil de descartar porque geralmente está associado a argumentos de vendas com spam.

No entanto, eles podem funcionar! Um total de 96,8% dos nossos entrevistados disseram que os consideraram pelo menos um pouco eficazes e mais de 40% os consideraram muito eficazes. 

DICA: conheça os pontos problemáticos do seu cliente. É importante saber realmente para quem você está enviando o e-mail. Você deve ter um público-alvo e certificar-se que sabe o máximo possível sobre eles. Você pode usar seus pontos problemáticos para construir um conteúdo que faça sentido!

CTAs de e-mail têm um CTR de cerca de 3-5%

O Call to Action ou as chamadas para ação são extremamente importantes no trabalho de email marketing. Todo profissional de marketing que se preze irá analisar a taxa de cliques, buscando melhorá-la. Para mais de 40% dos profissionais, os CTAs de e-mail obtêm uma taxa de cliques de 3 a 5%. E olha só, quase 15% dos participantes da pesquisa atingem 10% (o que é bem difícil, viu?).

DICA: se você deseja que seus assinantes ajam rapidamente, certifique-se de incentivá-los a fazê-lo. Seus envios precisam chamar para uma ação. Use palavras de ação como ‘comprar’, ‘reservar’ e ‘pedir’ em e-mails e adicionar termos como ‘agora’ ou ‘hoje’ para tornar tudo mais imediato.

Os CTAs de E-mail Marketing são usados ​​principalmente para gerar visitas ao site

Para entender o valor que os CTAs trazem, você precisa levar em conta o propósito deles. Embora aqueles destinados a informar ou permitir o compartilhamento social sejam bastante fáceis de implementar, seu valor pode ser questionável, mesmo que tenham altas taxas de cliques.

De acordo com a pesquisa, os CTAs ajudam a gerar visitas ao site e vendas para aproximadamente 45% e 25% de nossos colaboradores, respectivamente. Pouco mais de 20% também geram leads com seus CTAs.

DICA: os CTAs precisam gerar ação e precisam ser personalizados tanto para o usuário quanto para a ação necessária. Na maioria das vezes, aderir ao simples, fácil testado e comprovado “compre agora” ou “clique aqui para obter mais informações” resolverá o problema. Não tente inventar demais!

A linha de assunto é crucial em e-mails de carrinho abandonado

Um e-mail de carrinho abandonado deve fazer com que seus clientes voltem para comprar mais. Não importa o motivo do abandono do carrinho, você precisa acompanhá-los para incentivá-los a concluir a compra. 

Pode ser um desafio se destacar na caixa de entrada de e-mail lotada de seu cliente, então você precisa entender por que eles abandonaram o carrinho e como criar um e-mail perfeito que os atrairá de volta. Os entrevistados citaram a linha de assunto como o elemento mais importante de um e-mail de carrinho abandonado. É seguido de perto pela personalização, enquanto a copy do e-mail em si ocupa um firme terceiro lugar na ordem de importância.

DICA: as pessoas geralmente se distraem ou simplesmente se esquecem de concluir suas compras. É por isso que seu primeiro e-mail de carrinho abandonado deve apenas lembrar as pessoas sobre o carrinho. Caso eles encontrem um erro, você pode perguntar se algo deu errado e encaminhá-los para o atendimento ao cliente.

Se isso não os trouxer de volta, você pode tentar atraí-los de volta abordando outras principais causas de abandono de carrinho, que geralmente é algo relacionado a custos. Ofereça taxas de envio reduzidas ou reduzidas ou a opção testada e comprovada de incluir um cupom.

A falta de relevância de e-mail contribui para descadastros!

Conteúdo e relevância são extremamente importantes para todos os canais de marketing, incluindo e-mail. A melhor maneira de garantir que seus assinantes permaneçam assinantes é fornecer conteúdo relevante em seus e-mails.

Quase 40% dos entrevistados concordam com essa avaliação, citando a relevância do e-mail como o maior fator que contribui para o cancelamento da assinatura .

DICA: segmentar sua lista de e-mails pode aumentar significativamente as taxas de abertura e diminuir o número de cancelamentos de inscrição. Dá mais trabalho criar variantes de mensagem que atendam a diferentes segmentos de interesse, mas fortalecerá seu relacionamento com seus assinantes e os preparará para aguardar suas mensagens.

Personalizar a mensagem também é importante, pois é mais provável que as pessoas abram seus e-mails se falarem sobre seus interesses reais, dificuldades ou situações atuais.

A taxa média de rejeição de E-mail Marketing é de 3% ou menos

Você deseja que seus e-mails alcancem o maior número possível de pessoas e este trabalho será mais difícil se sua taxa de rejeição permanecer alta. Se você não prestar atenção à sua taxa de rejeição e não lidar com o problema a tempo, isso pode aumentar e prejudicar a reputação do seu domínio de e-mail.

Na pesquisa, as altas taxas de rejeição parecem bastante baixas, pois apenas cerca de um terço dos profissionais de marketing entrevistados veem uma taxa de rejeição superior a 3%. Cerca de 34% experimentam taxas de rejeição de e-mail de 2-3%, enquanto cerca de 31% têm taxas de rejeição inferiores a 1%.

DICA: se você deseja minimizar sua taxa de rejeição, envie e-mails de um provedor de serviços de qualidade e invista em uma ferramenta eficiente de verificação de disparos. Isso deve manter sua lista de endereços de e-mail atualizada e limpar os endereços falsos e com spam. 

Como analisar os resultados de E-mail Marketing?

Como saber se meu público está gostando dos emails que estou disparando? Analise! Se engana quem pensa que a estratégia de email marketing acaba depois que o disparo é realizado. A análise de resultados deve fazer parte do seu planejamento! É com ela que você irá olhar para os resultados do que foi pensado lá no começo para entender o que deu certo, o que pode melhorar e o que não funcionou.

Para acompanhar os resultado de uma campanha de email marketing, algumas métricas são importantes:

  • Taxa de Abertura: é a primeira informação que você deve olhar. Do total de envios feitos, quantos usuários abriram o email? Isso irá mostrar dados relevantes, como o interesse em relação ao assunto ou se a sua base realmente está engajada.
  • Taxa de Cliques: mas não basta só abrir o email, né? Você quer que o lead interaja com o seu CTA e, para isso, você deve avaliar a taxa de cliques. Será que o botão é atrativo ou se a oferta faz sentido?
  • Taxa de Conversão: para fechar, outra métrica relevante para a sua rotina de análise de email marketing é a taxa de conversão. Ou seja, do total de usuários que abriu e clicou no CTA, quantos realmente tomaram a ação que você esperava na página para que foram direcionados?

E aí, pronto para colocar a mão na massa e testar novas estratégias nos seus envios? Tenho certeza de que há muito trabalho para tirar do papel nos próximos dias. Boa sorte! Se você gostou deste conteúdo, eu tenho uma dica para você.

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